5º Desafio MestreSEO

5º Desafio da Agência Mestre

Olá leitores da Agência Mestre,

Começamos mais um ano e devido a pedidos da nossa comunidade, estamos de volta com o 5º Desafio de SEO da Agência Mestre. Para quem nunca ouviu falar do nosso desafio, é uma competição para a comunidade de SEO brasileira com a intenção de aplicar técnicas e táticas de SEO das mais variadas formas a fim de conquistar a 1ª posição do Google para um termo nunca visto antes.

Quando começamos em 2008 o desafio era a criação de um artigo aqui mesmo na Agência Mestre. O vencedor da edição, foi o Guilherme Nagüeva, que conquistou a maior pontuação em seu artigo.

No ano seguinte, em 2009 implantamos o novo modelo de desafio: o vencedor seria eleito pela conquista do primeiro lugar no Google. Para aquele desafio, escolhemos o termo “nanuni kokoritu, que foi um “hit” na comunidade de SEO Brasileira. O grande vencedor do desafio foi o Guga Alves.

Em 2010, o modelo do desafio foi mantido, e escolhemos a palavra “nuvenus chovendus” cujo grande vencedor foi o Alan Niemies.

No ano passado, escolhemos um tema e um termo bem interessantes: o fim do mundo, com o termo Katipsoi Zunontee. O grande vencedor foi o Victor Gamarra.

Para este ano, escolhemos um termo nunca utilizado na Internet para ser o alvo do nosso desafio:

eletrikus brasiliensis

Segue abaixo a imagem do Google, retirada no dia 09/01/2013 às 11:19.

Imagem do Google

O Significado

Em mais um verão brasileiro, temos a grande presença do calor, viagens e um povo muito animado. Com tudo isto e somado ao alto investimento da população em novos “brinquedos” tecnológicos o consumo de energia tem aumentado significantemente no nosso país. Diante disto e da falta de chuva em vários pontos do país estamos beirando a volta dos termos “blackout” e “racionamento de energia”. Ainda sem esta confirmação, mas pensando no futuro do país, o Governo Brasileiro iniciou há 5 anos uma pesquisa na Floresta Amazônica para identificar plantas e seres vivos que pudessem contribuir como fonte de energia.

No último ano, foi descoberto pela Universidade Mestres da Energia do Estado do Amazonas, um ser vivo capaz de gerar energia através do movimento do seu corpo. Este ser, muito parecido com um esquilo, mas de tom amarelado, foi chamado de “eletrikus brasiliensis” e possui o tamanho próximo de um cachorrinho.

Estudos iniciais apontam que cada um destes “bichinhos” pode, em um dia, criar energia suficiente para alimentar uma casa por 1 mês. Com a descoberta, os pesquisadores indicam que em 2 anos, poderemos ter “fazendas” de “eletrikus brasiliensis”, uma vez que a geração de energia destes “bichinhos” ajuda em seu desenvolvimento e contribui para a sua felicidade.

O Regulamento

As seguintes regras regem o desafio:

  1. Todos os participantes devem se inscrever utilizando o formulário contido nesta página;
  2. Todos os dados enviados pelo formulário devem ser verdadeiros e, uma vez constatado o uso de informações falsas, este participante será desqualificado.
  3. O vencedor será escolhido no dia 20 de Fevereiro através de consulta no Google sem usuário logado;
  4. O vencedor é dado por quem estiver no primeiro lugar dos resultados orgânicos, não valendo links patrocinados ou resultados universais;
  5. A consulta será realizada em um computador, navegador, horário e com um IP não estipulados;
  6. Será feito um screenshot da tela da SERP do Google no dia da consulta para exibir aos participantes;
  7. É permitido qualquer técnica de SEO, seja ela white hat, black hat, gray hat ou qualquer definição que o profissional goste;
  8. Após o anúncio da página vencedora, o autor deverá entrar em contato através do contato@mestreseo.com.br e mostrar que aquela página realmente é dele, alterando algum elemento da página conforme combinado entre eu (Fábio Ricotta) e o autor. Caso ele não possa comprovar a autoria, será desqualificado e aguardaremos até que o verdadeiro autor entre em contato;
  9. Um artigo da Wikipedia não é considerado válido pois se utiliza de uma plataforma colaborativa, onde não é possível determinar o dono;
  10. Caso o autor da página vencedora não entre em contato em até 3 dias após a divulgação do resultado o resultado seguinte será eleito como vencedor. Esta regra se aplica em caso consequentes;
  11. Profissionais da Agência Mestre não estarão concorrendo ao desafio;
  12. Não nos responsabilizamos pelo o uso de quaisquer técnicas ou punições que o seu website sofra durante e após o desafio;
  13. A entrega da premiação é de responsabilidade de cada patrocinador, sendo que a Agência Mestre isenta-se de quaisquer problemas na entrega dos mesmos;
  14. As regras podem mudar sem aviso prévio.

