Microsoft Bing e Yahoo! Mostram Mesmos Resultados de Pesquisa

Binghoo SERP

Foi em julho de 2009 quando Microsoft e Yahoo! anunciaram acordo para que os resultados de pesquisas realizadas no Yahoo! exibissem resultados da Search Engine do Bing. Naquela época, o acordo anunciava principalmente que:

  • A Microsoft ganha acesso a tecnologia de search do Yahoo! e seus derivados;
  • O Bing passa a ser a única Search Engine e plataforma de anúncios para responder a buscas;
  • Os links patrocinados passam a ser todos gerenciados pelo Microsoft AdCenter;
  • Cada empresa manterá a sua marca e continuam a ter suas equipes de venda separadamente

No acordo, o Yahoo! ganharia em participação na receita de anúncios e fez previsões de lucros altos sobre essa participação.

Quase um ano depois, em junho de 2010, o Yahoo! começou a testar resultados do Bing nas buscas realizadas no site e alguns usuários da ferramenta já estariam vendo resultados do Bing direto nas páginas do Yahoo! A partir daí, com novos rumores e informações de que até 25% das pesquisas realizadas no Yahoo! já eram de resultados exclusivamente do Bing, o Rodrigo Sales preparou aqui na Agência Mestre um estudo comparativo de resultados do Bing e Yahoo!.

O estudo, que contou com 2.377 keywords diferentes, mostrou que os resultados ainda estavam bem longe dos esperados 25% de similaridade. Contudo, em uma nova nota hoje no Search Engine Land, e alguns novos testes, nos mostraram o caminho para uma similaridade maior. Há poucos instantes o Fábio Ricotta testou algumas buscas nas duas ferramentas e obteve resultados 100% iguais (descontando resultados universais – imagens, notícias, etc.).

Primeiro, em tv lcd:

Busca TV LCD no Bing e Yahoo!

Veja a imagem completa da busca tv lcd no Bing e no Yahoo!. Também na long tail tv lcd phillipis 42 hd foram obtidos resultados idênticos no Bing e no Yahoo!.

Particularmente eu ainda não consegui resultados iguais nas pesquisas que realizei no Bing e Yahoo! em diversas keywords. O planejamento das Search Engines é que até 2012 toda e qualquer busca efetuada no Yahoo! venha com o aviso “Powered by Bing”, indicando que os resultados apresentados são do sistema da Microsoft.

Vou continuar acompanhando para ver quando entro no, ainda, seleto grupo de usuários que estão obtendo resultados iguais. Se você já está nesse grupo (ou não), não deixe de se manifestar. Até a próxima.

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

4 Comentários para “Microsoft Bing e Yahoo! Mostram Mesmos Resultados de Pesquisa”

  1. Thomaz

    Olá Frank,

    Também ainda não estou obtendo resultados iguais, mas talvez seja uma implantação gradual.

    Mas será que é vantagem?

    Responder
  2. @klebersilva_

    Por isso que nas minhas estatísticas estão aparecendo mais resultados do Bing, pois o meu blog estava bem mais indexado pelo Yahoo. Ou será que to pirando? rs Vlw!

    Responder
  3. Alex Rodrigues

    Eu tenho percebido uma variação muito grande nas palavras que monitoro no Yahoo! e Bing. Elas sobem e descem sem explicação aparente. Talvez essa padronização seja a explicação.

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>