Google: Como ele Encontra o seu Site

Uma dúvida básica de SEO que muitos tem quanto o Google é como fazer com que ele encontre o seu site. Basicamente podemos explicar a search engine do google e as search engines em geral explicando os seus processos básicos: rastreamento, indexação e publicação.

Googlebot

Rastreamento

É o processo onde as páginas da web são localizadas. Para realizar este procedimento é empregado um enorme aparato de hardware e software que vasculha diariamente a web em busca de atualizações e novas páginas.

Os softwares que andam pela internet buscando e lendo sites são os chamados crawlers ou spiders, eles funcionam partindo a partir de listas de URLs iniciais e vão lendo os sites, coletando informações e encontrando os links. Uma vez encontrado algum link, o crawler o armazena e assim que ele finalizar o processo de coleta de informações de onde ele está, ele segue o link e vai fazer o trabalho na pagina onde o link aponta.

O crawler do google, o Googlebot, em especial tem alguns recursos que o permitem verificar a frequencia com que um site tem o seu conteúdo atualizado e armazenam este dado. Assim o Googlebot fica sabendo quais sites são atualizados mais frequentemente e os visitam mais frequentemente em busca de novas informações.

Indexação

Indexação é o processo onde os sites são lidos e avaliados. Vários fatores são levados em conta na hora de avaliar um site:

  • A qualidade e relevância da informação ali presente
  • A quantidade de keywords presentes e se elas estão dentro do assunto
  • A descrição do site
  • A qualidade dos sites que apontam links para o seu site
  • A qualidade dos sites para os quais o seu site aponta
  • Se o seu site não está fazendo nenhum tipo de de black hat, trapaça ou copiando conteúdo de outros sites.

Publicação

Publicação ocorre quando o usuário digita uma pesquisa no site da search engine e clica em pesquisar ou em OK. Quando isto é feito a search engine então obtém as keywords a partir do que foi digitado e as compara com o seu banco de dados de páginas indexadas retornando para o usuário o resultado da pesquisa com as páginas mais relevantes.

Mas e agora que foi explicado como as search engines funcionam o que podemos fazer para que elas encontrem e entendam os nossos sites e as páginas dele mais facilmente ? Há algumas dicas básicas:

  • Crie sempre um sitemap para facilitar que o crawler entenda bem o seu site quando chegar
  • Nunca se esqueça de submeter o seu site para os diretórios da web
  • Tenha uma politica criação de links externos

Por enquanto é isso. Qualquer dúvida basta deixar seu comentario.

Abraços e até a proxima.

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

8 Comentários para “Google: Como ele Encontra o seu Site”

  1. Alexandre Formagio

    E quando o Google demora para encontrar, há como saber se HÁ alguma penalidade ou algo do tipo?

    Há um cliente meu que já faz mais de um mês que avisei ao Google, coloquei link para ele em 2 sites meus que são indexados diariamente e até agora o Google não indexou.

    Mas muito legal o post, bem claro e direto.

    Grande abraço

    Responder
  2. Fábio Ricotta

    Olá Alexandre,

    Não existe uma interface do Google que diz se o site está punido ou não, por exemplo, no Google Webmaster Tools não existe um local falando “Seu site está punido”.

    No caso, você deve analisar o posicionamento do site e analisar como o tráfego do site estava. Se você notar uma queda brusca dos visitantes que vêem do Google pode ser um indício de que o seu site esteja punido. Aí é analisar o seu posicionamento do Google e verificar se você possui algum erro no seu site.

    Espero ter ajudado.

    Abraços

    Responder
  3. Web Designer Demétrios

    Dúvida:
    Se enviar meu sitemap com 10 páginas para a ferramenta de webmaster do Google e Live.com e daqui um mês eu incluir mais 5 páginas no site e atualizar meu sitemap apenas no servidor, já é o suficiente para os buscadores identificar? Ou preciso entrar no TOOL Webmaster do google e live.com e re-enviar meu sitemap???

    valeu !!!

    Responder
  4. Adriano do Nasicmento Apoliano

    estou desenvolvendo um site e gostaria de saber qual o nome da função que faz com que o google ache meu site achei uma “meta tag “, gostaria de saber é essa mesmo???

    Responder
  5. Ricardo

    Pessoal, coloquei meu site em meados de 02/09 no google porém nao encontro de jeito nenhum. Já estamos em 06 e nada. Até quando devo esperar? Não sei nada sobre SEO, nem sitemap (Estudei mais não vou conseguir fazer sozinho). Melhor pagar pra alguem fazer?

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>