Google possui 84% do Market Share no Brasil

Mercado e Tendências do Marketing Digital

A Hitwise revelou em seu estudo que o Google Brasil detém 78,63% de participação nas buscas no mercado brasileiro. O período selecionado é de 4 semanas terminadas em 29 de dezembro de 2012

Após o gigante das buscas, segundo maior market share é do Bing, buscador da Microsoft, com 7,61% da preferência dos usuários, seguido de Ask Brasil, com 5,34% e Google.com, com 5,03%.

Somando-se todos os domínios do Google entre os top 10 buscadores mais visitados no Brasil, o buscador atinge 84,43% de participação no mesmo período de 4 semanas terminadas em 29 de dezembro. Já o Bing e Bing Brasil têm, juntos, 8,19% da participação de buscas no período.

O Yahoo! Brasil está em quinto lugar na preferência dos usuários de Internet no país, com 1,19% de participação de buscas nas 4 semanas terminadas em 29 de dezembro de 2012. Ainda entre os top 10 buscadores mais usados no Brasil no período estão Google Portugal (0,74%), Ask (0,65%), Bing (0,58%), Yahoo! (0,064%) e Google Espanha (0,035%).

Market Share de Buscas no Brasil

Yahoo! Brasil lidera em taxa de sucesso

O Yahoo! Brasil ficou no topo do ranking de taxa de sucesso dos 10 buscadores mais relevantes na Internet brasileira. No período de 4 semanas terminadas em 29 de dezembro de 2012, buscador registrou 82,89%, enquanto o Bing Brasil atingiu 81,32%. Isto significa que, para os dois mecanismos de busca, mais de 80% das buscas executadas resultaram em uma visita a um site.

Já o Ask Brasil registrou taxa de sucesso de 77,80%, seguido do Ask (76,66%), Google (72,55%), Yahoo! (72,21%), Google Portugal (70,78%), Bing (70,73%), Google Brasil (68,13%) e Google Espanha (67,61%).

A taxa de sucesso é calculada pela proporção das buscas realizadas em cada uma das ferramentas que geraram efetivamente uma visita a um site.

Buscas contendo uma palavra são maioria

As buscas contendo uma palavra foram 31,56% do total no período de 4 semanas terminadas em 29 de dezembro de 2012, seguidas por buscas que continham duas palavras, com 20,16%, e três palavras, 19,11%. As buscas contendo quatro palavras somaram 11,25% do total, enquanto aquelas contendo cinco palavras totalizaram 7,89%.

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

6 Comentários para “Google possui 84% do Market Share no Brasil”

  1. Vinicius de Castro

    Por que vocês acham que a efetividade do Yahoo foi melhor? Será que o Google, por ser muito maior, recebe muitas consultas para checagem de rankings?

    Essa foi a primeira explicação (para não dizer a única) que pensei para o Yahoo e o Bing liderarem a taxa de sucesso.

    Abraços

    Responder
  2. vinicius ribeiro

    Google é tudo não adianta querer fazer anuncio em mídia de Papel que não vira nada –

    é Fato Sempre que o telefone aki para de tocar!

    Pode olhar que acabou a verba da campanha Adwords

    Responder
  3. Valter Sousa

    Olá, Fábio. Eu olho esses resultados sempre hegemônicos do Google e fico me perguntando “por que será que as outras empresas continuam tentando?”. Essa de taxa de sucesso é novidade pra mim. Bom saber.

    Responder
  4. Miguel Alvim

    Não me espanta nada ser a google a liderar o mercado, é só motor de busca a nível mundial. Em relação ao yahoo que tem a melhor taxa de sucesso não sei bem como isso pode ser mas a ser verdade é bom sinal um pouco de concorrência é sempre bom!

    Responder
  5. Fabio Umpierre

    Olá Fábio,

    Realmente isso só comprova o que se supeitava, por isso que em termos de SEO devemos nos aprofundar sempre no Google, afinal não dá para brigar com os números ou dá?

    Dominar o Google é questão de sobrevivência para qualquer site ou blog que deseje se manter ativo e bem sucedido na internet.

    Abraço.

    Responder
  6. Milton

    Um pouco surpreendente para mim essa “Yahoo! Brasil lidera em taxa de sucesso” mas uma coisa é certa concorrência sempre é boa para não relaxar o melhor do Mundo …rsss A briga sempre vai ser grande para ser THE BEST!

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>