Como Vender SEO?

Como Vender SEO?

Saudações, amigos da Agência Mestre!

Vamos para mais uma semana de MestreCast? Na edição desta semana, decidimos abordar um tema clássico, que sempre foi pedido em nosso Curso de SEO e também já pintou aqui nos comentários como sugestão de pauta.

Falaremos diretamente com você que trabalha com SEO e tem a responsabilidade de atrair novos clientes para sua empresa/agência. Nosso debate também atinge você, que é autônomo ou freelancer na área e precisa concorrer com vários profissionais para garantir um novo trabalho.

Afinal, Como Vender SEO?

Para tanto, trouxemos Nestor Soares, nosso responsável por essa área aqui na Agência Mestre. Ao meu lado, Fábio Ricotta também dividiu as experiências de se negociar SEO, além de dicas pra você que pretende seguir como autônomo depois de trabalhar para uma empresa.

Neste MestreCast #11, saiba como uma proposta pode fazer a diferença; que abandonar uma empresa para seguir o próprio caminho pode ser uma tarefa bem complicada; que existe uma chance de se juntar ao nosso time; e descubra como destruir um final de MestreCast.

Não se esqueçam que estamos no iTunes!

E temos agora um novo contato: Sugestões, reclamações e qualquer outro assunto sobre o podcast, mande um e-mail para mestrecast@mestreseo.com.br !

Links comentados:

Post do Google – Guia para SEO

Músicas desta edição:

Pretonika – Fatness (intro)
Static Insane (álbum)
Benny Hill Theme (end)

MestreCast #11:

Créditos da imagem: http://www.flickr.com/photos/drewleavy/313238312/

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

13 Comentários para “Como Vender SEO?”

  1. Domicio Neto - SEO

    Fala galera!!!

    Muito bom esse papo sobre como vender SEO. Também tenho acompanhando essa “moda” que está surgindo no mercado onde os profissionais de SEO estão saindo das empresas para montar a sua própria, porém, como o Ricotta falou, muitos esquecem dos riscos que correm com essa nova postura.

    Grande abraço,
    Domicio Neto

    Responder
  2. Richard Jesus

    Bem legal esse MestreCast.

    “Profissional de SEO” dizendo que tem o telefone do Google é triste, mas infelizmente já escutei isso de alguns clientes…

    Concordo totalmente o ponto é evangelizar para o cliente o que é de fato o trabalho, diferente de alguns que ainda acreditam que fazendo isto estarão “ensinando demais” seu clientes.

    Transparência é tudo :)

    Vender SEO não é algo fácil principalmente num mercado aonde muitos promentem resultados intangíveis, vendemos serviço que geram resultado, no entanto não podemos prometer diretamente nenhum posicionamento.

    Adorei esse MestreCast Galera!

    E por favor gostariam que pudessem falar um pouco de profissionais de SEO dentro de agências :)

    Responder
  3. Vava

    Como sempre muito instrutivo, aguardo a coluna nova, creio que será muito valiosa para a comunidade.
    Em relação à reunião com “possível cliente” tenho uma metodologia simples, se o profissional do SEO conseguir mensurar e provar quanto ele está deixando de ganhar por não ter uma exposição na internet adequada, se torna cliente na hora.

    Responder
  4. Caio Marques

    Cara gostei muito esse Mestre Cast tirou muitas dúvidas minhas, seria legal vocês fazerem mais um Mestre Cast falando mais sobre o assunto e abordando isso de como vender um produto se você não pode prometer nada para o cliente. Valew!

    Responder
  5. André Luiz Garcia

    Parabéns pessoal da Agência Mestre!

    Além do assunto de vender SEO ser muito interessante, os tópicos relacionados a empreendedorismo foram muito bem esclarecidos.

    Valeu por mais esse MestreCast!!

    Abraços

    Responder
  6. Cleiton Mapi

    Ótimo Mestrecast, muito explicativo.

