PHP Conference Brasil 2010

elephants

Olá Leitores da Agência Mestre,

Durante os dias 25, 26 e 27 de novembro aconteceu em Osasco, SP a PHP Conference Brasil 2010, o maior evento da América Latina exclusivo sobre PHP. Eu (Rodrigo Sales), o Eduardo Tamaki e o Estevão Mascarenhas estivemos lá representando a Agência Mestre e discutimos e aprendemos muito com a comunidade PHP brasileira.

Scrum

No primeiro dia do evento participamos de um minicurso sobre Scrum, uma metodologia para desenvolvimento ágil de software. Apesar de ser utilizado geralmente para desenvolvimento de software, Scrum pode ser utilizado para o gerenciamento de projetos, inclusive de SEO. André Barbosa apresentou os conceitos e características que melhoram a comunicação entre os membros da equipe e tendem a aumentar a produtividade do time como um todo.

Os principios são extremamente simples, assim como sua adoção. Recomendo a leitura do site oficinal da Scrum Alliance para maiores informações, e para os gerentes de equipes de SEO, a leitura é praticamente obrigatória.

The Lost Art of Simplicity

No primeiro keynote do evento, Josh Holms da Microsoft falou sobre como as soluções complexas estão tão presentes no nosso cotidiano e como a simplicidade tem sido deixada de lado. Não é porque uma solução é complexa que ela é a melhor possível. Os desenvolvedores se esquecem que soluções simples podem, na maioria das vezes, suprir todas as necessidades de maneira eficiente e superior às soluções complexas. Na minha opinião, o ponto mais alto do evento.

Unconference

Em paralelo ao evento aconteceu o PHP unconference, uma conferência de maneira mais informal, aonde tive a oportunidade de discutir com grandes profissionais do cenário brasileiro como Anderson Casimiro, Ivo Nascimento e Mari Zanon sobre técnicas de SEO, e a aplicabilidade da linguagem PHP ao desenvolvimento de ferramentas para o apoio ao SEO. Durante o unconference debatemos sobre como o reconhecimento de padrões pode enriquecer a quantidade de informações acerca de um site e seus concorrentes e como essa informação pode ser utilizada à favor da otimização do seu site.

WebCrawling Utilizando PHP

No dia 26 tive o prazer de palestrar sobre WebCrawling Utilizando PHP, e pude falar um pouco sobre o que fazemos aqui na Agência Mestre. Durante a apresentação, mostrei como fazer para capturar páginas, reconhecer padrões e utilizar processamento paralelo com PHP. Utilizamos grande parte desses conceitos no nosso dia a dia e principalmente na construção das nossas Ferramentas de SEO.

Varrendo APIs REST em Larga Escala usando PHP

Nesta palestra, Alexandre Gaigalas da KingoLabs falou como e porque varrer APIs em Larga escala, mostrando exemplos e falando inclusive sobre soluções de armazenamento. Vale ressaltar também os exemplos mostrando como trabalhar com as APIs do twitter e do Facebook, extremamente interessantes para quem pensa em montar ferramentas visando essas duas redes sociais.

JavaScript para Adultos

Guilherme Blanco, desenvolvedor do Yahoo! surpreendeu ao preparar uma palestra realmente para adultos (18+) mostrando informações e técnicas importantes. Além disso, exemplificou diversas maneiras de como otimizar seu site para reduzir a quantidade de requisições, tempo de carregamento e evitar flash of unstyled content. Muito bom para os devenvolvedores que se importam com a qualidade (que deveriam ser todos).

Javascript: No Navegador e Além

A palestra de Anderson Casimiro tratou sobre boas práticas para o desenvolvimento Javascript, orientação à objeto e aplicações para Javascript não conhecidas pela maioria dos usuários dessa linguagem.

Dicas de SEO e OpenSitemap API

Além disso, presenciamos uma palestra sobre SEO apresentada pelo Rafael Capucho. Uma palestra que cobria o básico do SEO on-page e sobre uma API de criação de sitemaps “OpenSitemap” que o próprio palestrante fez. Aguardamos a disponibilização da palestra para incluirmos aqui.

XSS Desvendado!

A palestra de XSS Desvendado ministrada por Ricardo Striquer Soares, foi uma palestra de conteúdo iniciante abrangendo o básico da segurança de informação como cavalos de tróia, sql injection, spam entre outras falhas na área de computação. Também aguardamos a disponibilização da palestra para a inclusão.

Conclusão

Apesar de não ser um evento com foco em SEO, muito sobre SEO foi discutido durante o PHP Conference BR. Além disso as palestras “Dicas de SEO e OpenSitemap API” e “Como fabricar dinheiro: Otimizações de sites e porque isso vai deixá-lo rico” colocaram o SEO em destaque em mais um evento de porte internacional.

Gostaria de agradecer aqui ao à organização pela oportunidade e ao pessoal do PHP-SP pelo excelente conteúdo técnico selecionado para o evento.

Muito Obrigado e até a próxima!

Créditos da imagem: PHP Conference 2010 Brasil – Microsoft e Interoperabilidade com PHP

Divulgue este artigo

2 Comentários para “PHP Conference Brasil 2010”

  1. Alexsandro

    Que maravilha, so vcs mesmo para nos trazer um overview de tudo que acontece em um evento, Parabens Rodrigo Sales e a equipe :)

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>