Desafio MestreSEO 2010

Chuva - Agência Mestre

Olá leitores da Agência Mestre,

Mais um fim de ano vem chegando e como vocês sabem pelo nosso histórico do ano de 2008 e 2009, temos como tradição liberar uma promoção, onde tentamos levar a comunidade alguma motivação para uma certa competição. No último ano, criei o famoso “nanuni kokoritu”, uma palavra, até então inexistente, que tinha como função ser um novo nicho para que os participantes do desafio criassem conteúdo e trabalhassem em cima daquele termo.

Pois bem, entendemos que o modelo funcionou muito bem, resultando em uma série de pedidos para que este desafio fosse realizado nos mesmos moldes do ano passado. E assim será.

O termo escolhido para esta promoção é:

nuvenus chovendus

O Significado

Para o assunto deste ano pensamos em algo mais criativo, que está nas rodas de discussão de tecnologia dos últimos tempo: o iPad. Com o iPad no Brasil, teremos diversas aplicações e entre elas o “nuvenus chovendus”, um aplicativo capaz de prever, através das nuvens, seus movimentos e suas cores, se irá chover onde você está. O funcionamento é básico, basta apontar o iPad para as nuvens e, usando realidade aumentada, o aplicativo diz a velocidade das nuvens e também a probabilidade de chover nas próximas horas.

O Regulamento

As seguintes regras regem o desafio:

  1. O vencedor será escolhido no dia 14 de Janeiro através de consulta no Google sem usuário logado;
  2. O vencedor é dado por quem estiver no primeiro lugar dos resultados orgânicos, não valendo links patrocinados ou resultados universais;
  3. A consulta será realizada em um computador, navegador, horário e com um IP não estipulados;
  4. Será feito um screenshot da tela da SERP do Google no dia da consulta para exibir aos participantes;
  5. É permitido qualquer técnica de SEO, seja ela white hat, black hat, gray hat ou qualquer definição que o profissional goste;
  6. Após o anúncio da página vencedora, o autor deverá entrar em contato através do contato@mestreseo.com.br e mostrar que aquela página realmente é dele, alterando algum elemento da página conforme combinado entre eu (Fábio Ricotta) e o autor. Caso ele não possa comprovar a autoria, será desqualificado e aguardaremos até que o verdadeiro autor entre em contato;
  7. Um artigo da Wikipedia não é considerado válido pois se utiliza de uma plataforma colaborativa, onde não é possível determinar o dono
  8. Caso o autor da página vencedora não entre em contato em até 3 dias após a divulgação do resultado o resultado seguinte será eleito como vencedor. Esta regra se aplica em caso consequentes;
  9. Profissionais da Agência Mestre não estarão concorrendo ao desafio;
  10. Não nos responsabilizamos pelo o uso de quaisquer técnicas ou punições que o seu website sofra durante e após o desafio.
  11. As regras podem mudar sem aviso prévio.

Recomendações

Recomendamos a todos que não utilizem páginas de empresas, instituições de ensino ou websites na Internet que não sejam de sua autoria para que não aconteçam problemas futuros com relação a instituição que você estuda ou ainda trabalha.

Sugerimos considerar extremamente válidas as diretrizes do Google para o desafio. Estas regras regem o índice do Google e elas são aplicadas em qualquer website que as viole.

Prêmios

Os prêmios para o vencedor da promoção são:

Agência Mestre

Oferecidos pela Agência Mestre:

Hostnet

O seguinte prêmio foi oferecido pela Hostnet:

Para quem não conhece, a Hostnet é o provedor de hospedagem oficial do site da linguagem PHP no Brasil, br.php.net, oferecendo serviço de qualidade para a Internet há mais de 10 anos.

SEOmoz

O seguinte prêmio foi oferecido pelo SEOmoz:

Para quem não conhece, o SEOmoz é uma das maiores referências da comunidade de SEO no mundo, provendo soluções de software e tutoriais para os profissionais da área de Search.

SEO Gadget

O seguinte prêmio foi oferecido pelo Richard Baxter do SEO Gadget:

Para quem não conhece, o SEO Gadget é uma empresa de consultoria de SEO e software de SEO localizada no Reino Unido. Com esta nova ferramenta de Keyword Research o pessoal do SEO Gadget traz aos profissionais de SEO uma nova abordagem automatizada para encontrar keywords que com pouco esforço na otimização, podem lhe trazer um grande resultado em termos de visita.

