Dicas para o Desafio SEO 2010

Desafio de SEO 2010

Olá leitores da Agência Mestre,

Quem vos fala desta vez é GugaAlves, responsável pelo Tudo Para WordPress e vencedor do Desafio SEO 2009, e estou aqui para compartilhar com vocês algumas dicas sobre o Desafio e alguma das coisas que pude aprender com ele no ano passado.

Considero este desafio como uma ótima iniciativa em nosso mercado, pois através dele você que gosta, estuda ou trabalha com SEO tem uma ótima chance de se colocar em prova e ver até onde consegue chegar em uma disputa diária sobre o tema, além de testar diversas técnicas e tirar suas próprias conclusões sobre muitos daqueles temas que você leu mas ainda não teve coragem ou tempo de testar em seus sites profissionais.

Acho essencial lembrar algumas coisas para todos que irão participar, por isso trago alguns tópicos com dicas rápidas para vocês. Vamos a elas!

Dicas para o Desafio

– Aproveite para testar tudo aquilo que você sabe de SEO, o que você leu por ai, o que você tem dúvida se funciona. O grande barato desse desafio, além dos prêmios, é consolidar o seu conhecimento e tirar conclusões concretas sobre o que funciona bem, o que dá pouco resultado, e o que não precisa ser tão priorizado num trabalho de SEO.

– Quais as melhores técnicas a serem aplicadas, quais você não pode esquecer? Tivemos muitos eventos de SEO, muitas palestras deram ótimas dicas que você pode aplicar não só no trabalho de SEO do dia a dia como também no seu site do desafio ? Não lembra, não anotou? Tem muitos slides compartilhados por ai e ótimos posts sobre o assunto aqui na Agência Mestre, fica a dica.

– Usar táticas Black Hat ajuda ? Ajuda a você aprender o que funciona e o que não funciona.. lembre-se que este não é o 1° desafio de SEO que a Agência Mestre organiza. Desta vez, nossos queridos @PedroDias e @ArielL, da equipe de webspam do Google, sabem muito bem do que se trata e podem não gostar nada de ver você se achando  o espertalhão e infestando Wikipedias que devem ter um foco mais sério com links para sites que em nada acrescentarão para os visitantes daquela página. Aliás, já criaram o termo na Wikipedia e ele rapidamente foi removido!

Como bem disse o Cassiano uma vez, conhecer as técnicas Black Hat pode lhe ser útil para através da sua criatividade conseguir bolar técnicas seguras que não sejam ilícitas.

– Consiga links de qualidade para seu site do Desafio, mas tenha limites. Não faça spam de seu site por ai pois o efeito pode ser o contrário do esperado, lembre-se que muitos dos seus seguidores no twitter, facebook e afins, podem não ser da área e achar bem chato você passar um mês só falando disso.

Como conseguir bons links?

Já pensou em utilizar seu conhecimento para ajudar as pessoas e com isso conseguir bons links ? Muitos me “acusaram” de comprar muitos links no desafio anterior. Realmente, alguns dos sites que consegui links os vendiam, mas quem disse que gastei dinheiro para isso ? Conquistar um link as vezes pode parecer mais fácil do que você imagina.. use sua criatividade ! Como diz no Tropa de Elite, “quem quer rir faz rir” mas se você for um bom piadista você não precisará comprar piadas prontas para conquistar seu objeto desejado.

– Aproveite o desafio para construir relacionamentos sólidos com profissionais da área, blogueiros, etc, pois o desafio acaba mas os bons relacionamentos continuarão lhe sendo bem úteis e podem render ótimos frutos.

– Você foi o campeão do Desafio ? Parabéns, você com certeza está apto a trabalhar com SEO ! Só não deixe o sucesso subir a cabeça, nessa área aprimoramento constante e dedicação são mais do que necessários ! Sem humildade e perseverança você deixará a curva ascendente que atualmente está estagnar, ou até decair!

Desejo boa sorte a todos os participantes deste ano e espero que vocês possam aprender muito com esse Desafio, da mesma forma que pude fazer no desafio anterior. Como falávamos no meu antigo trabalho: “Vai lá, bate o ponto e arrebenta !”.

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

8 Comentários para “Dicas para o Desafio SEO 2010”

  1. Vinicius Teixeira

    É muito bom poder testar as estratégias e idéias em tempo real e ainda equiparando os resultados aos de profissionais da área que também estão no jogo. Este laboratório ao vivo é de extrema valia para todos nós.

    Parabéns pelo desafio mestreSEO!

    Abraços

    Responder
  2. Ayana Meyer

    Parabéns pelo desafio do ano passado!

    O deste ano já está fervendo… será que pela curta duração do desafio o black hat ganha um lugar forte??

    hmmm hmmm

    Responder
  3. Vagnermix

    Olá,

    Dicas muito boa Guga, a hora de testar, comprovar, realizar ou se arrepender de ter feito algo voltado para SEO é agora. Ontem mesmo pude notar que o Google comparado aos concorrentes ( Bing e Yahoo ) está indexando muito mais rápido. Cada novo post que faço no Site do Desafio está indexando mais rápido com algumas dicas sendo aplicadas rss.

    Abraço Guga.

    Parabéns pelo post.

    Responder
  4. Sergio

    Olá Guga, gostei muito do post. Porém, acho que poderia ter sido um pouco mais detalhado, com as dificuldades encontradas até chegar ao topo. Ou seja, com um pouco mais de emocao.

    Mas parabéns pelo seu primeiro post na mestreseo.

    Abracos!!

    Responder
  5. Guga Alves

    Sergio,

    dificuldades para chegar o topo quase sempre terás, mas como cada caso é um caso e cada caso nos dá um aprendizado diferente, melhor deixar cada um usar sua criatividade para superá-las e chegar ao topo, pra isso não há receita de bolo e cada um reagirá de uma forma.

    No caso desse desafio, melhor do que saber de véspera as dificuldades encontradas é se surpreender com elas e criativamente as superar :)

    Abraços :)

    Responder
    • Sergio

      Guga, concordo com voce. As dificuldades sao sempre inevitáveis em qualquer trabalho e em qualquer área.

      Eu me referi a mais detalhes sobre sua experiencia, nao sobre o que fazer para o desafio.

      Valeu!

      Responder
  6. Carlos Eduardo

    Gostei do artigo, porém também acho que faltou mais detalhes. As dicas ficaram basicamente em como conseguir bom links, que é importante mas não a única coisa que se deve fazer.

    Forte abraço!

    Responder
    • Guga Alves

      Sim Carlos, conseguir links não é a única coisa para fazer, SEO é muito mais do que isso.
      Este post foi escrito para falar especificamente sobre como agir perante um desafio como este, e não para dar dicas diretas de como conseguir links ou passos a seguir, pois cada um deve procurar o seu melhor caminho e aproveitar este desafio para estudar e testar tudo que já foi postado em sites sobre o assunto, como aqui na Agência Mestre e seus ótimos posts sobre o assunto.
      Se eu desse dicas desse tipo aqui, não estaria estimulando o aprendizado, mas sim dando algum direcionamento para os participantes, o que não é meu desejo.

      Abraços :)

      Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>