O Que é E-book e Qual Estratégia Utilizar Para Gerar Leads

Você sabe o que é e-book e qual é a maior vantagem em produzir um? Então, dê o play no vídeo abaixo e confira as dicas que Fábio Ricotta preparou pra gente sobre esse assunto:

O Que é E-book?

Como a própria tradução do termo diz, e-book nada mais é do que um livro digital, geralmente compartilhado em formato PDF, EPUB ou disponibilizado para o Kindle. Um e-book pode ser baixado gratuitamente na internet, quando o produtor não cobra nenhuma taxa por ele ou disponibilizado para download após a confirmação de um pagamento, no caso daqueles que desejam comercializar o material produzido.

Estratégia de Marketing Digital

A cada ano que passa, as pessoas têm se interessado mais por esse tipo de material. Por ser prático e de leitura acessível em computadores, tablets e até mesmo smartphones, os e-books caíram no gosto do pessoal. Por essa razão, os e-books estão amplamente difundidos nos mais variados nichos de mercado.

Um e-book precisa resolver a “dor” de um determinado público alvo e pode ser utilizado para identificar o real interesse da sua persona. Pois, se uma pessoa baixou determinado material, é porque ela se interessa sobre o assunto e pode ser um cliente potencial para adquirir algum produto ou serviço relacionado. Por isso, é tão importante produzir um material que ofereça um conteúdo de valor, que de fato agregue algo positivo. Dessa forma, a pessoa sentirá confiança em você e na sua marca.

A estratégia por trás de um e-book, é criar um relacionamento com seu lead. É muito comum encontrar e-books para baixar na internet, mediante o cadastro de seu nome e e-mail em algum formulário. Isso não acontece por acaso. Essa é uma estratégia adotada para que o produtor do e-book possa capturar alguns dados (nome, e-mail, cargo, site, etc) para manter contato com a pessoa que demonstrou interesse pelo tema que é abordado no livro digital.

Mensurar Cliques

Caso seu e-book contenha links externos para o seu site, é muito importante que você mensure os cliques provenientes de tal material. Você pode fazer isso através de um encurtador de URL, tal como o Bitly ou através dos parâmetros UTM do Google Analytics. Dessa forma, você saberá se o e-book também está contribuindo para trazer mais visitas ao seu site.

Capturar Mais Leads com o E-book

Uma forma de capturar mais leads com o e-book, é criando duas páginas. A primeira delas, será a página responsável por apresentar o livro digital e por capturar as informações desejadas: nome, e-mail, etc. Já a segunda página, será exibida após o preenchimento do formulário e o clique no botão de baixar e-book. Nessa página, você pode exibir uma mensagem em texto ou até mesmo um vídeo, informando para a pessoa que o e-book foi enviado para o e-mail dela e que ela só precisa abri-lo para fazer o download do material.

Dessa forma, você garante que somente aquelas pessoas que forneceram um e-mail verdadeiro é que terão de fato acesso ao material que você produziu. Isso evita que a pessoa informe um e-mail fácil, apenas para baixar o e-book.

Dica Bônus

Para ver como esta estratégia funciona na prática, baixe nosso e-book sobre Inbound Marketing. Você perceberá que criamos duas páginas e que o link para baixar o material será enviado para o seu e-mail.

Caso queira ter acesso a dicas diárias de marketing digital e empreendedorismo, siga o canal do nosso CEO, Fábio Ricotta no YouTube.

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>