Premiação Extra para o 5º Desafio

Neste ano, diferentemente dos anos anteriores, vamos premiar também o primeiro lugar do Google Images, ou seja, na data estipulada nas regras acima, iremos também conferir quem está em primeiro lugar para a busca de imagens do Google. Todas as regras seguintes são válidas também para esta premiação.

O vencedor deste desafio de Imagens receberá um prêmio surpresa da organização da Agência Mestre.

Algumas regras extras para esta escolha:

  1. Todos os participantes devem se inscrever utilizando o formulário contido nesta página;
  2. O vencedor será escolhido no dia 20 de Fevereiro através de consulta no Google Imagens sem usuário logado;
  3. O vencedor é dado pelo domínio que estiver em primeiro lugar dos resultados de imagem, não valendo links patrocinados;
  4. A consulta será realizada em um computador, navegador, horário e com um IP não estipulados;
  5. Será feito um screenshot da tela da SERP do Google no dia da consulta para exibir aos participantes;
  6. Após o anúncio da imagem vencedora, o autor deverá entrar em contato através do contato@mestreseo.com.br e mostrar que aquela página realmente é dele, alterando algum elemento da página conforme combinado entre eu (Fábio Ricotta) e o autor. Caso ele não possa comprovar a autoria, será desqualificado e aguardaremos até que o verdadeiro autor entre em contato;
  7. Todas as regras listadas no desafio principal continuam valendo neste desafio de Imagens.
  8. As regras podem mudar sem aviso prévio.

Recomendações

Recomendamos a todos que não utilizem páginas de empresas, instituições de ensino ou websites na Internet que não sejam de sua autoria para que não aconteçam problemas futuros com relação a instituição que você estuda ou ainda trabalha.

Sugerimos considerar extremamente válidas as diretrizes do Google para o desafio. Estas regras regem o índice do Google e elas são aplicadas em qualquer website que as viole.


Prêmios

Os prêmios para o vencedor da promoção são:

Agência Mestre

Oferecidos pela Agência Mestre:

  • 6 meses de do plano 3 (o mais robusto) da WebXTool, a ferramenta que criamos e utilizamos para gerenciamento de projetos de SEO;

PagSeguro e Uol Host

Oferecido pelo PagSeguro e UOL Host:

  • 1 iPad com tela Retina 32Gb – Wifi – 3G (Preto ou Branco – o vencedor escolhe);

Nova Pontocom

O seguinte prêmio foi oferecido pelo Nova Pontocom:

  • 1 TV LED 42” Full HD*

A Nova Pontocom é uma empresa brasileira, criada em 2011, a partir da associação entre Grupo Pão de Açúcar e Casas Bahia. A companhia ocupa posição de destaque no segmento de comércio eletrônico brasileiro, onde opera com grandes marcas do varejo nacional: CasasBahia.com.br, Extra.com.br e Pontofrio.com; e acaba de lançar o Barateiro.com e o PartiuViagens.com.br; além de atuar também com soluções B2B, com a consultoria de e-Plataforma e com a operação de Pontofrio Atacado.

*O prêmio será entregue em até 60 dias úteis.


SEOmoz

O seguinte prêmio foi oferecido pelo Rand Fishkin, do SEOmoz:

Para quem não conhece, o SEOmoz é uma das maiores referências da comunidade de SEO no mundo, provendo soluções de software e tutoriais para os profissionais da área de Search.

