Profissionais de SEO e o Mercado

Profissionais de SEO e evoluindo no mercado

Saudações, amigos da Agência Mestre!

Estamos prontos para começar a edição número 22 do MestreCast, nosso programa de debates e informações sobre o mundo do SEO, social e tudo que abrange nossa área. Neste programa popularmente denominado de “dois patinhos na lagoa”, chegamos para atender mais uma sugestão de um ouvinte, que através do e-mail ofereceu duas idéias para debatermos.

Acatamos sua segunda opção e, arredondando o tema com o momento atual que vemos na comunidade, decidimos falar sobre os profissionais de SEO e o mercado. Observando as constantes ofertas de vagas postadas nas redes sociais por grandes, médias e pequenas empresas, além das agências, levantamos a questão: “qual o perfil do profissional de SEO?”.

As famosas vagas de analista estão aparecendo com frequência. Portanto, como proceder para estar apto a uma delas? Ao lado de Fábio Ricotta, levantamos uma discussão interessante para o profissional, o freelancer e o próprio contratante.

Se você deseja começar, confira algumas dicas importantes do perfil de um SEO e fontes de informação para ampliar seus conhecimentos.

Links comentados

iMasters
WM Online
MX Studio
SEOmoz
SEO Book
Webmaster World
WebInsider
Video Aulas de Php – Guanabara

Músicas desta edição

Sebteix – Tout Pour Le Groove (album)
Antony Raijekov – Deep Blue
Antony Raijekov – Moment of Green
Antony Raijekov – Fidder

MestreCast #22

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

33 Comentários para “Profissionais de SEO e o Mercado”

    • Ique Muniz

      Keynote é uma apresentação simples de uma pessoa, falando sobre um assunto. Normalmente envolve um moderador e a pessoa e uma pessoa pra debater sobre o tema (palavras de Ricotta)

      Responder
  1. GugaAlves

    Parabéns @iquemuniz e @fabioricotta pelo último #MestreCast, achei sensacional e me vi em tudo o q vcs falaram aqui.
    Um dos principais itens é a motivação do profissional.. o fato dele correr atrás do conhecimento, o compartilhar em um blog pessoal e fazer um bom networking faz toda a diferença!
    Essa edição é épica, recomendarei a TODOS que me perguntarem sobre o mercado de SEO !
    E sobre as exigências nas contrataçõs, eu sempre digo que se querem mágica, que contratem o David Blaine, o que faço é trabalho rsrsrs
    Parabéns mesmo, sensacional esta edição!

    Responder
  2. juninfeda

    E aí pessoal!! Ótimo Cast, meus agradecimentos ao Ique por colocar em pauta a pergunta que fiz pelo Twitter no dia da gravação e ao Fábio também, muito obrigado pela resposta. Me arrisco a dizer que este foi o melhor MestreCast de todos, o tema é excelente ótimo pedido de pauta feito pelo ouvinte. É isso aí Abraço pessoal!!!

    Responder
  3. Daniel Biudes

    Olá Pessoal
    Escuto todos os MestreCast, queria mandar um alo para todos e sugerir um tema:
    Rich (microdata) para melhorar a indexação.
    Tenho um pouco de receio, será que é bom informar ao Google quem minha página é de produto e cada conteudo dela? Assim não poderei cair nas buscas para depois de sites de conteudo, pois se for pensar bem, é melhor conteudo primeiro e depois as páginas de meu ecommerce.
    Ou será que o google trata quais palavras tem que demonstrar páginas de ecommerce e quais de conteudo?
    Fica a sugestão ai pessoal….valeu….e vou querer a camiseta em um proximo…hehehheheh, quem sabe consigo…….hehehheheh

    Responder
    • Fábio Ricotta

      Oi Daniel,

      Acho que podemos mesclar um pouco de Ecommerce, com Microformatos e Google Shopping em um próximo cast. Vou falar com o Ique por aqui.

      Um abraço!

      Responder
  4. Vava

    Parabéns a todos pelo cast, especialmente porque ajudaram na minha formação e ajudam muito toda a comunidade. Espero que o Riolino não tenha botado fogo no ap. Abraços.

