Google dará Mais Relevância para Sites Compatíveis com Dispositivos Móveis

Google Mobile Update

Olá amigos e leitores do blog!

Agora é oficial! Falta uma semana para que um novo update no algoritmo do Google entre em vigor. Conforme anunciado anteriormente, a partir do dia 21 de Abril, o Google dará mais relevância para sites compatíveis com dispositivos móveis (não incluindo tablets). A ideia é oferecer uma melhor experiência para o usuário que faz buscas utilizando um celular.

Com o aumento no número de pessoas utilizando a busca do Google através de dispositivos móveis, o buscador decidiu dar mais destaque para sites que se adequam bem a qualquer tipo de tela ou sites que tenham uma versão mobile, quando a consulta é feita através de um smartphone.

No Brasil, este update dará também um bom impacto, uma vez que cerca de 42,5 milhões de brasileiros acessam a internet usando celulares, segundo um estudo o CGI.br. Esta massa que busca uma informação através do seu dispositivo móvel possui uma necessidade extrema em obter a informação de forma rápida e que seja de fácil leitura no dispositivo que segura em mãos. Por isto, faz todo sentido este tipo de ajuste (update) que o Google está propondo.

Visualmente, este update não provocará uma anormalidade para o usuário que faz busca utilizando um smartphone. O que acontecerá é a aparição de mais sites nos primeiros resultados com a marcação seguinte:

Mobile Friendly

Como Saber se o Meu Site está Preparado?

Se você está curioso para saber se o seu está ou não preparado para esse cenário, a forma mais simples é fazer o teste do próprio Google e descobrir agora mesmo.

Teste da Versão Mobile

Inserindo o seu website e aguardando a análise da ferramenta do Google, você receberá a informação se o seu site está compatível para dispositivos móveis.

Outra forma também é utilizando o site MobileTeste.me:

MobileTeste.me

Com esta ferramenta você conseguirá visualizar como o seu site aparece em vários dispositivos e assim poderá realizar os ajustes necessários.

Bastidores do Update

A fim de acompanhar de perto as variações do ranking dos resultados de busca orgânica em dispositivos móveis, nós da Agência Mestre, desenvolvemos a SERP Weather Mobile.

SERP Weather Mobile

Essa ferramenta foi projetada para identificarmos alterações bruscas nos rankings mobile do Google. Separamos 2.600 palavras-chave de grande tráfego e competitividade no mercado brasileiro e que não representam buscas locais.

Diariamente, nossos servidores buscam pelos sites presentes na primeira página da SERP de cada palavra-chave e compara esses resultados com os capturados no dia anterior, para podermos fazer os cálculos necessários. Quanto maior for a temperatura atingida, maior foi a variação dos rankings de um dia para o outro.

Através da SERP Weather Mobile você também poderá acompanhar os “bastidores” desse novo update. Mas, lembre-se: melhor do que ficar apenas assistindo à mudança, é colocar a mão na massa e preparar o seu site para o futuro.

Dicas Extras

Preparamos um resumo em slides do que você precisa saber para melhorar a experiência mobile dos seus projetos:

Dicas para Sites Mobile from Fábio Ricotta

Além disto, como falamos no nosso Guia para Melhorar a Experiência Mobile você pode:

  • Analisar os seus usuários através do Google Analytics
  • Analisar como você está aparecendo para dispositivos móveis no Google Webmaster Tools
  • Verificar sua usabilidade e interface mobile
  • Otimizar a sua interface
  • Avaliar as suas Apps, caso possua
  • Modificar o seu site pensando em SEO
  • Ajustar suas campanhas de Facebook Ads e Google Adwords

Conclusões

O Google sempre nos recomenda que entregar o melhor conteúdo e a melhor experiência de navegação para o usuário, é o melhor caminho para o sucesso. Agora, mais do que nunca, vale à pena olhar com atenção para o seu site e para como o seu visitante está visualizando as informações contidas nele.

Se você acompanha o processo evolutivo de criação de sites, provavelmente já deve ter ouvido falar de sites responsivos. Ter um design responsivo fará com que você forneça a melhor experiência de navegação para o seu usuário, independente do dispositivo que ele estiver utilizando para acessar o seu site. Em outras palavras, nesse modelo de layout, o site se ajusta automaticamente à tela, fazendo com que a usabilidade do seu site seja excelente tanto no desktop, como no mobile ou tablet, garantindo sempre a melhor experiência do usuário.

Nunca é tarde para começar! Pode ter certeza que a maioria dos seus concorrentes ainda nem deve estar sabendo desse update. Por isso, se você quer começar a melhorar o seu site, o próprio Google fornece material gratuito para você estudar.

Nós também podemos te ajudar! Se você precisa de um site novo, solicite um orçamento sem compromisso e conte conosco.

Um grande abraço e até o próximo artigo!

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

2 Comentários para “Google dará Mais Relevância para Sites Compatíveis com Dispositivos Móveis”

  1. Humberto Alves

    Como sempre, um excelente artigo, parabéns pessoal!

    Gostei bastante da dica da ferramenta de análise Google para saber se os nossos sites são adaptado para Mobile e fiquei muito satisfeito em saber que preciso fazer poucas alterações, isso é ótimo!

    Além dessa mudança, pessoal, eu percebi uma outra recente nas páginas de Busca do Google, porém eu não consigo nem mesmo buscar na web informações sobre.

    Me parece chamar Google Feedback, e funciona geralmente quando você digita “O que é…”. Por exemplo, ao digitar “O que é bolsa de valores?” Vai aparecer um quadrinho destacado explicando o que é a bolsa de valores e dando destaque para esse site especificamente.

    Saberiam me dizer que Snippet é esse?

    Grande abraço

    Responder
  2. Guilherme pereira

    Gostei bastante da dica da ferramenta de análise para saber se os nossos sites são adaptado para Mobile por sorte o meu site pareçe rodar legal também no mobile =) parabéns pelo blog galera Felipe Rosa

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>