O Estruturador, Internet Brasileira e SEO

Primeiramente gostaria de falar sobre o novo codenome existente nas agências que trabalham com web, o “estruturador” ou seja o profissional que trabalha com HTML e como ele esta 99% relacionado com o futuro da internet brasileira.

O estruturador, programador web, desenvolvedor webstandard ou qualquer outro termo que podemos designar a esta profissão se resume a frase ” o futuro da web “. Justamente pelo mesmo ser o futuro é que ele hoje esta começando a ganhar terreno no mundo profissional auxiliado por um fator importante que sempre existiu. Este fator esta possibilitando ao estruturador a saída da sua sombra debaixo do designer e do programador, assim valorizando o profissional, onde até hoje ainda não é dado o valor a este profissional, mas porque? Pelo simples fato de que ele não tem como aparecer, onde hoje sinônimo de um bom site para a maioria dos leigos se resume ao desenho da página ou a um complexo sistema de e-commerce, mas nunca as boas práticas do principal código que gera a acessibilidade do usuário, do programador e da máquina, isto só acontece porque até então não existia um incentivo, algo que além de gerar bons resultados gerasse dinheiro.

Inexplicavelmente surge uma idéia em uma universidade nos EUA que revolucionária o mundo e a profissão do estruturador, algo que fizesse sentido ao uso das boas práticas de semântica entre outras existente no mundo webstandards e que através disso gerasse dinheiro, e o que vale dinheiro graças aos céus é visto com bons olhos no mundo profissional. A explosão do GOOGLE como não era de se esperar começou a gerar efeitos positivos nas grandes empresas, mas o GOOGLE não conseguia entender corretamente essas empresas, e para entende-las com precisão  ele precisaria adotar um padrão. Então aonde você acha que eles clamaram por ajuda ? Sim a sombra , o estruturador. Hoje o papel do profissional de webstandards esta crescendo e tudo indica que ele perpetuará por um bom tempo.

A Internet brasileira até então vem sofrendo com a falta tremenda de estudo nessa área, não é novidade hoje para nenhum profissional web, que ah centenas de sites mal estruturados, fora dos padrões. E por esse conhecimento isto hoje esta chegando a cabeça das grandes empresas e ao saber pelo exterior a potencialidade do SEO, junto com os webstandards as empresas começam a buscar um serviço mais otimizado e conseqüentemente grandes agências procuram esses profissionais.

Então sabemos que o futuro deste profissional tem grandes expectativas, é o momento da sombra sair debaixos das cabeças chaves e começar a trilhar seu próprio caminho.

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

57 Comentários para “O Estruturador, Internet Brasileira e SEO”

  1. Bill Szilagyi

    Acho que esse cara está puxando muito a sardinha pro seu lado.

    Haha, brincadeira…
    Conheço o Guilherme e acompanho seu trabalho como estruturador desde quando ele estava aprendendo à “class-ear” e à “id-alizar” tags em css, e ele se tornou um excelente profissional nesta área.

    Sucesso,

    Bill Szilagyi

    Responder
  2. Neide Tereza

    Sei muito bem do que ele esta falando, como é dificil , afinal não eh desde hoje que eh assim, eu acho que desde muito tempo essa neutralidade da profissão é muito parecida, uma das profissões que tambem não leva crédito éo EDITOR, nossa e como o google ajudou, acho que não foi somente o rapazinho que mexe com web, mas tambem o editor, apesar de que o editor na minha sincera opnião esta abaixo de todos por créditos de um site..

    Responder
  3. Samuka

    Esse eh meu guri!
    Lembro dele nos tempos dos meus primeiros sites, meado de 2002 ou 2004. Ygoconnection entre outros sites de anime.

    Take it easy!

    Responder
  4. Fábio Ayrosa

    Opa

    Conheci o Guilherme a 1 ano e meio atras, e como nosso amigo bill falou, é um excelente profissional, estuda cada vez mais as ramificações da estruturação,
    e achei esse post muito bom.

    Forte abraço e boa sorte

    Responder
  5. guilherme.candido

    Felipe, foi na Universidade de Standford rodando o servidor nos dormitórios da facul, haha da pra imaginar?

    Neide Tereza, nossa você apontou um outro fator tambem que vai ser mais interessante para as profissões de web, o Editor, mas acho que quem eh editor geralmente trabalha com publicidade e não esta só limitado a web, porem o GOOGLE tambem ajudou a desenvolver essa nova profissão !

    Responder
  6. Adriano

    ótimo post!
    Conheço o Guilherme, ele realmente sabe tudo sobre o assunto e é um otimo profissional!!!

