Google+ Irá passar o Facebook em Compartilhamentos em 2016

Tendências do Marketing Digital

Olá leitores da Mestre,

Um estudo recente da empresa SearchMetrics aponta um dado curioso: o Google+ deve ultrapassar o Facebook em quantidade de compartilhamentos em 2016! Esta informação pode parecer estranha, uma vez que muito se fala do Google+ ser um local sem pessoas ou ainda que a rede social não pegou.

Segundo os dados da SearchMetrics a taxa de crescimento do Google+ é astronômico se comparado ao Facebook, mas olhando em termos absolutos, a vantagem do Facebook é gritante.

Crescimento do compartilhamento no Google+ vs Facebook

Como você pode notar na imagem acima, a taxa de crescimento do Google+ é muito forte nos primeiros 4 meses deste ano. Já em termos absolutos, à direita, o Facebook, de longe ganha em termos de compartilhamentos, com quase 15 vezes mais compartilhamento que o Google+.

É importante saber que a SearchMetrics mensura a quantidade de PlusOnes (+1s) e Shares (Compartilhamentos), do Google+ e Facebook respectivamente.

Previsões de Crescimento

Aplicando uma regrinha de taxa de crescimento, pode-se estimar que o Google+ irá passar o Facebook em compartilhamentos por volta de 2016:

Crescimento do Google+ vs Facebook

Talvez este cenário faça sentido, se olharmos pelo lado de smartphones e do Google Glasses. Ambos, quando iniciados, requerem uma conta Google, que automaticamente cria um usuário no Google+.

Ainda que este seja um cenário, também é importante saber que podemos ter alguma mudança por parte do Facebook que o faça continuar muito forte junto aos seus usuários (vide aquisição do Instagram).

Agora é esperar os próximos anos e ver quem irá ganhar esta batalha. Independente de quem ganhe, pense sempre em ter os dois canais sociais ativados em seu projeto!

Um abraço e até a próxima!

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

12 Comentários para “Google+ Irá passar o Facebook em Compartilhamentos em 2016”

  1. Djavan

    Tocou num ótimo assunto neste post:

    Em Janeiro de 2012 a ComScore publicou o que, até então, parecia ser notícia para um futuro bem distante que era a liderança do Facebook frente ao Orkut como Rede Social. O Facebook simplesmente disparou com crescimento de 192% no ano de 2011, lançando por terra toda e qualquer projeção de crescimento.

    Como o Android veio para ficar e está cada vez mais presente em celulares, pode vir daí o disparo dos números do Google

    Responder
  2. Paulo Beneton

    Se fizer uma pesquisa da quantidade de perfis do Google Plus inativo, verás que os perfis inativo do Google Plus é maior que do Facebook. Pelo fato de você registrar um e-mail e já criar uma conta na rede. Mas estou torcendo muito pelo crescimento do Google Plus. Afinal, já temos experiência com o Orkut do Google que foi um fenômeno mundial.

    Responder
  3. Milton

    de verdade … eu vi esse tópico e praticamente não acreditei no que estava lendo… mas como o GOOGLE é simplesmente inacreditavelmente competente tudo é possível!

    Responder
  4. Franz Geissler

    Portanto que o Google diz independentes os serviços dele, mas ele também tem como incentivar o uso da sua própria rede social através de outros canais. Se atividades dentro do Google+ afetam mais os resultados de busca do que as no Facebook, isso certamente estimula aquelas partes que dependem dos rankings a tomar uma iniciativa. Agora ainda levem em consideração que o Google está aumentando ainda sua pre-dominância entre os motores de busca.

    Responder
  5. William

    Olha, achei bem interessante o post, pode até ser que isso aconteça mesmo, mas o ponto forte da rede deles atualmente é o fato de aumentar a credibilidade e visibilidade no Google, ainda que não seja tão certo, mas quando se olha 2 anúncios e 1 deles está com 80 círculos no google e outro apenas com 2.. rs, é 1 ponto a mais pra quem estiver bem relacionado nela.

    Enfim, vale a pena dar uma estudada melhor nela, os profissionais que trabalham com mídias sociais já tem novos argumentos pra trabalhar essa rede também.

    Abraço

    Responder
  6. Everton

    Caramba! É estranho pensar que isso possa acontecer porque aqui no Brasil parece que o Google+ ainda não é tão forte… E é difícil dizer se algum dia será!
    Alem do mais, o Facebook deve bolar algo para se manter a frente nessa luta.

    Responder
  7. Lauro Daniel

    Olá, gosto muito de previsões mas, sinceramente, esta parece estar completamente errada.

    O Google, uma maravilhosa empresa do passado vem metendo os pés pelas mãos e errando muito ultimamente, quem trabalha com SEO sabe bem disto.

    O Facebook já dominou a Web e se tornou o queridinho das pessoas, a única chanse do Google seria o Orkut, que eles próprios resolveram matar.

    O Google Plus é estranho, desajeitado, nem uma rede social de verdade é.

    Portando, para o futuro seria mais fácil imaginar o Facebook criando uma buscador e pegando boa parte do mercado do Google do que a rede do Google ameaçar o Facebook.

    Responder
  8. Samuel Simões

    O Google+ também tem o recurso “compartilhar”… não faz sentido fazer essa comparação entre +1 e “share”, quando o “+1” é equivalente ao “like” do Facebook. Ponto.

    Responder
  9. Clovis Sena

    Se o facebook continuar desrespeitando o usuário ( ao não entregar as postagens para as quais ele se inscreveu ao curtir determinada página) e sacaneando as empresas, ao incentivar que elas consigam fãs (via facebook ads) e depois não entregar aos seus fãs as postagens colocadas nas fan-page das empresas, logo logo terá problemas…

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>