Como Criar um Plano de Marketing Eficiente em 6 Etapas

Olá, leitores da Mestre! Muitos se perguntam como usar o marketing para gerar vendas, leads e resultados expressivos para um negócio. Por isso, o nosso CEO Fabio Ricotta, reuniu algumas etapas que vão te ajudar a elaborar um plano de marketing eficiente. Confira:

Conheça o Seu Público

A primeira etapa, que também é a mais importante, é conhecer bem o seu público. Por exemplo: ao criar uma campanha, defina com quem ela vai “conversar”, qual a idade deles, onde vivem, o que eles costumam ler, quais sites visitam constantemente, se são casados ou solteiros, se possuem filhos, qual a renda média que possuem e todas as informações que puder obter.

Esses dados são fundamentais para começar a desenhar a sua persona, ou seja, o seu real público-alvo, e essa é, aliás, a primeira etapa também do Inbound Marketing, que é uma das grandes tendências do marketing digital.

Entenda o Produto

Na segunda etapa, o ponto de atenção passa a ser o produto, que precisa ser muito bem entendido. Pergunte-se quais são os benefícios dele, veja o que ele favorece e também como funciona, pois essas informações, juntas, serão a porta de entrada para todos os canais de marketing, seja ele para o AdWords, Facebook Ads, estratégias de SEO e também para o próprio Inbound Marketing, já citado.

Descubra as Dores

Para dar andamento ao plano de marketing, e voltando a falar do público alvo, descubra quais as dores que eles possuem. Isto é, porque eles vão comprar um dos seus produtos? O que eles estão sentindo na pele? Sabendo disso, relacione as respostas com as transformações que o produto causa.

Desenhe uma estratégia

Com base na visão de público, de produto, de dores e necessidades de transformação, a próxima recomendação é começar a desenhar uma estratégia. Para isso, defina quais são os canais que você vai atacar primeiro. De acordo com Fabio, é importante ver o marketing digital como estratégias de curto prazo e, separadamente, de médio a longo prazo.

O primeiro caso envolve investimento rápido no negócio, como, por exemplo, a compra de mídia através do AdWords, do Facebook e até mesmo do Native Ads. Em todas essas ferramentas é possível segmentar as pessoas para levar somente quem você precisa para o seu site, com base no seu público-alvo.

Já no caso das estratégias de médio a longo prazo, como SEO e Inbound Marketing, o resultado começa a ser visto a partir de 4 ou 6 meses de trabalho, já que envolve arquitetura, desenho e até a estrutura da jornada de compra.

Então, na hora de fazer uma estratégia, siga a dica do nosso CEO: se precisar de resultados rápidos, escolha ações de curto prazo, mas, se puder, faça também um plano 360º, considerando as estratégias de média a longo prazo.

Avalie os Resultados

Depois de decidir o que será feito primeiro, avalie os resultados com o Google Analytics ou outras ferramentas que preferir. E para isso, tenha o que o nosso CEO chama de “verba de guerra”, que é o valor de investimento no marketing, e que no primeiro mês pode ser voltado apenas para exercitar diferentes canais e ver qual deles tem melhor retorno.

Com isso, você pode direcionar mais verba para onde teve mais resultado e, consequentemente, diminuir o investimento onde teve um ROI menor. Mas atenção: não pare totalmente de investir em determinado canal, pois eles se complementam.

Melhore Constantemente

Diante das análises dos resultados, a última etapa de um plano de marketing eficiente é fazer a melhoria contínua, que nada mais é do que transitar entre os canais, investindo mais em um, tirando um pouco de outro, ou até investindo de forma mais drástica em todos os canais, para ver se eles acompanham a performance que estavam trazendo para você.

Aliás, esse último detalhe é muito importante, pois, às vezes, se consegue um ROI muito bom com Ads, mas quando você coloca mais dinheiro ele não se mantém e não segue a mesma proporção. Então, teste isso para saber se o canal está no máximo do limite, ou se ainda produz ROI positivo ao investir mais.

Essas são as principais etapas para criar um bom plano de marketing. Para obter mais informações sobre as estratégias ou ferramentas citadas aqui, continue navegando no blog da Mestre, que está repleto de dicas do Fabio Ricotta. Acesse!

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>