Eu estou com acesso BETA a ferramenta e realmente estou gostando muito. Ela facilita muito o trabalho de olhar um website grande para identificar as keywords “low hanging fruits”.

Ontolo

O seguinte prêmio foi oferecido pelo GarrettFrench da Ontolo:

Para quem não conhece, a Ontolo é uma empresa americana, que desde 2001 desenvolve trabalhos e consultoria na área de SEO, mais especificamente em serviços de Link Building. Recentemente eles inciaram na área de softwares para SEO, focando um nicho específico e complicado: a propspecção de links. Eu tenho acesso a ferramenta aqui oferecida por eles e posso garantir que é uma excelente ferramenta para encontrar oportunidades para se ganhar links. O porém é que a ferramenta só funciona para termos em inglês, mas poderá ser traduzida e ajustada para português com a ajuda da nossa comunidade.

The SEO Training Dojo

O seguinte prêmio foi oferecido pelo David Harry do The SEO Training Dojo:

Para quem não conhece o SEO Training Dojo é uma fonte riquíssima de conteúdo de Search, a qual faço parte desde o início. Dentro da área de assinantes você encontra discussões sobre patentes, vídeos sobre Search, ferramentas para auxiliar o seu trabalho de SEO e o mais importante, um fórum com grandes profissionais de SEO prontos para te ajudar.

Majestic SEO

O seguinte prêmio foi oferecido pelo Dixon Jones do MajesticSEO:

Para quem não conhece, o MajesticSEO é uma empresa que fornece softwares de SEO para a comunidade de Search mundial. Eles possuem um dos maiores e mais respeitados índices, com mais de 1 Trilhão de links armazendos. Hoje, o Majestic é uma das maiores fontes de inteligência em links que utilizamos aqui na Agência Mestre quando falamos em link building.

Linka Online

O seguinte prêmio foi oferecido pelo Lucas Burza da Linka On-line:

  • 3 meses de gerenciamento de uma campanha de links patrocinados – 100% FREE
  • 1 pulseira Power Balance (a pulseira do equilíbrio)

Para os que ainda não conhecem a Linka, ela é uma empresa com base em São Paulo e é uma parceira da Agência Mestre. Quando temos algum prospect que necessita um trabalho de link patrocinados, é na Linka que confiamos para uma parceria em trabalhos que exijam SEO + Links Patrocinados.

O seguinte prêmio foi oferecido pelo Programa de Afiliados:

O website Programa de Afiliados foi criado pelo Anderson Chipak 2009 com o foco em ensinar blogueiros e webmasters a como ganhar dinheiro com afiliação e rentabilização de blogs e websites. Ele possui um conteúdo muito rico na área e vem colaborando com o pessoal do SEM Rush para a tradução da ferramenta para o português.

Ponto Frio

O seguinte prêmio foi oferecido pelo Ponto Frio:

Extra

O seguinte prêmio foi oferecido pelo Extra:

Casas Bahia

O seguinte prêmio foi oferecido pela Casas Bahia:

4geeks

O seguinte prêmio foi oferecido pela 4geeks:

Para os que não conhecem a 4geeks é uma marca de roupas voltada ao público geek onde inicialmente o seu foco é camisetas para este publico, mas futuramente pretendem lançar hoodies, calças, bermudas, bonés e etc.

Escola Dinheiro

O seguinte prêmio foi oferecido pelo Escola Dinheiro:

Este ebook é escrito pelo problogger Paulo Faustino juntamente com sua convidada Regina Santana. Ambos possuem um excelente conhecimento na área de blogs e conseguiram organizar muita informação e detalhes para que os leitores do livro consigam aprender facilmente a serem melhores blogueiros.

Chico Rei

O seguinte prêmio foi oferecido pela Chico Rei:

Eu sou um pouco suspeito em falar do Chico Rei pois gosto muito dos serviços de adesivos deles. Aqui na Agência Mestre adquirimos diversos adesivos que são muito bacanas. Em termos de camisetas, o Chico Rei se destaca pelo estilo irreverente e com muitas camisetas para geeks.


