Alternativas para a Welcome Tab com a Timeline

Alternativas para usar a sua aba de welcome

Olá, amigos!

Já é fato para todo mundo a mudança das páginas do Facebook, se tornando agora timelines assim como os Perfis. Só que nem toda mudança traz só coisa boa (aliás, muitos têm reclamado da alteração).

Um dos pontos mais sentidos pelo pessoal que atua no Facebook foi a exclusão da welcome tab, ou seja, não dá mais para colocar uma página ou aplicação como sendo a primeira a ser vista por um usuário ao chegar em sua página de empresa.

Pensando nessa ausência, decidi trazer para vocês algumas possibilidades que servem como alternativa:

E agora, José?

A primeira saída é a mais simples. Comentei por cima sobre ela no artigo destacando a nova timeline. Você tem, no topo de sua página, um grade espaço visual para explorar. A Imagem de Capa é agora a porta de entrada para o usuário e um conteúdo atrativo ali pode chamar mais atenção.

Há muitas empresas investindo nessa imagem. Outras, exagerando. Postamos na fan page da Agência Mestre uma imagem que dá um aviso importante: juntamente com a timeline, vieram as novas guidelines para uso e as imagens de capa também têm suas regras específicas. Fique atento, pois está proibido:

  • Incluir preço ou informação de compra, como “40% off” ou “Faça o download em nosso site”
  • Colar informações de contato como endereço, email, mailing, ou qualquer outra informação que deve ser inserida na página de “Sobre”
  • Inserir referências às funcionalidades do Facebook como “Curtir” ou “Compartilhar”, ou uma seta apontando da Imagem para essas funcionalidades
  • Destacar chamadas de Ação (CTA), como “Adquira Agora!” ou “Conte para os Amigos”

Além disso, não é preciso reforçar que as imagens não podem ser falsas, enganosas ou coisas do tipo.

Inspire-se em algumas empresas que já fizeram boas capas. Apele para um de seus produtos e não se esqueça de usar imagens de alta resolução e qualidade, para que elas fiquem com melhor visibilidade ao serem encolhidas para caber nas dimensões da capa (851px X 315px).

Mas e a Aba Personalizada?

Você deve estar se perguntando: o que eu faço agora com aquela aba que criei, caprichada?

Calma, não se desespere. Existem algumas saídas para trabalhar com ela. Primeiramente, use o novo recurso do Facebook de alterar a imagem de um aplicativo. Algo que era inconveniente para a maioria antes, agora é fácil de ser mexido.

Altere sua imagem da aba personalizada

Troque, também, a ordem dos programas na pequena lista de três aplicativos que são mostrados em destaque na timeline para páginas. Com isso, você poderá chamar um pouquinho da atenção do usuário. Fiz uma brincadeira na Agência Mestre, apontando para a aba de Welcome que tínhamos antigamente:

Tente chamar a atenção

Não é garantido que você vai atrair mais cliques neste ícone por conta da alteração, sendo mais criativo e criando uma imagem ou texto com call to action. Mesmo assim, qualquer tática deve ser considerada na hora de tentar atrair o usuário para clicar naquela aba que você criou.

Pin e Estrela

As novas features de destaque de uma postagem dentro da página podem ajudar. Tanto o botão de estrela, como a opção de pin (fixar no topo) são saídas boas, se você souber explorar o conteúdo.

Traduzindo:

1) Faça uma postagem simples de linkagem da sua aba personalizada. Com a imagem criativa alterada, trabalhe no título e no texto do link. Como a maioria de vocês deve saber, é possível editar o link que será postado e é aí que sua criatividade entra para bolar um conteúdo legal para chamar o usuário para sua aba.

2) Depois use o botão de destaque para ampliar a publicação ou fixe no topo (assim ela sempre estará no alto da página, logo abaixo da imagem de capa, dos ícones de aplicativos, etc).

Destaque um post com o link da aba

Se quiser, faça uma foto apresentando sua empresa imitando, ou não, a sua aba personalizada. Depois destaque a foto e fixe para aumentar o tamanho. Não se esqueça de colocar, na legenda da imagem, o endereço de seu site ou de sua aba.

Os Ads Salvam!

Além de alterar o visual das páginas, inserindo a Timeline, o Facebook também promoveu mudanças na sua área de Ads. Novos formatos e funcionalidades foram inseridos (sim, estou devendo o artigo ainda) e, o que pode ajudar a divulgar uma aba personalizada é a possibilidade de direcionar um anúncio para ela.

Sendo assim, pense em anúncios direcionados para a aba de welcome. Divulgue sua página de empresa apontando para esta aba. Se você pretende angariar novos fãs, trabalhe no Ad para que ele seja atraente.

Ao clicar, o usuário será jogado para a aba e, aí sim, será recebido com um “welcome” no mesmo procedimento da fanpage clássica.

De Fora pra Dentro

Uma sacada bastante interessante é apelar para os ícones de redes sociais de seu site ou blog. Algumas empresas já estão adotando a estratégia de, naquela caixinha com o logo do Facebook, colocar o link diretamente para a aba de welcome.

Assim, quando um usuário vier de fora para o Facebook, cairá numa aba personalizada, como uma mensagem de curtir ou alguma frase que o receba bem na rede social. Um exemplo que vi por aí foi da loja gringa CK Products:

CK Product usa um novo fan gate

Não se esqueça de reformular sua aba para o tamanho maior, já que agora as landing pages têm 810px de largura máxima. Se for apontar para o botão Curtir, repare que o mesmo agora encontra-se na ponta direita superior da tela.

Estas foram algumas opções bases que quis dividir com vocês aqui na nossa coluna de Facebook. São idéias que podem ser exploradas mais a fundo por cada um de vocês, que têm contato próximo com as páginas e precisam sempre trazer mais tráfego e angariar novos fãs.

Quaisquer outras idéias ou sugestões, compartilhem aí nos comentários.

Um abraço!

Divulgue este artigo

4 Comentários para “Alternativas para a Welcome Tab com a Timeline”

  1. Flavia

    Ique, super obrigada pelas dicas!
    Estava precisando de algo esclarecedor assim!

    Bjs

    Responder
  2. Stenio Ribeiro

    Ótimas dicas!
    Muito interessante todas elas, mas em especial a ultima.
    Abraço Ique!

    Responder
  3. Mariana

    Ique, uma dúvida, pelo que entendi é possível mexer na ordem que os aplicativos aparecem em destaque, porém como eu faço isso?

    Responder
  4. Moisés B. Böll

    Tenho recomendado para meus clientes que usam as páginas do Facebook para promoverem seus produtos o uso de imagens de boa qualidade com 844px de comprimento para postar na timeline e destacar. O ideal é sempre ter algo diferente para mostrar na timeline, caso contrário seu cliente não terá interesse em voltar para ver o que há de novo.

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>