UaiSEO 2.0 – O que Aconteceu na Mesa Redonda

Durante o UaiSEO 2.0 aconteceu uma mesa redonda com todos os palestrantes, na qual foram abordados diversos temas, desde assuntos novos e polêmicos como o Google Instant, até uso de microformats, links patrocinados e até mesmo relacionamento com o cliente. Seguem abaixo os principais tópicos abordados, bem como as opiniões expressas durante a mesa redonda.

Google Instant

Google Instant

O uso do Google Instant ainda não afetou o comportamento dos usuários – ou seja, o comportamento de busca dos usuários no Brasil ainda continua o mesmo. Entretanto, é necessário esperar a chegada do Google Instant no Brasil para verificar quanto e como o comportamento dos usuários brasileiros será modificado com o uso desse recurso – o que pode levar de meses a anos. Vale ressaltar que, de maneira geral, o comportamento dos usuários não é alterado em intervalos curtos de tempo.

Pelas long tails terem assumido uma importância maior, no Google Instant o contexto passa a ter mais relevância – ou seja, otimizar para única palavra-chave não é tão interessante como otimizar para variações e investir em conteúdo de qualidade. Uma boa dica de como otimizar para o Google Instant é verificar as sugestões de queries fornecidas pelo Google e otimizar para elas, ou seja, o Google Instant passará a ser mais uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave.

Com o lançamento desse novo modelo de busca surgiram “técnicas” de como fazer o tracking de keywords no Google Instant, na tentativa de capturar “meias palavras” – as que originaram a busca, mas as técnicas não funcionam. Ou seja, não é necessário, nem confiavelmente possível,  utilizar nenhum parâmetro específico para fazer o tracking dos resultados do Google Instant.

Long Tails – Ah, as long tails…

Lemure Cauda Longa

Quem esteve presente vai relembrar, nesse momento houve uma discussão bem interessante a respeito do tráfego gerado por long tails. A dúvida, persistente, era como obter o número exato de visitas que pode ser obtido com a otimização desses termos.

É importante lembrar que não é possível calcular o tráfego exato para nenhuma keyword, mas é possível calcular uma estimativa com base nos dados fornecidos pela ferramenta Keyword Tool External. E é simplesmente impossível prever quantas visitas existirão em um determinado período de tempo exatamente.

Diversas fórmulas existem para se fazer previsão de tráfego, mas sempre são valores estimados.

Google News

Notícias

A dúvida que gerou a discussão em torno do Google News foi : “O Google USA exibe as palavras-chave utilizadas na montagem de ‘clusters de notícias’ dentro do Google News Americano, e o Google Brasil?”.

O algoritmo do Google News brasileiro deve ser semelhante ao utilizado no Google USA, mas a interface ainda não – esse pode ser um problema de tradução das categorias e adaptação de interface.

Muitas vezes o que é verificado é que pequenos portais de notícias conseguem aparecer no Google News, em contrapartida grandes portais muitas vezes não. Isso ocorre porque os grandes portais de notícias tem um considerável volume de páginas criadas diariamente e existe uma dificuldade tecnológica para produzir os sitemaps – quando alguns dos grandes portais conseguem produzir seus sitemaps, os pequenos portais já produziram e enviaram os seus.

Links Patrocinados

Google Adwords

Uma das dúvidas levantadas na mesa redonda foi em relação aos cliques inválidos: “Faço links patrocinados há 10 anos e verifiquei que havia um total de 18 mil reais referentes aos cliques inválidos. Alguém já teve esse problema com os cliques inválidos?”

O demonstrativo de cliques inválidos do AdWords tem como intenção demonstrar o quanto você poderia ter gasto com os cliques inválidos – ou seja, ele não cobra por esses cliques.

Microformats

microformats

Em primeiro lugar, vale ressaltar que não é somente porque você utiliza microformats que o Google vai exibir rich snippets para o seu site: somente sites com uma relativa autoridade (para o Google) conseguem resultados com rich snippets.

Segundo estudos da Direct Performance, os resultados de buscas locais em dispositivos mobile é mais comum a ocorrência de resultados com rich snippets, se comparado com as mesmas pesquisas efetuadas em desktops.

Outro ponto levantado é de que no Brasil o uso de microformats – além de não ser comum – ainda não é feito de maneira adequada pela maioria dos sites que utilizam esse recurso.

Bing no Brasil

bing

Outro ponto levantado foi o lançamento do Bing Bot.

Uma das preocupações que se deve ter com o aparecimento de mais um bot no mercado é se a infra-estrutura do site é capaz de agüentar – muitas vezes esses bots, no início, fazem muitas requisições ao site, o que pode comprometer o funcionamento do mesmo caso o servidor não esteja preparado para um número grande de requisições.

Quanto à otimização, embora os mecanismos de busca possuam diferentes algoritmos de rankeamento, grande parte dos fatores são os mesmos (mas, é claro, com pesos diferentes para cada Search Engine). Ou seja, otimizando para o Google, de maneira indireta você também estará otimizando para as demais Search Engines.

Como Vender SEO?

HandShake

Essa é, talvez, uma das perguntas mais difíceis de se responder. Existem empresas que vendem rankings, mas essa é uma prática perigosa: além de não ser possível garantir o primeiro lugar, o cliente ficará insatisfeito com o primeiro problema com o posicionamento das palavras-chave.

O ideal é pedir um prazo mínimo de contrato para mostrar a evolução do trabalho e esse prazo mínimo deve ser igual ou superior a seis meses de trabalho. Nesse período, mostre para o cliente a relação custo-benefício dos trabalhos de otimização – ou seja, coloque em gráficos o quanto o cliente investe e quando o site “vendeu” em um determinado período, bem como a evolução desses ganhos.

Existem ainda outras abordagens quando o assunto é convencer o cliente, mas o fato é que além de simplesmente vender SEO o ideal é vender SEO para os clientes certos: é muito melhor ter como um cliente uma empresa/marca que possui um site com ferramentas de análise instaladas (Google Analytics e Webmasters Tools, por exemplo). Caso contrário, é importante fazer o trabalho de educação desse cliente para que ele entenda que expectativas criar, que objetivos definir e como funciona para alcançá-los.

E você, assistiu ao UaiSEO? Gostou da mesa redonda? Gostaria de ter feito alguma pergunta e perdeu a oportunidade? Deixe seu comentário.

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>