Comece a Usar o Pinterest em Sua Empresa Agora Mesmo! Saiba Por Quê.

Pinterest para Negócios

Com certeza você já ouviu falar no Pinterest! Ele teve sua popularidade principalmente por funcionar como uma “wishlist virtual”, onde as pessoas fazem painéis com as decorações, comidas, roupas e paisagens que mais gostaram. Mas ele não é só isso! O Pinterest é uma rede social que tem ganhado cada vez mais notoriedade, sendo a que cresceu mais rápido no ano passado.

Apesar de relativamente nova, hoje ela possui mais de 70 milhões de usuários no mundo, e estima-se que 80% das categorias do Pinterest sejam direcionadas ao comércio. Por exemplo, se você posta algo que sua empresa vende e alguém dá um “pin” (um estilo de curtir), automaticamente essa foto irá ganhar repercussão conforme for compartilhada.

Com isso, mais do que uma rede com fotos e lista de desejos, ele funciona como uma vitrine para a sua empresa. Em nosso post, onde falamos sobre os 10 Tipos de Conteúdo Obrigatórios para o Seu Projeto de Marketing Digital, explicamos que as imagens também são uma forma de conteúdo, uma vez que elas têm a capacidade de passar uma informação ou ideia. E isso funciona muito bem no Pinterest.

Na rede social, uma imagem pode despertar o desejo de compra de um usuário, dar ideias novas, ensinar uma habilidade, entre outras dezenas de exemplos positivos. Com isso, você pode (e deve) usar esse tipo de conteúdo em seu negócio. Se você ainda tem dúvidas da importância dessa ferramenta, confira alguns dados que podem te interessar.

Pinterest x Facebook x Twitter

Apesar da interação do Pinterest não ser tão rápida e direta quanto a do Facebook ou Twitter, ele tem uma vantagem bem atraente para as empresas: posts com maior tempo de vida útil.

De acordo com um estudo feito pela Wisemetrics, a vida útil de um tweet é de aproximadamente 24 minutos. A de um post do Facebook, algo em torno de 90 minutos. Já a de um pin é entre 4 a 5 meses! Ou seja, o seu conteúdo se torna relevante por muito mais tempo após você publicá-lo. Em números, ele é 1.680 vezes mais eficiente nesse quesito do que o Facebook.

Outro ponto positivo é a permanência de seus usuários na rede. Quem trabalha com conteúdo e marketing sabe como é difícil atrair atenção de um público e, além disso, as pessoas acabam se cansando de algumas redes sociais e buscam por outras conforme novas são lançadas.

Acontece que essa afirmação não é muito válida para o Pinterest, viu? A RJ Metrics mostrou que 84% do público feminino que acessava a rede a 4 anos atrás continua ativa até hoje. E esse número se torna ainda mais significativo a partir do momento que você descobre que 80% dos usuários do Pinterest são mulheres.

pins -por -gênero

Ou seja, a maioria massiva dos usuários continua interagindo e participando ativamente da rede por quatro anos seguidos. Outro dado interessante é que o tempo médio de interação por usuário a cada vez que ele loga em sua conta é de 14,2 minutos.

O Público Feminino e o Pinterest

Agora que você já sabe que as mulheres dominam o Pinterest, fica a dúvida: mas o que elas mais buscam? Ainda de acordo com a RJ Metrics, o que mais atrai a atenção desse público é comida, bebida, DIY, decoração para a casa, itens de beleza, feriados e eventos, roupas e muito mais. Para ter uma noção dessas buscas, confira o gráfico abaixo.

rjmetrics-dados-sobre-pinterest

Aproveitando esses dados, empresas como a Etsy, Urban Outfitters, Sephora entre outras gigantes apostam na rede para atrair a atenção de seu público simplesmente divulgando seus produtos de uma maneira atraente.

O Pinterest e o Ecommerce

Para quem trabalha nesse segmento, é praticamente obrigatório o uso do Pinterest! Como falamos lá em cima, a rede ajuda a despertar o interesse de compra do consumidor com fotos atrativas. Quem está lá, já busca por produtos práticos, com design diferente ou que simplesmente sejam bonitos.

Aproveite essa oportunidade para divulgar a sua marca, os seus produtos e despertar o interesse do seu consumidor. Por exemplo, se você vende artigos de decoração, tire fotos boas de sua mercadoria, crie um blog com dicas para o seu público e coloque tudo isso no Pinterest. Está comprovado que por meses o seu conteúdo terá relevância e poderá ser compartilhado por milhares de pessoas dentro e fora do país. Você vai ganhar visibilidade e, consequentemente, novos clientes.

Pinterest-decoração

Restaurantes e Bares Também Têm a Ganhar!

Já ouviu a expressão “comer com os olhos”? Ver fotografias de comidas com aparência boa abre o apetite e faz com que as pessoas comecem a imaginar o seu sabor e tenham vontade de experimentar o que estão vendo. Principalmente nas cidades grandes, o número de restaurantes é gigantesco, e dificilmente uma pessoa conseguirá conhecer todos.

Com isso, é interessante que você se destaque usando e abusando da boa aparência de seus produtos. Então, que tal divulgar o cardápio do seu restaurante no Pinterest? Tire fotos boas de seus pratos, coloque o logo da empresa e pronto, basta divulgar na rede. Vale lembrar que os pins sobre comidas e bebidas são os mais buscados pelos usuários!

pinterest-restaurante

As Agências de Marketing Ficam de Fora?

Claro que não! Se você não trabalha vendendo produtos físicos e acha que o Pinterest não tem nada a ver com sua empresa, meu amigo, você está enganado! Sua corporação trabalha com a produção de infográficos? Então, que tal colocá-los na rede? As pessoas buscam sempre por dados, então essa é uma maneira eficaz tanto de passar informação quanto de divulgar o trabalho de sua empresa.

O mesmo vale para os sites que você produziu. Com o conteúdo visual certo, seu negócio vai ganhar visibilidade e você ainda terá uma boa resposta do que as pessoas pensam sobre o seu design e dos serviços que você ofereceu aos seus clientes.

infografico-pinterest

Viu? Existem centenas de motivos para amar o Pinterest e começar a usa-lo hoje mesmo em sua empresa! E se você quer saber um pouco mais sobre a rede, confira o nosso post com 9 Estratégias para Geração de Negócios no Pinterest. Até a próxima!

Receba Dicas Para Ter Sucesso nas Redes Sociais

Cadastre seu e-mail para receber dicas incríveis para potencializar seus resultados!
Divulgue este artigo

2 Comentários para “Comece a Usar o Pinterest em Sua Empresa Agora Mesmo! Saiba Por Quê.”

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>