    Eu não estou na ária de SEO mas sou pessoa jurídica na área de TI fazem 6 anos, após trabalhar como funcionário por outros 7 anos. Afirmo que gerir uma empresa não é tarefa para qualquer um, e para quem está pensando em começar PJ agora eu dou muita força, é muito trabalho mas vale a pena. Só cuidado com o segundo ano de empresa.

    Quanto ao Cast fiquei com umas dúvidas:

    1- Como mencionar cases próprios numa apresentação para um cliente, tem como fazer um Portfólio sem ser anti-ético?

    2 – outra dúvida, mais cabeluda: é levado em conta o retorno dado ao cliente na hora de fechar o orçamento? ou todo trabalho é igual não importa qual o tamanho da conta bancaria do cliente após seu serviço?

    abraço a todos

    Responder
    • nestorsoares

      Bom Dia Cleiton.
      Realmente o seu comentário agrega muito também, não só para nós mas para todos os leitores, é importante alertamos que fazer uma empresa crescer não é tarefa fácil, é necessário muita perseverança.

      Mas agora vamos responder suas dúvidas:
      1 – É possível fazer um portfólio bem ético para ser apresentado a um futuro cliente, o importante é respeitar os clientes que você possui um contrato de sigilo ou confidencialidade e apresentar apenas aqueles que permitem ou aqueles que liberam informações do segmento que atuam.
      Ou seja, em SEO, temos clientes que atuam em vários segmentos de mercado, e essa variedade de trabalho e sucessos podem trazer mais confiança para o cliente, demonstrando a seriedade que levamos para entender e atingir as metas para com seu negócio.

      2 – A Agência Mestre trata todos os clientes de forma igual, não importa o seu porte se é pequeno, médio ou grande, o que levamos em consideração no momento de elaborar um projeto é a concorrência do segmento de mercado e dificuldade da estratégia de SEO a ser implantada. Então nós não trabalhamos com rendimento do cliente, pois conseguimos ter uma noção da receita de alguns clientes pela web (por exemplo de e-commerce). Enfim, nós elaboramos um projeto, medindo a dificuldade que teremos, estratégia implantada e profissionais que alocaremos no projeto, não diferindo se este cliente é grande, médio ou pequeno, mas fica bem claro que quanto maior o porte deste cliente mais difícil deve ser trabalhar contra sua concorrência.

      Espero ter te ajudado.
      Grande abraço.

      Responder
      • Cleiton Mapi

        Nestor muito obrigado pelas respostas, eu pude ouvir respostas no mestre cast seguinte, mas por conta de muito trabalho externo eu não pude vir aqui agradecer, espero sua participação em um novo mestrecast. grande abraço

        Responder
  7. Alex Leite

    Caras vocês me surpreendem a cada dia, quem diria que funcionários de uma empresa em sã consciencia ensinaria, a concorrência a ganhar dinheiro, isto nos ajuda a refletir como o conhecimento deve ser repartido, dividido com todos e não guardado para sí , pra se achar o bam bam bam.
    E é muito legal isto.
    A partir do momento em que você ensina seu conhecimento se renova e mostra novas possibilidades, Parabéns a toda equipe da MestreSeo.

    Responder
  8. Felipe Ferezin

    Parabéns,
    Dicas de grande importância na orientação de profissionais e empresas em como captar novos Clientes e não oferecer trabalhos de baixa qualidade, o que muitas vezes cotrinui para denegrir o mercado de SEO.

    Responder
  9. Daniel Santos

    Realmente é muito difícil vender SEO, por mais que o serviço traga ótimos resultados, os clientes ainda preferem apostar nos links patrocinados, por ser mensurável e mais “fácil de entender”.
    Na minha opinião, um dos melhores fatores para convencer o cliente é apresentar cases de sucesso desenvolvidos pela agência ou profissional, mostrar números e resultados reais.

    Parabéns pelo cast e obrigado pelas informações!

    Responder
  10. dmello

    Senhores vcs não teriam modelo de propostas e contratos SEO para disponibilizar para galera?

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>