Planejador de Palavras-Chave – Descubra Termos Valiosos para o Seu Projeto

Planejador de Palavras-chave

Olá leitores da Mestre,

Um dos pilares dos projetos de Consultoria de SEO ou Links Patrocinados, é a pesquisa de palavras-chave. Com ela podemos descobrir vários termos que não estariam em nossa visão caso ficássemos apenas estimando quais palavras os usuários digitam nas buscas para encontrar nosso website.

O Google oferece uma ferramenta específica, chamada de Planejador de Palavras-Chave, onde é possível entrar com um ou vários termos e solicitar que o Google faça sugestões de termos relacionados, mostrando ainda alguns itens importantes para a sua avaliação.

Planejador de Palavras-chave

Vamos conhecer um pouco mais do Planejador de Palavras-Chave?

Conhecendo a Ferramenta

O primeiro passo aqui é entrar com uma conta Google, pois a ferramenta é gratuita mas você precisa ter uma conta Google. Caso você não tenha uma conta Google, precisará criar uma. Em seguida, ele irá verificar se você possui uma conta no Google Adwords. Caso não possua, ele lhe dará os passos para criar uma, mas não há necessidade de injetar qualquer valor na conta.

Logo em seguida, você será levado para esta tela:

Iniciando com o Planejador de Palavras-chave

Aqui você possui algumas linhas para seguir, mas obviamente o foco da ferramenta é para lhe assessorar junto à criação de campanhas no Google Adwords. Vamos escolher o primeiro item para iniciar nossa pesquisa.

Iniciando uma Pesquisa

Para iniciar a pesquisa de palavras-chave, vamos escolher o primeiro item e será aberta uma caixa como esta:

Escolha de Palavras-cahve

Na primeira caixa insira os termos que você já conhece do seu projeto. Use aqui livremente a sua criatividade. Não insira nada em “Sua página de destino” e não escolha nada em “Categoria do seu produto”.

Em seguida, clique em “Obter ideias”.

Entendendo os dados

A primeira tela que irá aparecer é uma muito semelhante a esta:

Resultado do Planejador de Palavras-chave

Observe que existe um gráfico de tendência do volume de busca de todos os termos relacionados ao que você inseriu. Este é um belo indicador para você entender bem o mercado e suas flutuações, para determinar caso existam sazonalidades.

Repare abaixo do gráfico, que existem duas abas: “Ideias de Grupos de Anuncios” e “Ideias de palavras-chave”.

Escolhendo palavras-chave para o seu projeto

O passo agora é selecionar a segunda e você verá que agora a tabela está com sugestões de termos:

Sugestão de Palavras-chave

Aqui você possui exatamente o que estamos buscando, uma lista de termos e ao lado de cada termo existe o volume de busca por aquele termo. Mas antes, minha sugestão é que você habilite no filtro colunas todas as opções:

Filtros do Planejador de Palavras-chave

Aqui, o pensamento precisa estar bem alinhado para não fazer escolhas corretas. Seria muito fácil eu pensar em posicionar ou anunciar para o termo “flores online”, pois ele tem um volume de busca muito grande. O ponto negativo aqui é que a concorrência é alta e o custo por clique é muito elevado.

Palavra: Flores Online

Uma ideia rápida é ordenar de forma reversa a coluna de “Lance sugerido”. Assim você terá as palavras mais baratas (custo por clique) e poderá avaliar as que possuem uma concorrência baixa e volume de busca razoável. Este tipo de abordagem é o que chamamos na área de “low hanging fruits”, ou seja, aproveitar-se do que é mais fácil e certeiro primeiro.

Pesquisa com Ordem Invertida no Lance Sugerido

Dicas Extras

Quando fazemos uma pesquisa de palavras-chave, o objetivo central é descobrir termos novos para encontrar oportunidades. Desta forma, sempre que possível considere o roteiro:

  • Converse com o seu cliente e pergunte quais os principais termos para ele
  • Com estes termos em mente, jogue cada um deles no Planejador de Palavras-chave e veja quais termos aparecem
  • Baixe todos os termos e coloque em uma planilha para organização
  • Verifique os sites concorrentes, através da inserção do domínio deles no campo “Sua página de destino”, assim o Planejador de Palavras-chave irá explorar esta página
  • Considere, de tempos em tempos, refazer a sua pesquisa de palavras-chave no Planejador de Palavras-chave. Recomendo a cada 3 ou 6 meses.

Conclusões

A busca por palavras-chave é uma das tarefas mais básicas do projeto de SEO ou links patrocinados, com o objetivo claro de identificar oportunidades. Nesta linha, recomendo ainda que você leia alguns artigos que já publicamos aqui na Mestre:

Espero que você goste deste artigo e caso tenha alguma outra dica para o Planejador de Palavras-chave, comente abaixo!

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

3 Comentários para “Planejador de Palavras-Chave – Descubra Termos Valiosos para o Seu Projeto”

  1. Denis De Oliveira Trindade

    Para projetos de SEO o Long Tail Pro. Para quem quer buscar termos de cauda longa (com nº de buscas) e fazer uma analise da concorrência na SERP é bem interessante. Foda que é paga, mas tem válido a pena.

    Responder
  2. Murilo Pagani

    Olá,

    Para usar o Planejador de Palavras Chave é necessário criar uma conta AdWords, certo?! Porém fiquei com uma dúvida:

    Na hora e criar essa conta é necessário criar uma campanha de publicidade também? Ou seja, pagar para criar um primeiro anúncio e só depois ter acesso a ferramenta?

    Obrigado,
    Murilo

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>