    Responder
  5. Maycom Soares

    Parabéns @iquemuniz e @fabioricotta esses mestrecast foi ótimo! Tirei varias duvidas e agora já sei por onde começa. Não vejo a horas de chegar o próximo mestrecast23 um grande abraço e até mais.

    Responder
  6. Michel

    Achei legal o Podcast, mais acho que insistiram muito a fazer o pessoal pensar em crescer como funcionário e não à pensar em ter o próprio negócio. Creio que existem muitas pessoas estudando e praticando a exaustão e não só para atender as exigências de contratação das empresas, mais também para entrar no mercado.

    Responder
  7. Lucas Sandoval

    Ótimo cast, Fábio e galera da mestre. Olha, queria que os poucos que contratam no interior de São Paulo tivessem o seu pensamento evoluído. Aqui o povo exige diploma de CC pra fazer site com tabela no dreamwaver. Já ouvi um não porque disse que codifico o código HTML na unha, num editor de texto. O cara me chamou de “louco” por não usar editor visual. Estudo muito desenvolvimento web em livros, sites e prática. Bom, se vocês quiserem um desenvolvedor alucinado por padrões web, semântica e boas práticas de desenvolvimento. Ah, não tenho diploma de CC ainda, mas tenho de técnico.

    Responder
  8. Erik Vicente

    Parabéns Ique e Fabio.

    Fantástico MestreCast!

    Concordo com o Fabio na questão de preparação profissional, e tbm gosto mto da idéia de pegar um “padawan” ao invés de um “expert”…

    Inclusive esses dias até dei uma Tuitada pq o pessoal tava reclamando da falta de profissionais de SEO:

    “Pô, quer profissional decente de #MktDigita” #SEO pague decentemente (pra quem provar q é bom é claro)… Caso contrário adote um Padawan!”

    Quanto a questão do futuro da profissão de SEO! Acho cada vez mais será exigido alguém que tenha conhecimento técnico porém que pense mais estratégicamente olhando as mídias, ferramentas e mecanismos como um todo para o alcance de determinado objetivo!

    Acredito que um profissional que mostra seu potencial com resultados será o grande diferencial em qualquer mercado!

    Responder
  9. Paulo Cesar

    Puts caras, só tenho a agradecer voces por este exelente pod, já aprendi coisa pra caramba desde que comecei a ouvir despertando assim mei interesse por áreas da tecnologia…. valeu mesmo
    e sou de Minas…será que vcs conhecem algum bom curso de PHP por aqui em BH?
    um grande abraço a toda equipe MESTRE SEO.

    Responder
  10. Mauricio

    Parabéns por mais este #MestreCast, mas principalmente pela visão de mercado de trabalho. Há muito tempo venho questinando as exigências do mercado que só se faz reclamar da falta de experiência e não se motiva a formar um profissional, o que se fazia muito na década de 80 por exemplo.
    “Querer o pão de queijo quentinho e pronto é fácil, mas fornecer ingredientes ninguem quer.”
    Fica aí uma sugestão de pauta: Qual a melhor forma de envolver as mídias sociais no trabalho de SEO, propagando o conteúdo do site de forma que se tenha um melhor resultado.

    Responder
  11. Netto Ramalho

    Olá, Obrigado por mais um mestrecast.

    Gostaria de saber se alguém sabe alguma empresa de SEO em Curitiba ?
    gostaria de começar na área, não tenho nenhum curso na área, aprendi tudo fuçando na internet mesmo, hoje estou fazendo alguns sites, sistemas em php, e testando algumas coisas de seo. Fiz um portifolio com alguns sites já realizados, http://www.netoramalho.com.br.

    Abraços e continuem com essas ótimas doses de conhecimento ;D

    Responder
  12. Pedro Mendes

    Mestrecast mais uma vez genial! Já está na lista de podcast favorito. :D

    Em relação ao assunto desse cast fiquei supreso ao saber que as empresas precisam pegam funcionários para “criar”, pois não existe profissionais no mercado.

    Infelizmente aqui em Brasília o mercado não é como o de São Paulo ou Rio de Janeiro, vou ter que fazer o que Ricotta falou no Mestrecast, apelar para freelas e começar a ganhar o meu espaço.

    Abraços Pessoal!

