Anunciada a Parceria Facebook-Microsoft

União entre Microsoft e Facebook

“Uma nova era para o search”. Assim Qi Liu, presidente da divisão de serviços online da Microsoft, revelou detalhes da parceria com o Facebook, ontem, em um evento para a imprensa especializada, no QG da empresa, transmitido para o mundo todo via streaming.

A união atinge diretamente a maneira de exibir resultados, introduzindo alguns conceitos que podem mudar estratégias num futuro próximo.

A grande base de dados do Facebook servirá de apoio para fazer valer o slogan “Search more Social”. Utilizando o Bing, o usuário terá interesses e amigos influenciando diretamente nos resultados de uma busca, adaptando aquilo que ele deseja encontrar.

Foram dois os conceitos anunciados: “Liked Results” e “Profile Search”. O primeiro está diretamente ligado a qualquer conteúdo buscado, apresentando resultados com base nos seus amigos dentro do Facebook. Já o segundo atinge diretamente os perfis na rede social.

Confiança nos seus Amigos

Basicamente, o novo conceito “Liked Results” traz para as páginas de busca o efeito do botão Curtir. Como já conhecemos do Facebook, o Like button é um grande medidor de aprovação  e recomendação de conteúdo. E isso será visível nos resultados do Bing através desta nova medida da parceria.

Além das outras formas de resultado já sabidas como links patrocinados, notícias e imagens, o Bing introduzirá o “Liked by your friends” para exibir exclusivamente resultados de páginas que foram aprovadas pelos seus amigos do Facebook.

Imagine como no exemplo dado: você pretende assistir o filme Iron Man e, para saber um pouco mais sobre ele, vai até o Bing para uma busca rápida de informações, como sinopse e outros detalhes.

Com o novo sistema envolvendo o Facebook, resultados como este podem ser vistos:

Os resultados do Facebook no Bing

A aposta da parceria é justamente neste conceito de confiabilidade. Muitas vezes um produto é comprado ou um serviço é contratado quando temos referências positivas de nossos amigos, que já passaram pela mesma experiência e não enfrentaram problemas.

Vendo um resultado de busca sinalizado como positivo pelos seus amigos do Facebook é como um selo de garantia que aquele conteúdo retornado pelo search engine realmente lhe será útil.

Encontre Amigos, Amplie sua Rede Social

Achar antigos parceiros de trabalho ou colegas de escola pode ser uma tarefa complicada, ainda que a Internet tenha facilitado bastante a vida dos usuários. Muita gente ainda aposta nos buscadores para achar um amigo de longa data.

A inovação também chamada de “People Search” foi desenvolvida com base nas estatísticas. Segundo a Microsoft, atualmente 4% das buscas são por perfis – quase um bilhão de pesquisas de usuários procurando por outros usuários. O nível de satisfação com os resultados é baixo, apenas 20%.  Daí a motivação para mudar.

O Bing utilizará, mais uma vez, sua rede do Facebook para ajudar neste processo. O conceito é simples: encontrar e apresentar usuários na rede social que fazem parte, indiretamente, de seu ciclo de amigos por lá. Ou seja, os “amigos mútuos”.

Na prática, imagine que você procura por um amigo de nome Matthew Kim. Além dos resultados naturais, o Bing jogará na tela perfis do Facebook que são amigos de amigos seus. Hipoteticamente, pode ser que o Matthew esteja na rede de outro colega e você terá a chance de adicioná-lo ou enviar uma mensagem diretamente da página de resultados.

Resultado de perfis do Facebook no Bing

A relevância do que será exibido são, justamente, os perfis em comum que estes usuários “desconhecidos” têm com o seu perfil.

Como tudo isso é Possível?

Em um de seus pronunciamentos, o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, tratou de deixar claro que não há passagem de dados de uma empresa para outra nessa parceria. Todo acesso ao conteúdo dos perfis será feito simplesmente através de um aplicativo do Bing, instalado após devida autorização do usuário na rede social.

Ao liberar este acesso, a integração entre os dois sites acontece. Primeiro, o usuário precisa logar no Facebook e, no mesmo browser, acessar o Bing em seguida. O novo formato de busca estará acessível se um popup estiver sendo exibido no canto superior direito da tela.

Integração Facebook-Bing via app

No mesmo local é possível desabilitar as inovações com apenas um clique. É importante ressaltar que as mudanças, por enquanto, fazem efeito apenas nos Estados Unidos.

Para que o “Profile Search” funcione, é preciso que os usuários dentro do Facebook tenham habilitado em suas configurações o modo “public search”, que permite que cada perfil seja encontrado pelo search engine e, conseqüentemente, exibido em caso de uma busca.

O que Podemos Esperar?

Ainda não se trata da nova era para o mundo do search, mas certamente o primeiro passo foi dado. A união Bing-Facebook já apresentou pontos interessantes e a motivação de ambos está lá em cima.

Para se ter uma idéia, uma das aspirações da parceria é colocar o Like Button em todos os resultados de uma busca, independente da ligação entre seu perfil e amigos dentro da rede social. A quantidade de pessoas que Curtiram cada resultado pode influenciar e servir como possível fator de rankeamento.

Não se pode negar também que a parceria e as inovações criadas pela equipe podem, de uma forma direta, atacar a hegemonia do Google no mercado de search, colocando fogo nessa disputa.

E você, o que acha da parceria e das mudanças? Acredita em novos rumos para os rankings? E como será o SEO caso tudo seja implementado? Participe no fórum da Agência Mestre!

Receba Dicas Para Ter Sucesso nas Redes Sociais

Cadastre seu e-mail para receber dicas incríveis para potencializar seus resultados!
Divulgue este artigo

3 Comentários para “Anunciada a Parceria Facebook-Microsoft”

  1. Domicio Neto

    Olá Ique Muniz,

    Parabéns pelo seu post sobre a parceria do Facebook com o sistema de search da microsoft, o Bing.

    Como você disse no final do post, ainda não se sabe o quanto poderemos esperar dessa nova interação, mas com certeza você saber que seus amigos curtiram tal empresa que irá ser mostrada na SERP do Bing traz muita relevância para a página em questão.

    Vamos acompanhando.

    Abraços,
    Domicio Neto

    Responder
  2. murillo

    Isso só confirma que o relacionamento será mesmo a chave do comércio eletrônico num futuro muito próximo. Ferramentas como Avaliação do produto, será decisório entre comprar e não comprar.

    Responder
  3. Marcelo

    Ique, testei no Bing.com e não achei nada a respeito de social…O que fiz de errado?

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>