Resultado

Hoje, dia 14/01/2010, as 11:40, declaramos seguinte website como vencedor do Desafio Agência Mestre 2010:

nuvenuschovendus.org

Este website foi criado pelo Alan Niemies, autor do blog http://www.analiseblogueira.com/.

Segundo as nossas regras, fizemos o printscreen utilizando o Google Chrome na versão anônima e ainda sobrepondo com a página inicial do UOL, a qual contém uma notícia do dia e o horário em que foi realizado o printscreen:

Resultado Nuvenus Chovendus

(Já confirmado) Pedimos que o responsável pelo website entre em contato através do email fabioricotta@mestreseo.com.br, o qual irá solicitar uma comprovação de autenticidade do website: inclusão do nome do dono do website no conteúdo + palavra determina apenas pelo Fábio Ricotta.

Agradecimentos

Gostaria de agradecer primeiramente a todos os patrocinadores que deixaram este desafio com um espírito muito competitivo e também gostaria de agradecer a todos que participaram de mais esta edição do nosso desafio. Lembro muito bem o quanto fomos cobrados para realizar este desafio no final do ano passado (principalmente em Curitiba) e realmente foi um sucesso.

Tenho certeza que todos ganharam de alguma forma, seja nós profissionais de SEO com novas idéias e testes, seja o pessoal do Google, os quais viram diversas técnicas de spam funcionando em seu índice.

A grande colaboração deste desafio é estimular que ambas as partes aprendam e testem tudo o que já ouviram, limitar as técnicas é o mesmo que limitar o ganho de conhecimento e, enquanto eu for o responsável pelos desafios da Agência Mestre, não teremos limitações como as que foram sugeridas via Twitter. Ganhem conhecimento, testem!

Mais uma vez, obrigado a todos pela participação!

Créditos da imagem: Garry

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo
  • Luís Victor Quintas

    Já estou participando!

  • Grande Fábio!
    Já estamos nessa: consegui pegar a tempo um domínio principal (o .org) e vou entrar na luta de cabeça dessa vez, já que no ano passado não tive a oportunidade de chegar a tempo.
    Parabéns pelo desafio, boa sorte a todos os participantes e um grande abraço!

  • E foi dada a partida!!

  • Alexandre M.

    Olá, não é necessário se inscrever nem nada? Estou interessado no desafio. Abraço.

    • Não precisa se inscrever, basta criar uma página e mandar ver.

      • Valeu pela resposta! Meu, tem nego que é ninja mesmo. O artigo saiu hoje e já tinha nego na hora do almoço com seu .com , .com.br indexado belezinha no Google. hummm, técnica ninja!

  • Desafio interessante, já estou participando.

    Espero dia 14 de janeiro meu site estar na primeira posição do Google. ;)

    Mesmo que eu não ganhe nada, vai ser muito divertido participar.

    Abraços

  • Ah, eu tbm quero participar!

  • Legal, estou participando desta edição !!!
    Espero que outros iguais aconteçam com maior frequência.
    Abs

  • Apontar o iPad?

    Realidade aumentada no iPad?

    Acho que não conheço esta versão de iPad ainda… onde voces a viram? :S

    • Ele não possui câmera mesmo, sabemos disso, mas a idéia era pegar uma área inexistente.

  • Alex

    Na boa Fabião, admiro muito o trabalho de vocês, muito mesmo, tanto que aprendo com seus artigos
    mas fica uma ressalva.

    Vocês Pregam Tanto o White Hat e promovem um concurso que pode usar Black Hat?
    Na minha opinião é sem sentido nenhum. No ano passado ganhou um cara que fez Black Hat.

    Então aonde ficam os ensinamentos White? Cade a ética?
    Cade o esforço e a recompensa do White Hat.

    Não deveriam associar técnicas sujas, a um nome MESTRE SEO tão bonito que estão construindo durante anos de trabalho honesto.

    Isto arranha imagem da empresa de vocês institucionalmente.
    Imagina a matéria ou artigo:

    “Empresa de SEO premia vencedor que joga sujo”

    Retirem o Black Hat.
    Impossivel acreditar que um site tão relevante como o de vocês, irão premiar ganhadores com técnicas ilegais.

    Tirem isto e recompensem quem trabalha direito como vocês!

