Novas Funcionalidades no Google Webmaster Tools

Olá leitores da Agência Mestre!

O Google publicou hoje em seu blog oficial para webmasters, uma nova aba chamada “Labs” onde, segundo a empresa, será uma área para lançamento de funcionalidades novas do GWT. Para dar início a estas novidades, o Google inaugurou a área de Labs com uma ferramenta de “Simulação do GoogleBot” e outra para “Detalhes de Malware”.

Simulação do Googlebot

A pergunta que todos fazemos é “Como o Google vê a nossa página?”. Se você é um profissional de SEO louco por ferramentas, já conhecia diversas ferramentas que ofereciam o código HTML como se simulassem o Googlebot. Pois bem, para acabar com as ferramentas de terceiros e possíveis dúvidas, o Google lançou esta ferramenta, onde o webmaster pode submeter uma URL do seu website (verificado no console do GWT) e a ferramenta retorna o código HTML que o Googlebot conseguiu obter.

Simulação do Googlebot

Em uma discussão interessante no Fórum de Ajuda para os Webmasters da Língua Portuguesa, o profissional Flávio Raimundo levantou a seguinte questão sobre esta ferramenta:

O Google usa de todos os meios, até informação cruzada do Analytics para descobrir e indexar novos conteúdos. Vai usar também essa ferramenta? Porque se sim, há um perigo muito grande, ou seja, por exemplo o webmaster está criando uma página que ainda não está pronta e não deseja que seja indexada mas gostaria de ver como o Googlebot vê e ai imputa a mesma na ferramenta e “créu” a página é indexada!

A pergunta faz total sentido, visto que poderia ser utilizada pelo Google para descobrir novas páginas, ou ainda, poderia ser utilizada pelos webmaster para indexar uma página com maior velocidade. Mas segundo o Pedro Dias do time de qualidade do Google, a resposta é simples:

A nova ferramenta serve apenas para aceder a qualquer página dos seus sites como o Googlebot, isso não quer dizer que por aceder a essa página com essa ferramenta isso faça com que a mesma seja indexada. O propósito da ferramenta não é indexar páginas, mas apenas aceder às mesmas da mesma forma que o Google o faria.

Detalhes de Malware

Se alguma vez você recebeu um aviso no Google Webmaster Tools de que o seu website continha algum malware sabe o quão difícil é detectar onde está o problema. Pois bem, diante disto, o Google decidiu aprimorar o seu aviso de Malware fornecendo informações mais detalhadas para os webmaster com problemas.

Com esta nova funcionalidade, o webmaster saberá com detalhes ricos, quais as páginas problemáticas e exatamente onde está o problema, diminuindo assim a busca pelo problema.

Para conferir com mais detalhes estas informações sugiro a leitura do artigo de anúncio destas ferramentas.

Um abraço e até a próxima!

Divulgue este artigo

5 Comentários para “Novas Funcionalidades no Google Webmaster Tools”

  1. Castro

    Adoro a politica do Google , ” melhorar por melhorar “.
    Acredito que seja por isso que sem duvida é o melhor buscador da atualidade e sem duvida uma das empresas mais conhecidas no mundo … >.<

    Responder
  2. gerenciandoblog

    Olá, Fábio!

    Interessantes as novidades do Google Webmasters! Ainda não tive problemas com malware, mas é interessante saber que que a ferramenta agora ajuda a detectar o problema.

    Também gostei do “simulador” do Googlebot. É uma informação importante para análise.

    Um abraço!

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>