Primeiro Lugar do Google: Por Que Todos Querem Chegar ao Topo?

Tenho certeza que você já desejou estar no primeiro lugar do Google para algum termo que o seu site ou blog aborda. Não é mesmo? E você não está errado! Aparecer na primeira página do Google, ainda mais em primeiro lugar, traz inúmeras vantagens para o seu site. Confira o vídeo abaixo para saber mais sobre o assunto.

Primeira Página do Google

Nos dias atuais, a maioria das pessoas que buscam algo na internet, clicam em um resultado que encontra-se na primeira página do Google. Ou seja, para quase todos os termos, se o seu site não aparecer na primeira do buscador, dificilmente ele será acessado organicamente por alguém. Por esse motivo, todos querem ter o site na primeira página do Google, em especial no primeiro lugar dos resultados.

Estudo Realizado

Assim que as pessoas começaram a falar sobre técnicas de otimização de sites para conquistar as melhores posições no ranking do Google, uma determinada empresa fez um estudo para identificar em que lugar da página as pessoas olhavam e clicavam. O fato é que as pessoas não olham para os dez resultados retornados em cada página. O estudo identificou que as pessoas olham, primeiramente para os resultados que estão no topo, de cima para baixo e da esquerda para direita.

Antigamente, os resultados patrocinados do Google, costumavam ficar posicionados na coluna da direita. Porém, sabendo que as pessoas têm uma tendência maior em clicar nos resultados do topo, atualmente, até mesmo os anúncios, encontram-se localizados em destaque na parte de cima dos resultados orgânicos, o que gerou muito mais receita para o Google e melhores resultados para quem investe em AdWords.

Estatísticas

Um outro estudo, realizado pela empresa Advanced Web Ranking, mostrou que o primeiro lugar orgânico do Google recebe cerca de 34% dos cliques, enquanto o segundo lugar recebe 19% dos cliques e o terceiro lugar, 12% dos cliques. Portanto, é notável que estar posicionado no primeiro lugar do Google é, de fato, uma grande vantagem competitiva frente aos seus concorrentes.

Heatmap da SERP do Google

É importante falar que essa estatística também se reflete para os anúncios do AdWords, ou seja, existe muita diferença em aparecer no primeiro bloquinho de anúncio, do que aparecer no quarto. Por isso, nós da Agência Mestre somos tão obcecados pelo primeiro lugar, seja no orgânico ou no patrocinado.

Que Lição Podemos Tirar Disso Tudo?

Aparecer em primeiro no Google é sim muito importante. Porém, mais importante do que isso é aparecer em primeiro lugar para os termos que trazem resultado para o seu negócio. De nada adianta eu ser uma pessoa que vende tênis e eu simplesmente investir muito dinheiro para estar em primeiro lugar patrocinado para a palavra “tênis”, pois talvez essa palavra não me gere o retorno esperado, uma vez que a pessoa está procurando por esse termo não é uma pessoa que está em um momento bom de conversão. Diferentemente, do que acontece com quem está procurando por “tênis nike para corrida tamanho 42”, que é uma pessoa que sabe o que quer e está mais propícia a comprar.

Como Saber em Que Lugar do Google Meu Site Aparece?

Para saber em que lugar do Google seu site aparece para uma determinada palavra-chave, você pode utilizar uma ferramenta gratuita do próprio Google, chamada Google Search Console. Através dessa ferramenta, você irá autenticar o seu site e a partir desse momento terá acesso às estatísticas de quantas vezes o seu site apareceu no Google e quais foram os termos e palavras que acionaram o seu site. Além de conseguir ver a posição média em que seu site aparece para cada uma das palavras.

Como Aparecer na Primeira Página do Google?

Quer ter melhores resultados com o seu site? Então, baixe nosso e-book gratuito sobre SEO e descubra como aparecer na primeira do Google. Nesse material você encontrará as melhores dicas e estratégias para posicionar o seu site no topo do maior buscador do mundo! Sucesso!

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

2 Comentários para “Primeiro Lugar do Google: Por Que Todos Querem Chegar ao Topo?”

  1. Thiago Leopoldino Ferreira

    Ola Felipe

    Eu tenho pequena dúvida, quando se está iniciando um site, você deve focar sua estratégia em SEO ou na divulgação em outras mídias.

    Pois eu estou fazendo artigos muito bem feitos com tudo o que sei de SEO onpage, mas não estou recebendo resultados.

    Recentemente eu atualizei o meu artigo e o melhorei colocando palavras chave relacionadas e melhorei a ortografia.

    Mas ainda não recebi nenhuma visita orgânica.

    OBS: estou pensando em focar em palavras chaves de cauda longa, mas eu não estou conseguindo achá-las pelo keyword planner.

    Responder
    • Felipe Rosa

      Olá Thiago!

      É importante você entender que os resultados de bons artigos produzidos, levam tempo para surtir efeito. Você precisa identificar quais são as melhores palavras-chave do seu nicho de mercado e escrever sobre aquilo que a sua audiência procura na internet. Por falar nisso, nós criamos um treinamento online que fala exatamente sobre isso.

      Neste curso online, você aprenderá a utilizar as melhores ferramentas de pesquisa de palavras-chave do mercado, na prática. Mostraremos o passo a passo detalhado para que você possa construir uma lista completa de palavras que são frequentemente pesquisadas no seu nicho de atuação.

      Caso tenha interesse em conhecer, basta acessar: http://www.mestreacademy.com/curso/pesquisa-de-palavras-chave-express

      Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>