SEOmoz Seminar 2009

Olá leitores da Agência Mestre!

Nos dias 24 e 25 de Agosto estive no SEOmoz Seminar 2009, um mega-evento de SEO realizado em Seattle, organizado por uma das melhores empresas de SEO do mundo, o SEOmoz. Este evento reuniu uma grande quantidade de profissionais de SEO e empresas com a mesma finalidade: aprender mais sobre SEO, sem nenhum tipo de propaganda (“jabá”).

Vamos então ao que rolou no evento:

SEO is Nothing Without Content

Rand Fishkin e Fábio RicottaO evento teve início com uma palestra do Rand Fishkin, do SEOmoz, com o tema “SEO is Nothing Without Content“. Nesta palestra o Rand iniciou mostrando uma pirâmide do SEO, onde a base é o conteúdo do website, e que um website não sobrevive, ou melhor, não consegue se sustentar muito tempo sem um conteúdo de qualidade. Ele ainda frisou que é muito importante pensar no ganho de links e como o seu conteúdo pode colaborar para isto. Uma das partes que mais chamou a atenção foi a questão de como trabalhar com os seus usuários, incentivando-os a colaborar com o seu website. Por fim, ele ressaltou a importância de se pensar em como ganhar os links para o seu website, facilitando o trabalho de quem quer criar um link para você.

Structurally Sound: SEO for Site Architecture

Em seguida, o próprio Rand Fishkin continuou com uma palestra chamada “Structurally Sound: SEO for Site Architecture” onde o foco era falar sobre a arquitetura de websites no trabalho de SEO. Ele começou mostrando algumas dicas de como maximizar o potencial da navegação do seu website, e sem seguida falou um pouco sobre o uso de sitemaps HTML. Ainda na palestra, ele mostrou algumas dicas de como controlar ou ganhar juice de páginas pouco focadas no trabalho de SEO e ainda sobre como não cometer alguns erros de arquitetura. Por fim, a sua dica para ganhar mais páginas indexadas foi a mais comum: ganhar mais links.

First You Get The Keywords, Then You Get The Money

Ken Jurina e Fábio RicottaEm seguida, Ken Jurina, Presidente e CEO da Epiar Inc, realizou uma excelente palestra entitulada “First You Get The Keywords, Then You Get The Money“. Ele iniciou falando sobre como fazer um bom Keyword Research e da importância de entender o que o seu usuário deseja. Em seguida, mostrou várias formas para se analisar as keywords que os concorrentes atacam, descobrindo assim, novas keywords a serem atacadas. Ken Jurina ainda ressaltou a importância de se observar keywords pouco utilizadas e pouco atacadas no mercado, mostrando formas de identificá-las. Por fim, ressaltou e mostrou formas de se medir as taxas de conversão de keywords, que é uma importante métrica em uma estratégia de SEO.

Completing the Mental Model: Alternative SEO Tools

Danny Dover e Fábio RicottaDepois do Ken Jurina, subiu ao palco o Danny Dover, uma pessoa super simpática da equipe do SEOmoz, para falar sobre ferramentas de SEO em sua palestra entitulada “Completing the Mental Model: Alternative SEO Tools“. Com uma linguagem clara e objetiva, que é o que gostamos, o Danny mostrou uma série de ferramentas para análise de cabeçalhos HTTP, de código fonte, e palavras-chave. Ainda recomendou a série de livros Blue Print, a qual eu tenho a versão de SEO e recomendo mesmo. Por fim, ele citou o “The Internet Marketing Handbook“, uma página do SEOmoz repleta de ferramentas e guias existentes na web e que podem ajudar a qualquer profissional de SEO a se aprofundar ainda mais.

Getting the Most out of Linkscape

Nick GernerEm seguida, foi a vez de outro membro da equipe do SEOmoz a se apresentar. Nick Gerner subiu ao palco com a palestra “Getting the Most out of Linkscape” onde iniciou mostrando os principais fatores de rankeamento do algoritmo do Google. Falou ainda sobre o porque do índice da Linkscape ser baixo, mas informou que é uma boa representação do que acontece na web. Ele citou ainda as ferramentas de busca do links quebrados, a lsvisualize e anunciou a nova ferramenta de análise de links de concorrentes, a link-intersect. Por fim, ressaltou a importância dos Q/A do SEOmoz e ainda listou uma série de artigos publicados pelo SEOmoz que relatam a evolução da Linkscape.

