Como Planejar a Linha Editorial de Seu Blog e Mídias Sociais

Qual a linha editorial de seus conteúdos? Essa é uma pergunta importante que todo produtor de conteúdo deve fazer antes de colocar qualquer texto em seu site, blog ou rede social. Se você não sabe responder a esse questionamento, nosso CEO, Fábio Ricotta, vai te explicar mais sobre o tema. Dê o play!

Sempre que você realizar um trabalho de Marketing Digital, é essencial que tenha definida uma linha editorial de conteúdo. Para isso, você pode delinear essa linha para o que produz em cada uma de suas mídias (sejam elas escritas ou não) como Facebook, Instagram e Youtube, por exemplo. Vale lembrar que é preciso também definir cada estilo de comunicação que será empregado nesses conteúdos.

Aqui na Mestre, por exemplo, nós temos algumas linhas editoriais bem delimitadas. Por isso, no blog da Agência, no canal do Fábio no YouTube e até mesmo no canal do Mestre Academy, a linha editorial é bem delimitada. No Facebook nós precisamos de um encerramento um pouco diferente, já que lá existe o botão compartilhar, inexistente no Youtube, no qual o nosso fechamento é padrão: sempre recomendamos um vídeo.

Adaptação à Mídia

Para identificar esse estilo, é preciso testar alguns. Aqui na Mestre, testamos o vídeo quadrado para o Facebook. A linha horizontal é a mais usada, mas os novos modelos podem ser um forte indício da sua diferenciação na linha editorial. Já existem alguns empreendedores que fazem isso, como o Érico Rocha e o Mairo Vergara.

Isso já acontece com os vídeos publicados no Instagram, pois eles precisam de um tamanho quadrado, já que as pessoas que acessam essa rede social não esperam ver nada na horizontal, é estranho para elas esse formato.

Análise de Métricas

Além de entender bem o seu público, você pode usar as métricas para entender quais formatos são mais aceitos. Dessa maneira você adapta melhor a sua linha editorial às expectativas de seu público. Nos vídeos quadrados, por exemplo, pode-se usar uma edição do que é mais relevante dentro de um conteúdo, para assim criar vídeos mais curtos e que chamem mais a atenção. Isso é o que chamamos de comportamento do público, essencial na hora de criar conteúdo.

Se você trabalha apenas com texto, sabe que os textos de blog podem ser maiores, se comparados aos textos colocados no Facebook, por exemplo. Mas, tenha atenção na hora de realizar comparações. Afinal, elas devem ser feitas por linha editorial. Ou seja, vídeos do YouTube precisam ser comparados com vídeos do YouTube, conteúdos de Instagram com Instagram, blog com blog e assim por diante.

Gostou do conteúdo? Então assine nossa newsletter e recebe conteúdos em primeira mão.

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>