Como Otimizar Feeds e Social Bookmarks

Na semana passada, o Fábio Ricotta e o Bruno Galileu aqui do Agência Mestre falaram sobre Feeds e Social Bookmarks. O Galileu com breve explicações sobre o que são Feeds e Social Bookmarks e o Ricotta com uma tática que nós criamos para conseguir ainda mais visibilidade para o conteúdo de um site ou blog com dicas de SEO para o Google Reader.

Neste post pretendo passar um pouco mais sobre como utilizar essas ferramentas, por assim dizer, a favor de conseguir mais visitas para um site.

Social Bookmarks

Otimizar a eficiência e uso de social bookmarks, no quesito elaboração de título e descrição da notícia a ser enviada a sites de Social Bookmark, é muito semelhante à elaboração de título (tag title) e meta description para uma página.

Você pode ler meus posts mais antigos para aprender sobre SEO para Meta Description Tag e SEO para Title Tag e melhorar a otimização de sites e de notícias.

O sucesso de uma submissão em Social Bookmarks realmente fica por conta de uma descrição que chame mesmo a atenção do usuário e um título bem elaborado, que desperte a curiosidade das pessoas. A Rebeca do seomoz.org mostrou recentemente um post que uma boa descrição e um bom título é a diferença entre um post ganhar 9 ou 688 votos no Digg, o site de social bookmark mais cobiçado nos EUA (ler o post – em inglês).

Não chega a ser tão difícil criar títulos e meta descriptions, basta ver o que os posts de maior sucesso tentaram e reproduzir. Vale a pena passar uns 10 ou 15 minutos em cima disso.

Um último detalhe importante a respeito de Social Bookmarks como o Digg ou o Rec6, é que você deve ser ativo, participativo, nessas comunidades. Assim, suas notícias e seus votos ganham mais credibilidade e você não fica com “cara de spammer”.

Feeds

A otimização de texto para divulgação em Feeds acontece junto com a própria otimização do site. Em cada post deve-se:

  • Manter o foco sobre o assunto tratado;
  • Escrever um título conciso e informativo;
  • Utilizar links com endereços absolutos (http://www.mestreseo.com/blog/seo/o-que-e-seo) e não endereços relativos (seo/o-que-e-seo);
  • Toda outra forma de SEO aplicável.

Para Finalizar

Uma dica de usabilidade (confira outras 7 dicas de usabilidade) para melhor uso de feeds e social bookmarks: disponibilize o acesso ao seu feed e aos melhores sites de Social Bookmarks da maneira mais clara e mais fácil para seu visitante utilizar! Aqui no Agência Mestre, você encontra links diretos para sites de Social Bookmark logo após cada post!

Não deixe de divulgar por Social Bookmarks as informações e posts que você gostar. E, também, não deixe de assinar o feed do Agência Mestre, o melhor feed de SEO.

Abraços e até o próximo post!

Receba Dicas Para Ter Sucesso nas Redes Sociais

Cadastre seu e-mail para receber dicas incríveis para potencializar seus resultados!
Divulgue este artigo

14 Comentários para “Como Otimizar Feeds e Social Bookmarks”

  1. Marcos Elias

    Caiu na hora certa o artigo, migrei essa semana meu blog do Blogger para o WordPress (já sentindo uma queda natural nos acessos), e me esqueci dos links para os Social Bookmarks no final das postagens ^^

    Ah eu vi que vocês usam, seria bom comentar no site (caso não tenham comentado ainda) do “Google Sitemap Generator Plugin for WordPress” :)

    Responder
  2. Frank Marcel

    E aí Marcos Elias! A gente já falou de sitemaps algumas vezes, mas ainda não citamos esse plugin do wordpress não! Ops! Agora tá citado!
    Valeu pela visita e pelo comentário!

    Demétrio, essa pergunta você mesmo pode responder. Veja bem, você assinaria um jornal que nunca tráz novidades? Uma revista que sempre tráz as mesmas notícias? Otimização de sites é feita para buscadores E PARA PESSOAS. Tenha isso sempre em mente. O google não vai ficar clicando em ads, comprando produtos, assinando serviços. As pessoas é que vão. Você pode fazer um site perfeito para o googlebot, mas se as pessoas não gostarem, você vai falir. Pense nisso! =)

    Abraços!

    Responder
  3. João Netto - Criação de Sites

    Estava fazendo minha leitura diária e surgiu a seguinte pergunta:

    Uma boa parte das empresas hoje possuim sites que traz infomações sobre a empresa ou serviços mas não possuim postagem diarias ou por não ter oque postar ou por não ter quem faça isso, eu diria que 90% dos sites são assim, dai vem a pergunta como conseguir links para esses sites? Se alguma empresa nesse padrão contrata-se o serviço de SEO com vocês oque vocês fariam para essa empresa? Acho que essa é pergunta é bem direcionada para as empresas, porque a maioria das dicas se encaixam mais em blogs e sites quem tem uma atualização frente de conteudo que não é o caso das empresa.

    Aguardando uma reposta e dicas para essa questão.

    Obrigado.

    Responder
  4. Frank Marcel

    Olá João, como você sabe, a Agência Mestre é uma empresa especializada em SEO e, entre outros problemas, nós também temos que lidar com esse que você citou.

    A minha sugestão para essas empresas é: entrem em contato conosco. =)

    Responder
  5. João Netto - Criação de Sites

    Mas passa uma dicas para nós, tem como fazer um SEO para um empresa que se encaixa nesse perfil ou você indicaria que fosse feito algum trabalho para manter o site mais atualizado e interessante e assim conseguir ter um conteúdo diário para atrair publico e melhorar o SEO.

    Estou entrando em contato também por e-mail para tirar algumas dúvidas sobre o serviços que vocês prestam.

    Obrigado Frank.

    Responder
  6. Frank Marcel

    Olá João! As respostas são sim e sim. A solução é investir nas duas ações que você mencionou.

    Verificaremos o email e responderemos assim que for possível!

    Obrigado pelo contato! Abraços!

    Responder
  7. cassio

    Gostaria de saber mais sobre diretorios como o dhitt onde a noticia é enviada automaticamente pelo feed ja cadastrei em alguns mais o unico que isso acontece automaticamente é no dihitt

    Responder
  8. Marcelo Oliveira

    Realmente os feeds são uma poderosa ferramenta hoje em dia , da pra otimizar com redes sociais também juntamente ao Facebook e Twitter oque gera um bom retorno de usuários a cada nova atualização em seu site.Um abraço ao Agência Mestre to sempre aprendendo aqui quando posso.Obrigado.

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>