Majestic SEO

O seguinte prêmio foi oferecido pelo Dixon Jones do MajesticSEO:

Para quem não conhece, o MajesticSEO é uma empresa que fornece softwares de SEO para a comunidade de Search mundial. Eles possuem um dos maiores e mais respeitados índices, com mais de 2 trilhões de links armazendos. Hoje, o Majestic é uma das maiores fontes de inteligência em links que utilizamos aqui na Agência Mestre quando falamos em link building.


Distilled

O seguinte prêmio foi oferecido pelo Will Critchlow, do Distilled:

Para quem não conhece, o DistilledU é um centro de aprendizado de SEO que a Distilled possui. Nele você recebe aulas do básico ao avançado e realiza testes na própria plataforma. Ao concluir cada módulo você fica com uma espécie de certificado em forma de badge. É um conteúdo sensacional e de fácil linguagem.


Martha Gabriel

O seguinte prêmio foi oferecido pela profissional e professora Martha Gabriel:

  • 1 livro “Marketing na Era Digital” autografado
  • 1 livro “SEM e SEO – Dominando o Marketing de Busca” autografado
  • 1 livro “Conversando com Computadores – Interfaces de Voz na Web” autografado

Linka Online

O seguinte prêmio foi oferecido pelo Lucas Burza da Linka On-line:

  • 1 vale presente da Livraria Saraiva, no valor de R$ 70,00.

A Linka Online é a agência de Search Marketing fundada por Lucas Burza e Marcelo Caricati parceira da Agência Mestre. Desde 2007 gerenciaram mais de 500 campanhas de Links Patrocinados e Facebook Ads.


Mateada

O seguinte prêmio foi oferecido pelo Denis Andrade, da agência Mateada:

A Mateada é uma agência de Search Marketing fundada pelo Denis Andrade. A agência oferece os serviços de SEO, Links Patrocinados, Social Media e Treinamentos.


EnLink

O seguinte prêmio foi oferecido pela Manuela Sanches, da agência EnLink:

  • 1 Kit Geek – contendo caneca, pendrive, camiseta e outras coisas bem bacanas!

A Enlink foi fundada por Manuela Sanches e foi a primeira agência brasileira especializada em link building. Hoje a agência possui em sua lista de serviços Link Building, Criação de Conteúdo, SEO On-Page, Links Patrocinados, Social Media e Administração de Crises Online.


Resultado

Hoje, dia 20/02/2013, as 14:14, declaramos seguinte website como vencedor do Desafio Agência Mestre 2013:

www.eletrikusbrasiliensis.com.br

Vencedor do 5º Desafio de SEO

No desafio de imagens, o vencedor de 2013 é:

eletrikusbrasiliensiss.com.br

Vencedor do 5º Desafio de SEO - Imagens

Os autores dos websites devem entrar em contato com o Fábio Ricotta, através do email contato@mestreseo.com.br informando ser o autor do website. Conforme estabelecido nas regras, o Fábio irá fornecer um elemento do website a ser modificado para que tenhamos certeza de que o autor é realmente aquele que está informando pelo email. Diante desta confirmação, anunciaremos o nome do responsável pelo website vencedor do desafio.

Caso o autor não possa comprovar a autoria, será desqualificado e aguardaremos até que o verdadeiro autor entre em contato. Caso o autor da página vencedora não manifestar-se em até 3 dias, o website que ocupa a posição seguinte seguinte será eleito como vencedor. Esta regra se aplica em caso consequentes.

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

40 Comentários para “5º Desafio MestreSEO”

  1. Patrick Bonometti

    Como é de costume, Em poucas horas os domínios exatos vão ficar indisponíveis!

    Responder
  2. Luiz Eduardo

    Só pra quem acabou de pensar nisso.. o Gustavo já registrou rs…

    domínio: eletrikusbrasiliensis.com.br
    entidade: Gustavo F. R. Pedro
    país: BR
    ID entidade: GFP66

    Boa sorte a todos e parabens Ricotta, Frank e equipe por mais esse desafio! Grande abraço pra todos vocês ai na Mestre!

