MestreTV Episódio 47 – Planejamento Estratégico de Marketing da Conta Azul

Olá, Leitores da Mestre. Tudo bem com vocês? Para o episódio de hoje da Mestre TV, o  nosso CEO, Fábio Ricotta, preparou uma entrevista muito bacana com o Gabriel Manes, da ContaAzul, para falar sobre planejamento estratégico de marketing. Vamos assistir?

Lançada em 2011, a ContaAzul começou como uma startup de tecnologia, oferecendo um conjunto de aplicativos online de gestão para micro e pequenas empresas. Trata-se de um sistema que possibilita ao microempreendedor concentrar todo o controle de caixa de seu negócio em um único lugar, sem precisar de nenhuma estrutura mais complexa para isso. Por ser uma plataforma que mexe com dados financeiro, o ContaAzul tem como princípios ser seguro, fácil de usar, intuitivo e inteligente.

Atualmente, a ContaAzul possui um projeto focado para contadores. E para falar mais sobre o planejamento estratégico de marketing para esse público,  nós entrevistamos do Gabriel Manes, coordenador de Marketing da empresa e responsável por este segmento que movimenta todo o negócio.

Que tipo de estratégia de marketing é aplicada na ContaAzul?

A ideia da ContaAzul para contadores não é deixar de focar nas pequenas empresas. Muito pelo contrário: é liberar tempo deste profissional para que ele possa tomar conta do microemprrendedor. Dessa forma, ganha o cliente que tem suas chances de sucesso aumentadas com a proximidade do contador, a ContaAzul ganha porque quando o cliente tem mais sucesso nós temos o cliente por mais tempo e o contador também consegue oferecer um leque de serviços mais consultivos, agregando mais valor ao seu papel e profissão, como um empresário de contabilidade.

Quando nós começamos o trabalho de ContaAzul para Contadores, foi preciso fazer alguns ajustes e até fazer uma separação do time de marketing, para que tivesse uma equipe atendendo apenas aos contadores. A partir daí, começamos a identificar várias particularidades que diferenciavam o contador do microempresário. Como, por exemplo, a nossa proposta de valor para contadores era o ganho de produtividade e eficiência, uma vez que ele teria as informações mais organizadas e consultivas. Diferente do pequeno empresário, que está em busca de emissão de nota fiscal, sistema de gestão, gestão financeira.

Na ContaAzul para contadores nós tivemos que usar uma abordagem de “bater na porta” do profissional. Então, usamos muita campanha de e-mail, aproximação com algumas entidades contáveis. O social também foi muito importante, utilizamos muito o “look a like” com páginas de CRC.

Além do Facebook (orgânico), Facebook Ads e campanhas de e-mail, em que outros canais digitais vocês investem?

Nós fazemos um pouco de remarketing com AdWords e estamos começando a atuar em algumas verticais, como Contabilidade Online e Integração contábil, que são alguns termos que estamos investindo para ter posicionamento tanto no orgânico quanto no pago.

Estamos fazendo a evangelização do mercado. Fazemos ações de topo de funil que, além de gerar leads, mudam um pouco o mindset desses profissionais, já que falamos de tendências, tecnologia, como ser mais produtivo. Isso gera neles uma necessidade de buscar soluções que vão levá-los a um nível mais produtivo, tal como oferecemos.

Temos também as trilhas de e-mails, todas pelo HubSpot, porque quando chegamos para os profissionais com um material, temos que dar continuidade a história que contamos. Pra isso, usamos e-mail, remarketing e criamos até um grupo no Facebook para contadores parceiros, que é uma comunidade bem engajada.

O que vocês fazem é uma estratégia de Inbound Marketing bem completa, né?

Isso. Foi um trabalho muito interessante, porque não havia muita aposta no marketing digital para contador. Só que nós nos surpreendemos com o engajamento do contador,  mesmo! E isso pode acontecer com vários outros mercados.

Nós tivemos que ouvir muito para descobrir quem é o contador. Fomos a centenas de escritórios de contabilidade para entender o que mais tomava tempo desses profissionais no dia a dia e como poderíamos resolver a dor deles. É aí que entre o Marketing fora do Marketing. O marketing teve muita influência nas implementações de produto e vice e versa. O marketing participa de toda a comunicação e o produto dá direcionamentos e feedbacks para o marketing. O marketing está intrínseco em todas as áreas.

Se você ainda não conhece essa plataforma, acesse aqui o site da ContaAzul e saiba tudo sobre essa ferramenta eficiente que você pode utilizar para organizar as finanças da sua empresa e otimizar o seu tempo e do seu contador.

Esperamos que tenham gostado. Se ficou com alguma dúvida, deixe suas perguntas e críticas nos comentários.

Ah, aproveite também para se inscrever no canal do Mestre Academy no Youtube e não perca nenhum episódio da Mestre TV. Semana que vem tem mais!

Abraços!

 

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>