Hierarquia do Site em Resultados de Busca no Google

Há poucas horas o Google nos EUA anunciou mais uma mudança para sua listagem de resultados de busca. A novidade agora é que o Google vai usar a hierarquia do site, quando possível, para oferecer um resultado mais completo para seus usuários nas páginas de pesquisa.

De acordo com o artigo no blog oficial do Google, a search engine vai alterar a URL exibida como destino do resultado de busca por uma estrutura idêntica a um breadcrumb navigation, indicando a hierarquia do site para se chegar até tal resultado; isso quando a URL do resultado não oferecer muita informação ao usuário.

No artigo, eles usaram o seguinte exemplo: ao realizar a busca “spidersapien review”, o resultado apresentado é o seguinte:

productwiki url

O objetivo é substituir esse resultado por algo mais informativo ao usuário, apresentando-o da seguinte maneira:

productwiki breadcrumb

Assim, a hierarquia de navegação do site para se chegar até este resultado fica apresentada no lugar da URL. O interessante é que cada item é um link para a seção no site (Toys & Games e Robots).

O que fica entendido é que URLs bem organizadas não passarão por esse processo, ou seja, se a URL do ProductWiki fosse:

http://www.productwiki.com/toysandgames/robots/spidersapien/

Então essa substituição não seria realizada. Não faz sentido. É mais provável que mesmo URLs organizadas sejam substituídas, pois é mais interessante para um site ter este breadcrumb com diversas opções para o usuário do que a URL estática e sem links.

Infelizmente, não consegui nenhum exemplo de busca com esta nova funcionalidade, nem mesmo testando a própria busca sugerida pelo Google com IPs dos Estados Unidos. De qualquer forma, o anúncio afirma que este esquema já está operacional. É questão de tempo até se espalhar em diversos sites. Até lá, vamos acompanhando as SERPs!

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

28 Comentários para “Hierarquia do Site em Resultados de Busca no Google”

  1. Léo Cabral

    Olá Frank;

    Também fiz vários testes aqui e não consegui achar nada. De qualquer maneira o recurso não deixa de ser interessante.

    Esse tipo de mudança vem confirmar a vontade do Google em apresentar o conteúdo de forma mais fácil e intuitiva ao usuário.

    Com certeza para o usuário comum, diria até leigo, breadcrumb navigation é mais apresentável e intuitivo do que uma URL que muitas vezes não quer dizer nada.

    Agora é esperar para ver funcionando.

    Responder
  2. Arthur

    E ai Frank, beleza?

    Interessante essa mudança.
    Ela já está funcionando aqui. Procure por “divulgação de sites”

    Abs

    Responder
  3. Castro

    Sera que isto realmente vai gerar um CTR maior nas SERPS ?? Porque, pelo menos no meu nicho de mercado, as pessoas mal leem a Descrição do Site , quanto mais a url !!!

    Responder
  4. Blogueigoo

    Fiz uma busca no Google Brasil pesquisando as palavras “algoritmo divisão numeros” e apareceu um resultado mostrando esse “breadcrumb navigation” (scribd.com).

    Responder
  5. credendio

    Olá Frank,
    acho muito útil este modelo de exibição e acredito que logo logo veremos os resultados nas buscas do Google BR.
    Um pequeno exemplo de breadcrumb no google BR http://twitpic.com/q27zj (1ª página)

    vlw.

    Responder
  6. DC

    Frank esse sistema está trocando as URL por essa Hierarquia, penso que isso diminui o peso dos URL.

    Pois é trocado o nome do URL (e palavras-chaves) por hierarquia (e não ajuda muito). Ou teria o Google diminuido o peso de palavras-chaves nas URL?

    Responder
    • Frank Marcel

      Diego, acho que é melhor separar os raciocínios.

      Para o usuário, o sistema de hierarquia é bem útil sobre uma URL /223523-prod-x?utw=4456&sessid=2q3223r3hqw5h

      Não acredito que o Google esteja procurando desvalorizar URLs, mas, sim, passar mais informação ao seu usuário. Se o site não o fez por conta própria (com uma URL amigável), o Google entra em cena.

