Como o Servidor de Internet Pode Afetar Seus Resultados

Nós vamos apresentar para vocês algumas situações que já encontramos em servidores de internet e que podem impactar diretamente nos seus resultados de marketing digital. Dê o play no vídeo abaixo e aprenda tudo sobre o assunto:

O Monitoramento é Fundamental

Se o seu servidor não estiver aguentando a capacidade de acessos, sua campanha de Facebook Ads ou AdWords pode simplesmente levar o usuário para uma página em branco, uma página dizendo que o servidor está indisponível ou dando um erro. Isso compromete violentamente os seus resultados. É por isso que gostamos muito de utilizar serviços de terceiros para landing pages, que recebem tráfego de campanhas patrocinadas.

Problemas podem acontecer, mas você precisa estar ciente que existem ferramentas que podem ser acopladas ao seu AdWords, ao seu Facebook Ads ou, pelo menos, para checar as páginas do seu site, para ver se a página está disponível ou não. Você pode usar a ferramenta para ver se está ativo, então pode pausar a campanha – existem formas automáticas de fazer isso – e quando está disponível ele “despausa” a sua campanha.

Como Monitorar Quando o Tráfego é Orgânico?

O tráfego orgânico é uma coisa que você não controla, não há como pedir para o Google não exibir suas páginas na pesquisa do buscador, somente quando seu site estiver fora do ar. Aconteceu com um cliente aqui na Mestre, em que o servidor dele estava tendo várias intermitências. O servidor não está aguentando a carga, o banco de dados tem travado, o cache não tem funcionado direito e isso tem feito com que o robô do Google encontre erros ao tentar as páginas deste site. Assim, consequentemente, o volume de páginas indexadas está caindo e o acesso orgânico também.

Às vezes, você está com uma hospedagem compartilhada, o seu negócio está crescendo e você esqueceu de atualizar o hardware ou o software que está contratando. Você está contratando a hospedagem para prover uma série de recursos e esqueceu de fazer upgrade.

Outra linha é preparar muito bem o seu servidor ou a sua empresa de hospedagem, brifar muito bem para quando você for fazer uma campanha, por exemplo, de lançamento de produto. Às vezes contrata uma hospedagem boa, mas não provisiona a capacidade para aguentar o volume de gente que vai vir ao mesmo momento. Quando você fala, por exemplo, para 50 mil pessoas, “eu vou abrir o carrinho amanhã às 9 horas da manhã”. Vai vir todo mundo. Não vão esperar, vão ficar atualizando a página o tempo todo. Então, você tem que provisionar um sistema de cache, um servidor parrudo, toda uma complexidade para aguentar essa carga de pessoas.

Dica Para se Preparar Para Muitos Acessos

Pegue a URL que você vai divulgar, abra em um navegador anônimo e cole a URL. Se você tiver um sistema de cache, a página vai estar “cacheada” (vai estar guardada em cache). Quando uma nova pessoa requisitar essa página, ele já vai servir o cache. Chamamos isso de “esquentar o cache”, prover uma página em que o cacheestá preparado para receber aquela carga. Assim, uma vez que você faz isso, quando outras pessoas chegarem, o seu servidor vai conseguir responder muito mais rápido.

Esses são os problemas que normalmente acontecem com o servidor. Existem vários outros que podem acontecer. Mas na maior parte dos casos são esses. Acontece de enviar para o seu servidor campanhas de anúncios e ele não aguentar o seu tráfego orgânico, começar a escalar e o seu servidor não escalou ainda, ou então, você vai fazer uma campanha de lançamento ou uma carga através de uma campanha de email e o seu servidor também não aguenta receber esse volume lá dentro.

Então, fique de olho na sua hospedagem, se você tem redundância, se tem uma outra hospedagem já com o seu sistema pronto, caso essa primeira caia. Se você tem um sistema de cache, se você usa CDN e essas coisas são o que, de verdade, protegem. A gente precisa fazer uma boa base para a gente poder trazer as pessoas para dentro.

Dica Bônus

Como dica final, gostaríamos de lhe indicar a ferramenta Uptime Robot, através da qual você poderá monitorar gratuitamente o seu site, sendo avisado por e-mail sempre que o mesmo tiver alguma instabilidade ou ficar fora do ar. Aproveite e comece a monitorar de perto seus projetos.

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>