SEO para Blogs – Fábio Ricotta na Campus Party

Panorâmica da palestra do Fábio Ricotta

Olá, amigos da Agência Mestre!

Como dissemos no último artigo, o primeiro da cobertura Campus Party 2011, quarta-feira reservou para nossa equipe um grande dia. Além de muito trabalho, foi o momento da apresentação de Fábio Ricotta para todo evento, no palco de Mídias Sociais.

Sob o tema “SEO para Blogs”, Fábio subiu ao palco precisamente às 14h15. O público surpreendeu e apareceu em grande número para acompanhar as dicas e informações do Fábio sobre o que fazer em seu blog para otimizá-lo da melhor forma.

Fábio dividiu sua apresentação em duas partes. A primeira envolveu um apanhado do que ele disse no ano passado, na mesma Campus Party. Fez um apanhado sobre SEO para blogs, apresentando alguns plugins para WordPress.

A segunda etapa foi montada exclusivamente para a edição 2011 da Campus. Ricotta tomou três exemplos para, na prática, mostrar como trabalhar o SEO dentro do blog. Dividiu os experimentos da seguinte forma: o blogueiro iniciante, o famoso e o site de uma empresa.

Apresentação dos exemplos - palestra do Fábio Ricotta

Com o foco no conteúdo, ele demonstrou cada site e, em seguida, apresentou dicas quentes do que fazer em cada caso, de acordo com a necessidade, o tema, o nível de trabalho e o público alvo destes blogs.

Post Rank, Topsy, Übersuggest, Soovle e What The Trend foram algumas das ferramentas utilizadas em cada análise. A parte de métricas também não foi esquecida e o Google Analytics recebeu atenção especial na questão da reotimização.

Por fim, Fábio falou da ferramenta SEM Rush e deixou um pensamento simples, porém bastante eficiente: “SEO + Social Media = Sucesso”. Uma conta que pode parecer trabalhosa, mas o retorno é certamente bastante satisfatório para quem a utiliza.

Fábio ainda foi bombardeado de perguntas, que passaram dos dez minutos liberados pela organização. Um momento bastante produtivo para aqueles que assistiram à palestra e puderam extender o assunto.

Vale lembrar que quem não pode comparecer a Campus Party teve a chance de acompanhar a apresentação em um live streaming que foi amplamente divulgado pelo Twitter momentos antes da palestra.

Com o público dividido entre pessoas que estavam fora e até mesmo aqui no Centro de Exposições Imigrantes, o streaming da apresentação chegou a 500 visualizações. Se você perdeu, pode conferir a palestra na íntegra abaixo:

A apresentação SEO para Blogs também já está no Slideshare:

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

4 Comentários para “SEO para Blogs – Fábio Ricotta na Campus Party”

  1. Kenneth Corrêa

    Fábio,

    Fiz a pergunta ao final de sua excelente apresentação, sobre a diferença entre páginas e sites (muito mal formulada a pergunta, inclusive).

    Conversei em seguida à apresentação com o Frank Marcel, e a resposta dele (o domínio dá um empurrão à páginas hospedadas nele), aliadas à este artigo de junho/2010 do Search Engine Watch (http://searchenginewatch.com/3640671), no trecho:

    Authority is Domain-wide: Authority affects an entire domain name. A new page on an old website needs to receive enough link value, but can rank from day one.

    Me deram a ideia de que, NO CURTO PRAZO (para fins de indexação), vale mais apenas hospedar o blog da empresa no dominio.com/blog do que no blog.dominio.com

    Faz sentido?

    Responder
  2. Toni Durden

    Muito bom, Fábio! Para quem não pôde ir à Campus Party, é um prato cheio o vídeo.

    Eu já tinha implementado TODAS as sugestões do Mestre Cast WordPress SEO lá no mude.nu e agora vou acrescentar essas. A do Post Rank é matadora!

    Responder
  3. Thiago

    Parabéns, além de tudo, foi legal comentar sobre algumas ferramentas gratuitas que possam nos auxiliar, muitas pessoas ainda não conhecem.

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>