    Responder
  13. Eder

    Olá Pessoal

    Parabéns por mais esse podcast.
    Vc’s comentaram alguma coisa sobre terceirização de conteúdo. Preciso de profissionais ou de uma empresa para elaboração de conteúdo…poderia indicar-me alguma no Brasil?

    abçs

    Responder
    • Ique Muniz

      Olá Eder,

      a própria Agência Mestre tem um serviço de produção de conteúdo. Entre em contato pra saber. Veja sua demanda, qual sua necessidade de produção e converse!

      Responder
  14. Paulo

    Olá pessoal

    quando vão poder disponibilizar o podcast no iTunes?

    Abraços e parabéns pelo programa

    Responder
  15. Marcelino Pinheiro

    Parabéns pelo cast, identifiquei-me bastante com o assunto do mestrecast 22 visto que tenho 47 anos, não tenho um diploma de superior, mas venho de uma área onde apesar de a análise de dados ser importante (sou um técnico em eletrônica) não tem muito a ver com WEB mas como também trabalhei uns 10 anos como diagramador para uma gráfica média era apenas uma questão de tempo se interessar por WEB e como desde de 1989 já brincava com computadores e sou sou extremamente curioso e aprecio muito adquirir novos conhecimentos, numa sucessão de eventos me levaram a participar em dezembro de 2009 do curso da Mestre em São Paulo, que de passagem foi o melhor curso que já participei.
    Coloquei logo em prática o que aprendi no site da empresa que patrocinou minha ida ao curso e os resultado foram excelentes, as otimizações “on page”, depois a submissão em diretórios, submissão de artigos e a constante monitorização das palavras e ajustes de conteúdo fizeram que a página desta empresa se posicionasse bem nos resultados do Google e confirmando o que foi apresentado no curso as visitas vindo da busca orgânica são mais qualificadas ou seja convertem mais.
    Tenho trabalhado como freela para outras pequenas empresas sempre com bons resultados e concordo que não é necessário um diploma superior mas isto não quer dizer que não precisemos absorver conhecimento, pelo contrário é importante a constante atualização. Ouso dizer que não tenho mais clientes pois não prospecto, apenas sou indicado e todos os clientes sem exceção estão satisfeitos e devo isto ao curso da mestre que abriu uma nova perspectiva para minhas atividades profissionais.
    E informo que minha vaga na Expon já está garantida, estarei lá!

    Responder
  16. Gabriel

    Parabéns por esse cast. Tenho uma grande duvida. Eu já trabalho com seo há 1 ano.
    MAAAAAAAAS não tenho nenhum Case.
    E a maioria das empresas pedem e como eu não tenho elas não me contratam.
    Gostaria de saber o que eu faço?
    Gostaria de trabalhar na Mestre .

    Valeu abraços

    Responder
    • Ique Muniz

      Olá Gabriel,

      Siga o conselho do MestreCast! Crie um blog, trabalhe nele, divulgue seu conteúdo, espalhe que você conhece. Faça do seu site pessoal um grande case e mostre aos futuros clientes que você sabe da coisa!

      Boa sorte!

      ps: quanto ao trabalho na Mestre, aguarde as divulgações de vagas no twitter!

      Responder
  17. Carina Andrade

    Parabéns pelo PodCast. Estou no final do curso de Sistemas de Informação e fiquei feliz em saber que muitos profissionais reconhecidos de SEO também têm essa formação. Certamente vou seguir muitos dos conselhos…
    Já tenho um blog pessoal e conheço muito da área de desenvolvimento Web, como HTML/CSS, Javascript e PHP. Sou apaixonada por Arquitetura de Informação e Usabilidade e venho tentando casar isso ao SEO, que também é uma área que me interessa muito. Bom, estou viciada em ler os artigos e ouvir os podcasts… além de aprender muito estou cada vez mais motivada a me lançar nessa área.

    Responder
  18. Romeu Zampieri

    Este perfil sou eu meu cara Ricotta. rsrs

    Já ouvi zilhões de SearchCasts e MestreCasts e descobri os dois esta semana!

    Uma mega iniciativa!

    Estou bem perto de Itajubá em Espírito Santo do Pinhal/SP terra do café.

    Aqui temos 40 mil habitantes e tenho tido resultados legais com webdesign aqui e agora penso em aplicar o SEO pra meus clientes.

    É o começo, mas vai ser muito bom! Tenho certeza.

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>