MestreTV Episódio 31- Como Definir Sua Persona

Olá leitores da Mestre!

Hoje, como toda terça-feira, temos mais um vídeo do MestreTV para vocês! Dessa vez, Fábio Ricotta vai te falar sobre como definir sua persona, ou seja, o público-alvo de seu negócio! Ficou curioso? Basta dar o play!

Na maioria das vezes, uma preocupação que as pessoas não têm na hora de venderem um produto é ter bem definido quem é a persona da empresa, e isso pode afetar diretamente nas vendas. Ao ter estabelecido quem é seu público-alvo, como ele age e o que ele consome, as chances de ter sucesso em vendas é bem grande, enquanto não ter isso bem definido poderá impactar diretamente nos resultados negativos de seu negócio.

Com isso, Fábio Ricotta separou para você 06 passos para definir sua persona. Vamos conferir?

1- Você já definiu parte de seu público

A partir do momento que você coloca um produto no mercado, provavelmente já almeja qual é o público que quer atingir com ele, não é mesmo? Por exemplo, quando lançamos o curso de SEO do Mestre Academy, nosso objetivo era que ele fosse comprado por pessoas que querem aprender SEO ou que buscam aprimorar seu conhecimento na área. Logo de início você já define para quem você quer vender o seu produto e qual será o público que irá atrás dele.

2- Público pela dor

Você também consegue encontrar o seu público “pela dor”. Ou seja, além daquela persona que você já tem em mente, você pensa na dor, que é no caso, a necessidade de um outro público. Usando mais uma vez o Mestre Academy como exemplo: além dos profissionais de SEO, quem também busca pelos nossos produtos são pessoas que têm necessidades em seus negócios, sejam e-commerces que têm poucas vendas devido a baixa quantidade de visitas orgânicas ou sites que não estão performando tão bem quanto gostariam.

3- Pesquisa de mercado

Ao optar por esse recurso, você obtém dados e estatísticas públicas específicas. Por exemplo, se você quer vender uma nova linha de bicicletas poderá recorrer à esses dados e descobrir como que estão as vendas de bicicletas nos últimos anos, quais pessoas que usam esse meio de transporte e quais regiões elas são mais buscadas.

4- Teste conteúdo

Essa é uma outra boa sacada para conseguir atingir o seu público-alvo. Você pode usar um blog ou até mesmo fanpage que será alimentado com informações relevantes e que tenham a ver com aquele produto que você pretende vender. Assim, você irá testar se o público tem afinidade com o assunto e se eles têm vontade de realizarem a compra de seu produto. E se você quer ter uma resposta rápida, a melhor opção é investir em páginas e links patrocinados, pois dessa maneira você irá atingir uma quantidade maior de pessoas em menos tempo.

5- Confira as estatísticas

Se você já tem uma fanpage ou site com conteúdos de seu produto em andamento, você pode fazer uma avaliação no Analytics. Seja no GA ou no Facebook Insights, você consegue ter uma noção de quem está vendo o seu material, tendo acesso à localização dessas pessoas, faixa etária, os interesses e muito mais! O mais legal é que você poderá averiguar se as pessoas que estão acessando seu site ou seu conteúdo são aquelas mesmas que você pensou lá no passo 01 e 02!

6- Faça pesquisa com a sua base

Se você já tem uma base de compradores ou de interesse, busque fazer uma pesquisa aprofundada sobre essas pessoas que consomem seu produto ou seu material. Por exemplo, aqui na Mestre nós baixamos os dados sobre os nossos alunos de SEO e descobrimos que a maioria das pessoas que fazem o curso não são necessariamente profissionais da área, e sim empresários e pessoas que possuem negócios on-line e querem melhorar seus sites. Fazer essa pesquisa nos mostrou que era necessário mudar a comunicação para esse novo público que descobrimos e também fazer produtos que sejam mais adequados às suas necessidades. Se você não tem uma ferramenta para baixar informações de seu público, você pode mandar um e-mail fazendo perguntas que sejam interessantes para a sua empresa e, a partir das respostas, trabalhar em cima de sua estratégia de marketing. Uma outra dica para arrecadar esses dados é fazer um Quiz em seu Facebook para colher informações de seu público e, consequentemente, elaborar qual é a sua persona.

Essas são os seis passos de Fábio Ricotta para te ajudar a definir melhor a persona de seu negócio! Mas se você tem outra estratégia ou outra sacada, compartilhe com a gente aqui nos comentários!

Você já está inscrito em nosso canal do YouTube? Para receber todos os vídeos em primeira mão, assine nosso canal agora mesmo.

 

 

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>