SEO e SEM: O que funciona e o que não funciona na web – Seminários Info

SEO e SEM: O que funciona e o que não funciona na web A palestra mais esperada por nós do Agência Mestre deixou a desejar por vários fatores. Este painel contou com a participação de Martha Gabriel (New Media Design), Marcelo Sant’Iago (Mídia Click) e Alexandre Kavinski (Mídia Digital), todos grandes figuras de SEM no Brasil. Infelizmente, mais uma vez o assunto ficou focado em Links Patrocinados, onde os expositores e a maioria do público tinham maior conhecimento, familiaridade e desenvoltura.

O ponto em comum entre Links Patrocinados e SEO, citado durante a palestra, foi que o site deve sempre ter um objetivo e trabalhar para alcançá-lo.

Outro ponto foi a concorrência. Deve-se sempre observar a concorrência para se descobrir o que está dando certo para eles e fazer melhor, para que dê certo para você também. Um dos lemas que aprendemos: se você não faz a tendência, siga-a.

 

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

5 Comentários para “SEO e SEM: O que funciona e o que não funciona na web – Seminários Info”

  1. Cleverson

    Olá Fábio e todos os Colaboradores.
    Ouvi os PodCasts do Seminário de Marketing de Busca no pelo site da Info. Apesar de não ter palestras técnicas, realmente houve mais assuntos irrelevantes do que o SEO propriamente dito. Muita propaganda de produtos dos grandes anunciantes, muito bla, bla bla, deixanod o seminário a desejar. Bom, estou começando agora meu interesse pelo SEO e SEM, apesar de usar o SEM a pouco menos de um ano. Bom, hoje acessei um site de um concorrente (Que Barato, com Page Rank 4) e inseri um anúncio de teste no sistema deles. Verifiquei que eles usam as meta tags keywords, description, robots, authors, verify-v1 e title. Além disto usam xhtml, tabeless e o url rewriting (url amigávies). Em 10 minutois depois fui no google e pesquisei por um por um termo com o mesmo título do meu anúncio. Vcs acreditam o o Google já tinha indexado a página inicial deles? Poxa, fiquei indignado pois isto não acontece no meu site com PageRank 3. Será que tem alguam marmelada ou exise alguma tecnica para os buiscadores indexar o site diariamente?

    Outra pergunta é: Além das metas tags corretas, links apontando para a páginas do meu site, urls amigáveis e tudo que já postaram aqui, gostaria de saber por que demora tanto para o page Rank subir e o google indexar as páginas … Recentemente inseri o url rewrite no meu servidor e a maioria das urls estao sendo reescritas. Mesmo assim, faz 10 dias que o google nãoindexa nemuma pagina do meu site, já inseri os sitemaps e tudo e mesmo assim, nada!! O que devo fazer?? Obrigado.

    Responder
  2. rodrigo

    Cleverson…dando uma pitada nas suas perguntas…

    O pagerank do seu site varia a todo o momento, sempre quando o google indexa os sites pela internet toda e que tem algum link com ele…Apenas o número que ele atribui é “fixo” e é atualizado de 2 a 3 vezes ao ano.

    Ha uma tag que vc pode indicar pro boot quando voltar a indexar o site..da uma olhada no “revisit-after”.Ela não é cumprinda 100 % das vezes, mas para o meu site, na média, o boot quase mantém o prazo de 3 dias que eu sugeri.

    O pessoal deste blog vai com certeza te dar mais dicas…abraços e espero ter ajudado.

    Responder
  3. Cleverson

    humm .. muito bom saber disto Rodrigo, eu não li este artigo sobre a tag revisit-after. Isto vai dizer o prazo da proxima vez que o google vai indexar? No caso do meu site, existem várias novas paginas por dia, se eu quiser que ele indexe em 3 em 3 dias, ele vai comprir? Bom, no sistema para webmasrets do google, tem a sobre a indexação Normal, Lenta e Rápida, coloquei rápida, ele até avisa sobre a sbrecarga que meu servidor pode sofrer com isto, mas mesmo assim está demorando. Olhei o site concorente hoje, nao existe o revisit-after nas páginas, qual será o critério do google indexar o site deles todos os dias? VOu procurar um posto melhor pra fazer este meu comentário. Obrigado

    Responder
  4. Frank Marcel

    E aí Rodrigo! Obrigado pela colaboração na resposta ao Cleverson!

    Cleverson, em relação ao seu primeiro comentário, não fique preocupado demais com PageRank, ele não é a última bolachinha do pacote e não é a razão de seu site ser mais ou menos vezes indexado. Como o Rodrigo disse, o webmasters tools do google permite que vc defina a taxa de atualização, mas mais do que isso o bot do google aprende a frequencia de atualização do seu site, acredite. Por exemplo, se você atualizar o seu site somente no domingo, o googlebot vai passar com certeza todo domingo no seu site, e esporadicamente em outros dias. Se o seu site é atualizado 2 vezes por semana, o googlebot aprende. 3, 4, 5, o tempo que for, o google bot aprende. Se for atualizado todos os dias, assim que ele se acostumar com isso, ele passa a visitar o seu site todos os dias.

    Sobre as meta tags, title e description são as que você realmente deve se preocupar, keywords é aconselhável ter, e a tag robots caso você queira especificar alguma coisa para uma página em especial.

    Abraços!

    Responder
  5. Cleverson

    Beleza Frank e Rodrigo!!! Vcs realmente jogam bem neste time do SEO. Muito Obrigado pelas dicas. Vcs tem algum outro site no modelo WEB 2.0, ou só trabalhar em site dos sues clientes?
    Poderiam me dizer quais sites vcs usam as técnicas de SEO?

    Bom, só para interagir mais com vcs, em 2003, quando me formei em Ciências da Computação, me interessei muito por internet, passei a estudar e desenvolver sites pra clientes e não me preocupava muito com SEO, até porque, naquela época não existia muita informação e existiam muitas limitações. Depois do surgimento do Google e a web 2.0, vejo que é fundamental a otimização e muita gente já está ganhando dinheiro com isto. Pra vcs terem uma idéia, em 2006, cansado do Mercado Livre, montei um site pra mim, só por brincadeira e passei um email Spam pra 50 mil pessoas. Destes 50 mil, consegui 5 mil cadastros e parei e não enviei mais. Despois disto, comecei anunciar 5 reais por dia no adwords e o site comecou a ter visitas… O site era totalmente gratuito e não usei nenhuma técnicas de SEO … não tinha nenhuma preocupação com os buscadores, mas o site comecou a ter visitas a cada, vindas do google, e hoje possui média de 40, 50 mil visitantes unicos / dia. Pedi demissão do trabalho pois estava ganhando mais com o site do que na empresa onde passei 8 anos … Passei a administrar o site, contratei gente e já estou lançando outro modelo de negócio e e uma nova versao para o PL. Devo muito ao Google, pois hoje tenho uma visão empreendedora e sei que o caminho está nos buscadores. Estou estudando várias coisas, todos os dias (webmarketing, seo, sem, etc) e cada dia surge uma coisa nova que não tenho tempo pra acompanhar. Então, gostaria de saber se vcs também tem seu próprio negócio, se tiveram uma história similar ou estão desenvolvendo algo pensando nas visitas .. sei que é difícil, no começo tem que pensar como um hobbie e não no dinheiro, mas vocês ja deram conta quantos podem ganhar se tiver um site bem acessado? Estou registrando alguns domínios e tenho várias idéias, baseada nas novas tendencias, e, se alguém aqui quiser ser parceiro ou até mesmo me propor uma sociedade, estou disposão. Aguardo a opiniaõ de vcs. Abs.

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>