Maintaining Verticality: News Search + Image Search

Matthew Brown e Fábio RicottaCom um tema muito interessante, Matthew Brown, COO e Co-Fundador da Define Search Strategies, subiu ao palco falando sobre “Maintaining Verticality: News Search + Image Search“. Para iniciar a palestra, Matthew mostrou um pouco sobre a quantidade de tráfego recebida pelos canais de search e imagens dos principais buscadores. Em seguida mostrou algumas ferramentas, tais como Google Insights e Google Adwords Keyword External Tool para realizar um bom keyword research. Entrando na área de News, ele citou dicas para conseguir obter uma matéria/notícia publicada no Google News e Yahoo News. Lembrou bem o caso de se pesquisar muito sobre como escolher bem as palavras que irão compor o título de sua notícia, de forma que os seus usuários busquem pelos termos lá contidos.

Local Search Marketing Strategies

David MihnPara falar de um tema super quente no momento, subiu ao palco David Mihn, consultor especializado em Local Search e responsável pelo artigo Local Search Ranking Factors. Em sua palestra “Local Search Marketing Strategies” ele abordou 3 pontos principais:

  1. Por que se preocupar com Local Search?
  2. Entendendo mais sobre Local Search e seus algoritmos
  3. Casos especiais e estratégias: múltiplas localizações e páginas de localidade

A palestra foi muito proveitosa mostrando excelentes dicas de como se posicionar bem nos resultados locais do Google. Um ponto muito importante foi o relato de um caso especial de como trabalhar múltiplas localizações no Local Search.

How To Build and Execute A Link Building Campaign

Tom Critchlow e Fábio RicottaDepois da grande palestra sobre Local Search, subiu ao palco Tom Critchlow, do Distilled, com a palestra “How To Build and Execute A Link Building Campaign“. Em um dos ritmos mais alucinantes do dia, o Tom mostrou de início 3 casos onde haviam duas visões, a da marca pequena querendo ganhar da marca grande e outra visão, onde a marca grande “esmagava” a marca pequena com a sua estratégia de link building. Em ambos recebemos diversas dicas de como criar uma boa campanha de link building. Após estes casos, ele mostrou um pouco sobre como analisar corretamente os seus concorrentes, entendendo o seu mercado, observando as ações do seu concorrente e ainda identificando tudo o que ele fez de bom para você se aproveitar. Ele ainda entrou um pouco no assunto de que deve-se focar o ROI, e falou ainda que existe um alto ROI quando se fala em engagement no social media.

Why you should take the startup leap

Dharmesh Shah e Fábio RicottaEm uma palestra que não estava ligada diretamente ao SEO, o Fundador e CTO da HubSpot, Dharmesh Shah, falou um pouco sobre como criar uma grande startup em sua palestra “Why you should take the startup leap“. Ele começou mostrando como “aprendeu” sobre startups, onde ele desenvolveu 2 outras empresas antes de criar a Hubspot, a qual recebeu um aporte de capital de 17 milhões de dólares. Em seguida ele entrou em uma parte motivacional, dizendo aos presentes para criarem startups e citou uma frase muito interessante: “Nunca existe um tempo ruim para se começar uma grande empresa”. Dharmesh ainda citou os riscos envolvidos na criação de uma startup e deu mais algumas dicas para startups, finalizando com uma sábia frase de Sydney Smith: “Regret for the things we did can be tempered by time; it is regret for things we did not do that is inconsolable“.

History of SEO vs Future of SEO

História do SEOPara começar o segundo dia tivemos um grande desafio, de um lado os Todds falando sobre a História do SEO e de outro Rand Fishkin falando sobre o Futuro do SEO. A audiência escolheria a melhor apresentação.

Os Todds começaram com uma boa frase: “O jogo nunca muda, mas algumas regras mudam”. Com base nisto eles mostraram as 11 principais mudanças que aconteceram desde 1995. Citaram mudanças em fatores onpage, offpage, o Florida Update, o efeito Sandbox, os filtros de conteúdo duplicado, suspeitas de revisão humana nos resultados, universal search, a questão de links pagos e os mais recentes, sobre a polêmica de nofollow e a segmentação.

Futuro do SEOEm seguida o Rand veio com tudo em sua palestra sobre o Futuro do SEO, que foi muito parecido com um Whiteboard Friday que ele já fez no SEOmoz. Na palestra ele ressaltou a importância das buscas verticais no futuro do SEO, dizendo que é o papel do profissional de SEO estudar cada vez mais os sistemas que estão surgindo, descobrindo como cada forma de rankeamento trabalha. Ele falou ainda que acredita no aumento da personalização de resultados, do aumento do uso de mobile e citou que a busca social deve ser cada vez mais interessante. Ainda em sua palestra o Rand citou que é muito importante que os profissionais de SEO e empresas participem cada vez mais das redes sociais e que cada vez devem pensar mais na internacionalização dos serviços e da competição.

