Ganhando Conhecimento por Observar a Concorrência

Quando você vê alguma ação ou tenta replicar uma estratégia, sempre se pergunta se isso funciona no seu mercado ou se é o melhor para o seu segmento? Essa é a pergunta clássica feita por profissionais de Marketing ou donos de empresa. Por isso, no vídeo de hoje, o Fábio vai explicar como é que você consegue ganhar conhecimento por observar a concorrência. Dê o play e confira!

Querendo ou não, sempre ficamos de olho para saber se a grama do vizinho é mais verde que a nossa. Mas esquecemos, muitas vezes, de prestar atenção nos bastidores. O que queremos dizer com isso é que, às vezes, observar a concorrência pode ser algo positivo, desde que se possa ter ideias e insights para o seu negócio a partir disso, em vez de só analisar para diminuir o trabalho que você já faz.

Como observar a concorrência para modelar o seu negócio

Será que tem alguém que já faz aquilo que você quer fazer? Muitas vezes, para encontrar essa resposta, você precisará procurar em mercados estrangeiros. Observar empresas que atuam nos Estados Unidos ou na Europa é uma maneira de encontrar ideias inovadoras ou até mesmo de validar algum projeto que você tenha em mente.

É importante que você acompanhe ao máximo a empresa que vê como referência, analisando todos os canais, meios de comunicação,  ações e até solicitar produtos e/ou serviços para absorver tudo o que é feito e adaptar à sua realidade. A ideia não é fazer exatamente o que esse seu concorrente faz, mas ter a percepção de como você pode usar os diferenciais dele no seu negócio.

Crie um momento do benchmarking

Dedique um tempo para observar a concorrência e ver quem faz um trabalho próximo ao seu para fazer seu benchmarking. Se você é um e-commerce, procure outros e-commerces; se você é uma agência, analise e-commerces, empresas de B2B, B2C e mercados estrangeiros. Aqui na Mestre, por exemplo, modelamos muito a partir da Hubspot e da RD Station para entendermos como eles estão ajudando audiências deles para trazer esses benefícios para a nossa audiência.

Gostou do artigos? Deixe seu comentário aqui no blog e compartilhe a sua experiência conosco!

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>