      Responder
      • DC

        Sim, porém um exemplo é a Agência Mestre.
        Possue URLS amigaveis porém sempre surge a hiearaquia nas SERPS.

        Palavras-chaves nos URL também contam como maior peso, certo? Nesse caso elas estão sendo excluidas devido essa hierarquia.

        Responder
        • Frank Marcel

          Diego, você tem razão, mesmo com URLs amigáveis o Google tem trocado por este “breadcrumb” – Vi exemplos com a Agência Mestre também.

          Acho que a melhor forma de ilustrar o peso das URLs, é lembrar das meta keywords. Houve um tempo em que elas faziam a diferença para os rankings, mas nunca eram exibidas.
          Mesmo que as URLs não sejam exibidas, elas não devem ter sido excluídas como sinal para rankear um site.

          Responder
  7. DC

    Boa colocação Frank.

    E o Google precisa tormar cuidado, caso esse ponto seja verdade (não é mostrado mas é notado) ganhe peso, pois alguns usuarios talvez tentem adiconar URL de qualquer maneira pensando: O Google concerta (breadcrumb)e acabe surgindo um novo problema.

    Seria esse um novo fator de rankeamento?

    Responder
    • Frank Marcel

      Olha Diego, como ela deve continuar sendo um fator de rankeamento, não acredito que passem a surgir URLs bagunçadas.

      Quanto a “novo” fator, não sei se seria bem um novo fator, as Search Engines já tem seus meios de segmentar o conteúdo de uma página, que dirá segmentar conjuntos de página de um site.

      Se até o tempo de carregamento da página pode influenciar o ranking (antes só contava para os bots não acessarem a página, agora pode contar para deixar bem posicionada), por que não um conteúdo bem organizado?

      Responder
      • DC

        Não estamos falando de conteudo e sim de SERPs.
        Elas levam ao conteudo sim, porém essa hierarquia é confusa, e não há proveito nisso.

        Há proveito somente na navegação estrutural, dentro do site. Nas SERPFS é praticamente inutil, visto que muitas categorias são confusas.

        Raramente gera clique. Se fosse algo semelhante as Link Sites ou link de uma linha, então seria algo proveitoso.

        Penso que breve o Google excluirá essa Hierarquia ou realizará uma grande atualização. Pois da maneira que está, não há proveito e sim confusão.

        Responder
        • Frank Marcel

          Diego, não se você acompanhou desde o começo, mas a proposta do Google é colocar neste breadcrumb o que ele entender como estrutura/arquitetura/organização do site. Portanto, a organização do conteúdo pode refletir no breadcrumb que o Google monta, não é só uma questão de SERPs, é, também, uma questão de organização do conteúdo.

          Acredito que o Google tenha testado ou venha a testar a nova funcionalidade, se eles acharem que é útil, provavelmente será mantido/melhorado.

          Responder
  8. Mauricio

    Achei bem legal isso ai. Como vc disse, se o site estiver com as URLs bagunçadas ou “não-amigáves”, o google dá uma forcinha. E se já estiver tudo certinho, nada vai mudar.

    Acredito que tudo o que for para melhorar o resultado das buscas é valido.

    Abraço!

    Mauricio

    Responder
  9. Domicio Neto

    Grande Frank Marcel!

    Parabéns pleo post! Muito interessante só tive dificuldade para encontrar o artigo no Google.

    Eu entendi que se a gente dividir o sitemap.xml por categoria isso irá ajudar o Google a entender a estrutura do site, mas fora isso, levando em conta que já utilizo a estrutura http://www.site.com/category/name-of-post, o que mais preciso fazer para o Google identificar a categoria?

    Abraços,
    Domicio Neto

    Responder
    • Frank Marcel

      Olá Domício, não me lembro de ter lido nada a respeito dando nota de como influenciar o Google a mostrar esse breadcrumb.

      Como eu informei no artigo, fica a critério da Search Engine e quando ela bem entender e, a princípio, seria somente para URLs mal formatadas, mas como se vê hoje em dia, mesmo URLs bem formatadas podem ser substituídas por breadcrumb.

      Ninguém deu muita bola pra isso – medindo CTR ou sua força como CTA. Talvez não seja tão relevante.

      Abs,

      Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>