No fim, os presentes escolheram a palestra do Rand como sendo a melhor.

High ROI Social Media

Fábio Ricotta e Todd MalicoatLogo depois da grande batalha entre os Todds e Rand Fishkin, subiu ao palco apenas um deles, o Todd Malicoat. Em sua palestra chamada “High ROI Social Media” ele mostrou várias formas de como interagir com social media para obter um alto ROI, tanto na questão de conversões como em links mesmo. De início ele introduziu informações sobre social media e já entrou na área de como fazer monitoramento de social media, levantando as seguintes questões:

  1. Quando você monitora?
  2. O que você monitora?
  3. Como você monitora?

Em seguida, o Todd mostrou 7 passos para um processo de Linkbait e ressaltou que é muito importante pensar muito bem em como a estratégia do linkbait será feita. Não basta apenas “jogá-la” na internet. Uma das partes mais engraçadas de sua palestra foi a questão de comparação entre processos de Black Hat entre empresas pequenas e grandes, as quais ressalto abaixo:

  • Marca pequena: Cloaking – Marca grande: IP Delivery, Geo-targeting, User Experience Optimization, etc.
  • Marca pequena: Cross Linking – Marca grande: Cross Promoting
  • Marca pequena: Link BUYING – Marca grande: Strategic Media Business Development
  • Marca pequena: Doorway Pages – Marca grande: Landing Pages
  • Marca pequena: Reciprocal Linking – Marca grande: Co-Branding
  • Marca pequena: Social Media Spamming – Marca grande: Social Media Optimization& Reputation Management

Sources of SEO Wisdom

Fábio Ricotta e Ben HendricksonEm uma palestra muito ciencífica (que eu gostei muito), Ben Hendrickson do time do SEOmoz em sua palestra “Sources of SEO Wisdom” falou sobre a obtenção de dados dos search engines e como entendê-las. Ele mostrou um experimento que o SEOmoz realizou, onde eles realizaram mais de 10.000 consultas no Google e obtiveram vários resultados interessantes. Eles exibiram diversos gráficos de pizza, ilustrando métricas de URL, de subdomínio e de domínio, falando em cada caso, qual/quais as métricas mais importantes. Uma curiosidade que o pessoal do SEOmoz fez foi lançar todo este experimento no Caffeine, para saber qual a variação média de resultados, e realmente, existe uma diferença, que nos estudos, foi de cerca de 4.5 posições.

How to Win SEO Budget and Influence your CMO

Seth BesmertnikEm seguida, subiu ao palco Seth Besmertnik, CEO da Conductor para falar sobre gerenciamento de receitas e como trabalhar o SEO em sua empresa. Na palestra entitulada “How to Win SEO Budget and Influence your CMO” ele começou falando do cotidiano de empresas que descobrem o SEO, acham uma maravilha, fazem o processo errado e acabam se prejudicando. A estrégia que o Ben mostrou é bem simples: veja as oportunidades, depois gere expectativas e bole um plano de ação, em seguida faça relatórios “feito um louco”. Uma das imagens mais interessantes do evento veio da palestra do Ben, onde ele cita que SEO é tudo ou nada:
SEO é tudo ou nada

The Importance of Being Angelic

Fábio Ricotta e Vanessa FoxLogo após, em uma das palestras mais aguardadas, subiu ao palco Vanessa Fox do Nine by Blue. Em sua palestra entitulada “The Importance of Being Angelic” ela fez uma certa “apologia” às boas práticas com relação aos search engines. A Vanessa citou ainda a importância dos engenheiros dos search engines, em especial do Google, desenvolverem algoritmos que sejam úteis e não prejudiquem o índice do buscador, como por exemplo, remover 99% dos sites do índice. Ela ainda tirou várias dúvidas com relação à técnicas serem spam ou não, como por exemplo, image replacement, quantas palavras que eu posso otimizar por página, etc. Ela ainda fez um guia excelente sobre como sair de uma punição do Google, mostrando passo-a-passo com revisar o seu website e citou que é muito importante olhar o Webmaster Tools caso os seus rankings caiam e suas visitas também, pois na grande maioria dos casos, o Google avisa se encontrou algo “errado”.

How we grew the sales of SEOmoz

Ben Jesson e Fábio RicottaNa penúltima palestra do evento, subiu ao palco Ben Jesson, CEO do Conversion Rate Experts, uma empresa especializada em aumento de conversão. Na sua palestra “How we grew the sales of SEOmoz”, Ben mostrou principalmente o estudo de caso do SEOmoz, que é um dos vários clientes de sua empresa, e como eles conseguiram aumentar absurdamente as vendas de assinaturas do SEOmoz. Ele mostrou como a Conversão é um ciclo vicioso, onde a Receita é composta de visitas, taxa de conversão e valor vital do cliente. Ressaltou ainda que o é vicioso pois o SEO, PPC, Vendas de afiliados, geram mais visitantes e assim geram mais renda, proporcionando maiores investimentos em SEO, PPC e Afiliados. O Ben ainda mostrou em um super organograma como é o processo para aumento de conversão que eles utilizam em seus clientes.