    Responder
    • Paulo Sebin

      Quero parabenizar a Agência Mestre pelo o desafio. Além de tentar os prêmios, serve como experiências e testes de otimização. Estou bem satisfeito pelo o meu site ter ficado na 6º colocação, afinal, foi uma página de um Blogger minha gente, sem usar o domínio exato.

      Responder
  3. Felix

    E lá vamos nós correr para encarar mais um desafio, que vença o melhor! Boa sorte a todos os participantes.

    Responder
    • gugabyte

      A regra é clara “O vencedor é dado por quem estiver no primeiro lugar dos resultados orgânicos, não valendo links patrocinados ou resultados universais;”
      Com isso, estando lá encima como notícias não lhe fará ganhador.

      Responder
      • Henrique Bauer

        Exato gugubyte… mas a intensão não é ficar só nas notícias…

        Responder
  4. guilherme

    só para constar , seria bom se fosse verdade esse Eletrikus Brasiliensis hehehhe

    Responder
  5. Luã

    Não entendi o que são ” resultados universais “, o site pode ser feito sem pagar domínio por meio de um Blog ? Tipo Blogger ou WordPress ?

    Responder
  6. Marcos

    No dia que o desafio não permitir o registro de dominios contendo as kws na disputa esse desafio começará a ser realmente chamado de sério.

    Responder
    • Guilherme

      Concordo, o desafio deveria mudar para: Quem consegue alugar o domino primeiro.

      Responder
  7. Henrique

    Legal!!!…
    até a ultima semana eu estava muito bem posicionado…. uma alteração que fez e desci um monte de posições…. serviu pra mim aprender que não compensa atualizar paginas bem posicionadas….

    mas não tem jeito né…. neste desafio ganhou quem registrou primeiro o dominio…. qualquer um que registrar o dominio e colocar um wordpress em cima ganharia o concurso, nem seria preciso aplicar tecnica nenhuma….

    Quando se trata de uma palavra nova pro google, o principal fator relevante será o dominio, isso é obvio…. a situação pode até se inverter a medio ou longo prazo, mas em um mês é dificil inverter a situação…

    como já foi dito nos comentarios, acho que os proximos desafios deveriam proibir o uso de palavra-chave no dominio… assim coloca todos em pé de igualdade, dando valor realmente a tecnica usado no site e não simplismente a velocidade com que o cara registra o dominio…

    Responder
  8. GugaByte

    Acredito que o domínio me ajudou um pouco, mais não foi fácil ficar na primeira posição, para passar o domínio .com só depois de muitos links que ganhei e o .com investiu em uma página simples sem link o que acredito teve uma taxa de rejeição muito grande, depois ele percebeu isso e tentou forçar as pessoas a clicarem em um link, mais acredito que já era tarde. Tetei criar títulos e histórias que chamasse a atenção das pessoas que entraram no site desta forma diminuiria a taxa de rejeição e levando em consideração que todos que entraram no site era por causa do desafio, muito provável da pessoa visitar os outros sites e mesmo assim acredito que tive um valor bom que foi de 49%. Resumindo, acredito que o domínio me ajudou a me botar entre os primeiros e os tópicos do blog fez ele se manter, pessoas que concorreram com um simples tópico acredito que ficaria muito difícil ficar no topo.

    Para o rapaz que falou que “pegou um domínio bom, botou um tema em WordPress e pronto” está enganado, meu site não é em WordPress e sim um CMS que estou desenvolvendo.

    Seria bom se o Ricotta fisese um hangout com os vencedores para debatermos o desafio.

    Responder
  9. Vinicius Ribeiro

    Aff..

    Meu quem tava na primeira pagina teve muito trabalho para estar la com ou sem domínio exato

    e o Guga pra terminar e primeiro teve que trampa pra caramba, muito SEO e ganhar muitos BackLinks

    Domínio exato ajuda pra caramba! mas se fosse assim o Vitor Gamarra não ia ter ganhado no ano passado com a Keyword Invertida

    Tinha muita gente gente forte na competição sem Keyword exata trabalhando duro – pode ter sido um pouco de sorte mas ainda acho que o cara trampo + que os outros

    O André David colocou 1 s a + na Keyword e levou o desafio de imagens ( Já não era + domínio Exato )

    O desafio tem que ser livre a internet é livre!

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>