Checklist para o Trabalho no Facebook

Planeje seu trabalho com um checklist

Olá, amigos da Agência Mestre!

Fazia um tempinho que não surgia por aqui com a nossa coluna de Facebook. Mas estou de volta para trazer um artigo que pode ajudar todo mundo na hora de pensar sua estratégia nas redes sociais, especialmente na de mr. Mark Zuckerberg.

Assim como muitos de vocês, passo uma parte do meu tempo de trabalho varrendo a rede, lendo artigos e recebendo notícias sobre o Facebook. Com isso, costumo tirar lições e idéias para montar os textos aqui da coluna e, algumas vezes, tomo como referência alguns posts lidos por aí.

Na última semana, topei com um texto interessante do conhecido blog All Facebook. O artigo trazia uma lista completa de ações a serem feitas e discutidas quando se pensa em usar o Facebook como mais uma ferramenta de marketing para seu negócio.

Ciente da importância deste tema, decidi abordar alguns pontos aqui com vocês. Acredito que algumas coisas realmente encaixam no nosso contexto.

Planejando

O checklist não começa exatamente com a página aberta do Facebook na área de criar páginas. Como todo projeto e trabalho, é preciso planejar com antecedência, discutir alguns pontos que podem direcionar se vale a pena (ou não) investir tempo, pessoal e dinheiro na rede social.

Pense em questões como:

  • Consigo gerar mais valor à minha marca entrando no Facebook?
  • Tenho recursos e tempo disponíveis para investir?
  • Já existem páginas relacionadas ao meu negócio? Algum fake ou fã?
  • Como estão meus concorrentes? Estão lá? Qual o desempenho deles?

Partindo deste ponto, você terá uma resposta firme se está mesmo apto a criar uma fan page e iniciar o trabalho de socialização com futuros fãs de sua marca.

Se a resposta for positiva, siga adiante pensando nas estratégias e planejando a prática:

  • Qual o meu objetivo ao colocar uma fan page no ar?
  • Qual será minha meta? Mais fãs? Vender algo? Apenas me expor mais?
  • Preciso definir minha estrutura: quantos irão trabalhar no Facebook? Qual será o gasto?
  • Qual será o processo de trabalho? Passará por quantas pessoas?
  • Que tipo de conteúdo vou levar ao usuário? Quais as postagens?
  • Só uma página é necessário ou preciso criar várias, segmentadas?

Perguntas como essas, quando respondidas, clareiam bem o objetivo de cada marca na hora de colocar a ideia realmente em prática. Pense na importância de se definir o planejamento e a estratégia até como fator de “economia”. Assim, você entrará na rede social já com o que pretende divulgar, como pretende e de que maneira as coisas irão funcionar, poupando tempo e trabalho extra.

Mãos à Obra!

Na hora de realmente criar a página e seus elementos, algumas questões também precisam ser levantadas e seguidas para um melhor desempenho. Lembre que é a imagem de sua empresa que estará em jogo diante dos usuários da rede social e, claro, seus possíveis (e futuros) fãs.

  • Qual será o nome da Página? Apenas o nome da empresa ou alguma kw relacionada?
  • Como será minha imagem de capa? Apenas o logo? Contemplará outras coisas?
  • Que informações vou disponibilizar no menu de informações? Terá mapa e telefone?
  • Pense na URL customizada? Qual será? E se já existir?
  • Aba personalizada de “bem vindo”: terá? Será com fan-gate (conteúdo bloqueado para não-fãs)?
  • Que aplicativos vou inserir para aumentar a interação? Eles são necessários?
  • Vou desenvolver algum app próprio?
  • Haverá integração com meu Twitter ou meu canal do Youtube, por exemplo?
  • Quais as regras para interação com os usuários? Eles vão postar no meu Mural? Farei um controle do conteúdo?
  • Como vou divulgar esta página? Terão ações promocionais e em outros canais?

Reúna sua equipe e planeje o Facebook Marketing

Respondidas estas e outras eventuais questões que possam aparecer, é hora de partir para a ação e mirar a resposta dos usuários. O monitoramento do desempenho também é de extrema importância, até para comprovar se as respostas das perguntas acima realmente se justificaram na prática.