    • Opa Alex,

      Entendo o seu ponto de vista, mas o que eu acho que você deve considerar é que a minha motivação em promover o desafio é fazer dele um laboratório. Para as pessoas testarem técnicas, idéias e estratégias.

      Sabemos que o mundo não é perfeito e sabemos que o Google fica de olho em desafios como este, punindo ou não websites que fazem black hat.

      Eu sempre vou levar para o lado da possibilidade de testar algo que eu não posso em meus clientes, ou nos meus websites de “sustento”, mas sim em um website novo, feito para uma competição.

      Espero que tenha explicado bem o meu ponto de vista.

      Um abraço e obrigado pelo comentário.

  • Eita coisa boa, vai dar pra ficar sabendo a fonte de backlinks desse povo, eta Ricota, vc é muito esperto eim. hahahahah.

    • Dá sim. Fica de olho nos diretórios e redes sociais pois já tem vários usando ;)

  • Nossa Fabio. Nota 10 sua iniciativa de criar o concurso. Já estou participando!
    Um abraço.

  • “primeiro lugar dos resultados orgânicos”…

    …de qual Google? com, br, pt…?

  • Nuss como tem gente chata. Já veio um de mimimi. Acho muito boa a idéia do desafio. Se vc não curte black hat, white hat ou qualquer hat, queira ficar lá nas últimas posições mesmo.

    Grande Abs.

  • Em apenas um dia, pessoal já colocou a mão na Massa, vários domínios com a palavra escolhida já foram comprados..

    Go go go

  • Kleber

    Cara o Thiago Murta que está na 1º posição tem mais de 1400 backlinks! Não sei se foi uma isca para aproveitar e ganhar em conversão, mas ele deixou uma fonte de compra de backlinks, alguém já utilizou está técnica e foi punido?

    É fato que isto funciona, porque mesmo com domínio invertido e menos de 2 semanas de registro o cara está em primeiro lugar.

    abs a todos

  • Alison

    Ta o maior bafafa no twitter … A quantidade de gente que dimafa o cara não é pouca não… Mas o cara é genial…. Com 2 semanas o cara ta em primeiro com o dominio invertido… Eu nem sabia que era possivel isso ai…… Esse Thiago deu o que falar..haha

    Bom dimais esse desafio esse ano… Pena que estou na 3 pagina…

    Boa sorte a todos

  • Esse desafio está uma loucura! bom de ver isso!

  • Grupo Pão de Açúcar patrocinando o desafio da Agência Mestre. Que coisa, hein! :)

  • Aê!
    Parabéns pro meu amor!
    Ele conseguiu… ele mereceu!
    Não é porque sou namorada dele, mas sinceramente, acho que o Alan fez o melhor trabalho nesse desafio:
    * Pela criatividade
    * Pela qualidade dos textos
    * Pela humildade que ele tem
    Parabéns meu amoooooooooooor!
    Você merece!

    TE

  • Mas quero parabenizar também o Glaucio Cancion que fez um ótimo trabalho, com blogspot e sem a palavra chave no domínio!

  • Grande Fábio!

    Finalmente o resultado, hein!
    Creio que todos puderam aproveitar muito bem o Desafio para crescerem. Foi muito, muito interessante. Não deixe de fazer outros sempe, hehe.
    Um grande abraço, e que em 2011 todos conquistem o que desejam, se lutarem. :D

    • Parabéns Alan! Muito sucesso pra você e grande desafio!

  • Parabéns pelo desafio. Com ctz todos envolvidos aprenderam algo novo.

    Um gde abraço a todos.

  • Parabéns pelo Desafio.
    Foi realmente muito bom, muito disputado e, principalmente, mais uma grande contribuição para nossos conhecimentos do mundo SEO.
    Não participei dessa vez, mas espero participar do próximo.

  • Parabéns pelo desafio, Agência Mestre!

    É desse tipo de iniciativa coordenada e organizada de que precisamos pra fomentar o SEO no Brasil!

    Aliás, quantos prêmios de peso, hein!

  • Olá Fábio,

    Parabéns pelo desafio, acompanhei pelo twitter e realmente foi muito corrido.

    Olá Alan,

    Parabéns pela vitória!!!
    Um abraço.