Teste A/B: O Que É e Por Que Fazer?

Olá, Leitores da Mestre! Tudo bem com vocês? No episódio de hoje da Mestre TV nosso CEO, Fábio Ricotta, junto com o Frank Marcel, diretor e segundo no comando aqui da agência, vão explicar o que é o teste A/B e os motivos para você usar essa técnica. Clique no play e confira!

Quando se trata de marketing digital existem duas frentes de trabalho muito interessantes: a aquisição e a conversão. A segunda pode ser melhorada quando otimizamos os resultados com as mesmas pessoas e os mesmos recursos. E uma das formas para você otimizar os seus resultados na web é utilizando o teste A/B. Confira a seguir.

O que é teste A/B?

O teste A/B consiste na técnica de testar uma variável “A” versus uma variável “B”. Usando a mesma quantidade de pessoas, de forma aleatória, você pode conferir como foi a performance das variáveis e descobrir quantas pessoas converteram em quais variáveis, definindo a mais eficiente.

Converter, de forma resumida, é uma ação na sua página, ou seja, uma compra, um cadastro, um download de e-book, o play em um vídeo e centenas de outras formas.

A grande pergunta a ser respondida pelo teste A/B é: o que poderia ficar melhor? Seja o título, a cor, o CTA, o botão para a ação, tipo do formulário, entre outras coisas.

Algumas mudanças simples podem fazer muita diferença em sua página. No vídeo, Frank exemplifica o uso da foto de uma pessoa na tela. Alguns testes A/B comprovaram que, quando a personagem da foto olha para o formulário e/ou gatilho para a conversão, as conversões tendem a aumentar, pois nós somos instigados a olhar para onde a personagem da foto olha. Incrível, não é?

 

Ferramentas para teste A/B

Enquanto profissionais de marketing digital, nunca podemos ter como base do trabalho verdades absolutas, por exemplo: o botão verde converte mais, a CTA “faça download grátis” tem melhores resultados, etc.

Devemos testar tudo, por mais simples e ingênuo que pareça e, para isso, existem ferramentas como o criador de páginas Klick Pages, que já possui o seu próprio sistema testador de páginas.

Aqui na Agência Mestre nós costumamos usar o Google Analytics, que concentra grande parte das soluções para o marketing digital do seu site.

Porém, atenção: o seu teste A/B precisa seguir com precisão uma ferramenta ou metodologia, pois, se durante os testes algumas variáveis mudarem, como uma semana diferente ou redução do investimento em aquisição, os seus resultados serão severamente afetados.

Além do Google Analytics existem outras ferramentas de teste A/B, como o Optimizely e o próprio Google Website Optimizer. Escolha uma e implemente já os testes em seu negócio!

Dá para confiar em ferramentas de teste A/B?

É muito comum vermos no mercado alguns profissionais que não confiam nas ferramentas de teste A/B, sendo que eles tomam decisões baseadas apenas no próprio tato. Arriscado, não é?

Mas, fique tranquilo, as ferramentas de teste A/B têm bases científicas por meio de estatísticas. Por exemplo, no Google Analytics você precisa escolher a porcentagem de certeza que uma página é melhor do que a outra, sendo que o mínimo desse parâmetro é de 95%.

Ficou convencido? Quer aprender sobre teste A/B?

Dentro da Mestre Academy temos aulas específicas para você que deseja aprender mais sobre o teste A/B, no curso de Google Analytics e Tag Manager. Nas aulas, o Frank ensina você a monitorar sites e fazer análises, além de desvendar tudo sobre o teste A/B com dicas extremamente eficientes.

Uma das dicas mais importantes do curso é “tente estar sempre o menos errado possível”, pois não existe certo ou errado. Você precisa testar e experimentar cada vez mais, até chegar nas versões ideais para o seu público-alvo. Entendeu?

Gostou da participação do Frank? Deixe nos comentários, assim convidaremos ele para novas participações no Canal da Mestre Academy. Aproveite e se inscreva no canal, para receber conteúdos em primeira mão para o seu negócio!

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>