  • Quem vai administrar o desempenho da página? Poderá desviar o tipo de conteúdo planejado anteriormente?
  • Críticas e momentos negativos: como agir? Quais respostas dar?
  • Apenas divulgarei conteúdo ou poderei responder aos usuários?
  • Como vou monitorar o desempenho? Olharei apenas a base de fãs? E o engajamento?
  • É preciso um relatório ou apresentação do desempenho?
  • Existe um Plano B para atrair fãs caso as estratégias traçadas não funcionem?

Parece bastante coisa, mas trata-se de um bom guia para começar a trabalhar no Facebook. Questões-base são fundamentais para auxiliar no processo, principalmente para aqueles que não têm uma intimidade com a rede social e não imaginam como pensar na fan page e nas suas estratégias para o sucesso.

Antes de fechar a coluna desta semana, não se esqueça de olhar um pouco fora do mundo das fan pages. Algumas questões podem ser levadas em conta:

  • O que posso fazer para aumentar minha base de fãs e a exposição da minha fan page?
  • Facebook Ads: pode ser uma boa?
  • E quanto às Sponsored Stories?
  • Já inseri botões Curtir na minha homepage ou blog?
  • Que outros Social Plugins posso trabalhar?

Não Pare!

Ao se deparar com um checklist como esse, muitos acabam tendo uma reação bastante comum: fixam nas perguntas expostas, limitando o pensamento apenas a elas. A intenção deste artigo, no entanto, é apenas para ser um norte aos mais perdidos no Facebook Marketing.

Portanto, esteja sempre em questionamento quanto às ações e estratégias para o trabalho na rede social. Pense sempre como o usuário, acompanhe exemplos de sucesso e, claro, dê uma espiada na concorrência para tentar puxar idéias semelhantes que possam aumentar a visibilidade de sua marca no Facebook.

Não existe um checklist definitivo. Cada grupo de usuário reage de uma maneira e, por isso, é natural mudar o rumo das coisas, criar e responder novas perguntas.

Um abraço!

Receba Dicas Para Ter Sucesso nas Redes Sociais

Cadastre seu e-mail para receber dicas incríveis para potencializar seus resultados!
Divulgue este artigo

4 Comentários para “Checklist para o Trabalho no Facebook”

  1. Bruno Simomura

    Olá Ique,

    Acredito que esse artigo me fez acender um pensamento sobre o Facebook Ads, acho que realmente vale a pena pela ótima segmentação, que poderá beneficiar muito uma campanha na internet.

    Um abraço!

    Responder
  2. Elyano Veras

    Simplesmente fantástico o post. Parabéns Ique Muniz, todas as perguntas estão bem relacionadas para possamos desenvolver um planejamento de Mídias Sociais voltado para facebook de maneira adequada. Falando em fã, eu sou um FãZAço da Agência Mestre. Continuem assim, conteúdo relevante e de grande valor. Abs!

    Responder
  3. Fábio Augusto

    *** Amigo, há algum tempo atrás resolvi “mesclar/aglutinar” meu perfil pessoal e duas páginas que possuía – detinha os direitos sobre os nomes (fabioaugustooficial e fabioaugustoonline) em uma única FAN PAGE.

    *** Quando consegui que isso ocorresse, o nome de usuário que automaticamente apareceu na página “aglutinada” foi o “fabioaugustoonline”.

    *** No entanto, o nome que eu precisaria que permanecesse não era esse, mas sim o “FabioAugustoOficial”

    *** Quando tento mudar o meu nome de usuário de “fabioaugustoonline” para “fabioaugustooficial” aparece uma mensagem de Nome de Usuário Indisponível – claro, pois este nome (fabioaugustooficial) já está registrado para mim (apesar de não estar em uso) – eu já detenho os direitos sobre o FabioAugustoOficial.

    *** Quero e preciso muito que o meu nome de usuário seja FabioAugustoOficial e não o atual (fabioaugustoonline), pois trata-se de uma fan page de um cantor.

    *** Aguardo uma orientação. Obrigado.

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>