SEO Business Strategy – 15 Business Blunders SEOs Make

Conrad SaamPara a última palestra do evento, subiu ao palco Conrad Saam do Avvo com a palestra “SEO Business Strategy – 15 Business Blunders SEOs Make“. Ele começou ilustrando que SEO não é um departamento, mas sim uma gama de departamentos, tais como Conteúdo, Marketing, Relações Públicas, Vendas e etc. Ele aproveitou para afirmar que não é preciso ser muito bom em SEO, mas sim conhecer pessoas que sabem muito sobre SEO. Uma das partes mais interessantes de sua palestra foi quando citou que o Matt Cutts não é um engenheiro do Google, ele é na verdade alguém responsável por Relações Públicas no Google, e que ele irá defender sempre os interesses do Google. Sendo assim, Conrad ainda disse que é muito importante saber filtrar o que o Matt Cutts fala, pois nem sempre você deve aplicar tudo o que ele diz.

Conclusões

Sem sombra de dúvidas foi um excelente evento organizado pelo SEOmoz, com palestrantes de altíssimo nível e com temas muito relevantes. É notório a diferença deste evento para eventos realizados no Brasil, pois além de palestras excelentes, não vimos 1 propaganda sequer. Acho que é tempo da comunidade brasileira exigir isto dos eventos que participa, além, é claro, de exigir boas palestras.

Com relação ao networking foi excelente! Os dois “happy hours” serviram de interação para uma parcela dos participantes, que se encontraram, trocaram experiências e puderam conversar com os palestrantes abertamente. Realmente foram momentos de criar novas amizades, tanto com o pessoal do SEOmoz quanto com outros profissionais de SEO.

SEOMoz Seminar
Da esquerda para a Direita: Tom Critchlow do Distilled, Adrian Ridner do Remilon, Jen Sable Lopez do SEOmoz, Sam Niccolls do SEOmoz, Jessica Eballar da Bill4Time, eu, e Cassiano Travarelli do BrasilSEO.

Termino esta cobertura anunciando que, nós da Agência Mestre, estaremos no SMX East em Outubro e no PubCon em Novembro. Então fiquem ligados que as coberturas dos eventos virão através do nosso Twitter e do nosso website.

Um abraço!

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

6 Comentários para “SEOmoz Seminar 2009”

  1. Cassiano Travareli

    Grande Ricotta,

    Muito Boa a Cobertura do Evento!

    Estou tentando escrever um post também, vamos ver se semana que vem solto algo!

    Evento nota 10! e o Pool Party nota 11! hahaha

    Grande Abraço!

    Responder
  2. Alberto André

    Parabéns pela excelente cobertura do evento!
    Pelas atuais condições, só pude acompanhar o evento pelo twitter, e você e o Cassiano fizeram uma excelente cobertura, espero que em futuro bem próximo agente possa se encontrar em um evento assim =)
    Sucesso para vocês!

    Responder
  3. Diego Silva

    “É notório a diferença deste evento para eventos realizados no Brasil, pois além de palestras excelentes, não vimos 1 propaganda sequer. Acho que é tempo da comunidade brasileira exigir isto dos eventos que participa, além, é claro, de exigir boas palestras.”

    Então cria um a este nivel.

    Novamente, o pessoal da SEO explicou apenas o que todos que conhecem a fundo SEO sabem.

    “O jogo não muda, mas a regras sim”, verdade.
    SEO não é nenhum misterio. Resume-se a Palavras- chaves, Acessibilidade e facilidade para os visitantes e bots.

    É muito “oba oba” em cima do SEOMoz.

    Responder
  4. Fábio Ricotta

    Olha Diego, não está longe dos planos da Agência Mestre criar um evento de qualidade no Brasil. Isto será feito.

    Eu gostaria de saber se por acaso você estava no evento para afirmar que “o pessoal da SEO explicou apenas o que todos que conhecem a fundo SEO sabem”. Creio eu que não foi bem por aí. Se eu resumi algo aqui neste artigo e com base nisto você está fazendo esta afirmação, você está completamente enganado.

    Eu acho que não é muito “oba oba” em cima do SEOmoz. Você realmente acompanha o trabalho deles? Eles tem um bom respeito da comunidade de SEO internacional… acho meio arrogante da sua parte dizer isto.

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>