MestreTV Episódio 35 – Como SEO e Adwords Combinados Geram Excelentes Resultados

Olá leitores da Agência Mestre!

Hoje temos um vídeo novo lá no MestreTV! Hoje, Fábio Ricotta vai te mostrar como o uso do Adwords e SEO combinados pode gerar resultados excelentes! Vamos conferir?

O tema dessa semana começou a partir de uma dúvida, que era se fazia sentido ou se era vantajoso aparecer em 1° lugar no orgânico e 1° lugar  do patrocinado.

Bom, existe até mesmo um estudo do Google, lá de 2012, que diz que se você possui o primeiro lugar tanto no patrocinado quanto no orgânico, a soma de cliques vai ser de um volume muito maior do que se você tivesse só um ou outro. Ou seja, por aparecer em ambos, você ganha muito mais presença! Você consegue se posicionar através dos dois canais e pode usar CTAs diferentes para cada um deles. Dessa maneira, pode ser interpretado como uma opção de escolha do usuário.

É preciso entender que as duas mídias, quando combinadas, tornam-se mais fortes, e vamos explicar o por quê. O AdWords é uma estratégia que tem efetividade de curto prazo, pois você coloca dinheiro ali e esse investimento já começa a gerar resultados. Já o SEO apresenta resultados diferentes, pois sua efetividade é de médio a longo prazo, ou seja, você vai investir nele e só verá os resultados depois de três, quatro meses, porém, será um crescimento contínuo.

Com isso, temos duas soluções: uma de curto prazo e uma de médio/longo prazo. Com isso, ao combinar as duas estratégias elas irão se somar! Você usa o AdWords para fazer testes das palavras que melhor performam e, em seguida, levá-las ao orgânico, pois dessa maneira você já irá trabalhar com palavras assertivas e que irão trazer resultados.

E quando, em certos momentos, você já estiver em primeiro lugar no orgânico com uma palavra que você esteja pagando muito caro no AdWords, basta desativar a campanha, mas é preciso avaliar se vai valer a pena, como no caso de termos com marcas, onde você terá maiores possibilidades de alcançar mais de uma posição da primeira página do orgânico. Você não perde posicionamento e ainda pode usar essa verba em outros lugares.

Uma ferramenta bem útil para usar essas estratégias juntas é a SEMrush, que consegue combinar as duas, avaliar concorrência, qual a competitividade dos termos escolhidos e muito mais outros recursos que irão te ajudar a pensar em suas estratégias de AdWords e de SEO!

Para conhecer melhor a ferramenta basta clicar aqui!

Com tudo isso, percebemos que quando você combina as duas estratégias, elas funcionam muito bem, e uma prova disso é você conhecendo um pouco mais do relatório do funil multicanal do Google Analytics (você pode saber mais sobre como usá-lo em nossos posts e no nosso curso lá do Mestre Academy), onde você vai conseguir ver como que as duas mídias se complementam.

Gostou do post? Se ficou com dúvidas, basta deixar aqui nos comentários que nós iremos te responder. Até o próximo vídeo!

 

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>