    Responder
  7. Marcos Reinaldo

    Oi Guilherme ! Muito interessante o artigo, sou designer e realmente acho que você esta certo, aqui onde eu trabalho, “trabalhamos com tabela ainda ” rsrs.. fica muito complicado, porque nos fazemos o layout limitando nossas idéias e então o programador que nem sabe muito disso coloca na tabela e é trabalhoso para fazer manutenção e tudo mais. Acredito que vc esteja certo, é uma boa profissição.

    Responder
  8. Lucas Gregório

    Faço alguns freelas com o Guilherme e sei perfeitamente sobre oque ele esta falando, outro dia estavamos discutindo sobre isso, e realmente acho que esse eh o Boom dessa profissão e é a hora perfeita para se formar grandes carreias, percebi nos ultimos tempos que estão saindo muitas vagas web aqui em sp procurando profissionais plenos em css, e padrões web não é Guilherme?

    Responder
  9. guilherme.candido

    E aii Lucas !! Tudo bom ? Sim aqui em São paulo eu percebi ultimamente uma movimentação forte de requisições para profissionais nesta área, parece que as empresas web querem estar em 2009 com o SEO na cabeça ou ao menos os padrões :p

    Responder
  10. Adriano L.

    Ótimo artigo, conheço o Guilherme a um bom tempo e ele sempre me surpreende com o conhecimento nessa área.

    Responder
  11. Caio William

    Ahh como sempre todo estruturador perfecionista demais calma la cara a era de vcs chegou!!

    Responder
  12. Bruno Teixeira

    Muito bom o artigo, explicou legal , acho que muita gente vai mudar de profissão agora !

    Responder
  13. dudol

    ahuuhauhuh….. mto bom mlq………. curti o texto…… so que esta faltando um pouco de humor!
    conte a saga do latrel!…

    Responder
  14. Taís Dinha

    Ótimo artigo!

    Meu namorado também trabalha na área e acho essas matérias interessantíssimas.
    Explicou legal a matéria e fará muita gente pensar sobre a profissão.
    Parabéns!

    Responder
  15. Eddie

    I met Guilherme on the Internet. I live in Canada and I work in SEO. Although I don’t understand Portuguese, he translated the article for me and I have to say that I agree with him. Great post! I wish the best for the profession in Brazil!

    Responder
  16. Rafael Matias

    Muito Sr. Guilherme.

    Ótimo post sobre aquele cara que fica por baixo dos panos em um site rs
    Realmente é uma anatomia fantástica, sem contar que há necessidade de uma boa flexibilidade na hora que o trabalho aperta (Prazo curto por livre pressão rs ).
    Muito bom mesmo!
    Fica aqui mais uma dica sobre o crescimento da área.

    Parabéns

    Abs

    Responder
  17. Carol

    Nossa Guii,
    tah otimoo o texto!
    adoreiiiii =)
    continua assim viuuu
    hahahhaha
    Beeeijo*

    Responder
  18. Yoh Asakura

    Nussa parabens em^^
    é uma matéria legal e uma area q eu gostaria de entra
    bem q pra intender legal só tendo uma palestra pessoalmente mesmo, maisdeu para intender^^,
    parabens^^

    Responder
  19. Rodrigo Santos

    Parabéns pelo artigo.
    Me pareceu um desabado (☺). Mas gostei muito.

    Uma pena as agências digitais se deixarem demorar a entender essa tendência. Isso está lhe custando caro agora.

    Responder
  20. Edson Teixera Lucan

    Concordo com teu artigo , sou programador e sempre ficam querendo que eu saiba css .. -_-

    Responder
  21. Roney Gregorio

    Ué vc não era designer???!?!?!? Hauheuahe bricadeira, vida eterna ao CSS …

    Responder
  22. Debora

    Gostei da parte que você falou do designer -_-, alias do semi designer semi programador..

    Responder
  23. Tia Suzana

    Afinal ie6 ainda é legal ? hHAHAHAH morte ao ie6 Guilherme? Que tal fazer uma campanha?

    Responder
  24. guilherme.candido

    Olá, tia suzana !! :) como vai ?

    Então ja existe uma campanha para a cabar o ie6, alias algumas, mas eu particularmente acho que nada adianta até que essas campanhas cheguem aos usuário de classe c que ainda utilizam o ie6..

    http://www.end6.org/

    Responder
  25. Cloves Xavier

    Tenho que me curvar às alegações do nobre autor, pois a internet deixou mesmo a condição de mero espaço especulativo, para ser a ferramenta revolucionária da nova geração trabalho. E nisto, temos de convir que “uma só espécie” de profissional não seria suficientemente capaz de resolver toda a intrincada rede de tarefas e problemas que se desencadeiam a cada clicar de mouse. Esse tal de “estruturador”, é mesmo o “especialista” de seguimentos.
    Parabéns por abrir mais esta oportunidade no mercado informático.

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>