Marketing Digital

Google Começa a Favorecer Sites com Boa Experiência Mobile

Por Fábio Ricotta

Em um ótimo movimento, o Google anunciou novidades para sites que possuem boa experiência para dispositivos móveis. Com as duas novidades, o Google visa oferecer aos usuários uma melhor experiência para o usuário, fazendo com que ele encontre melhor os sites que são compatíveis com o seu dispositivo. CLIQUE e confira a matéria na íntegra.

Fábio Ricotta

Olá leitores da Mestre,

Em mais um movimento para favorecer websites, o Google anunciou em seu blog oficial duas novidades referentes a sites com boa experiência para dispositivos móveis.

Marcação Visual de Site Compatível

A primeira novidade foi referente à uma marcação visual para que os usuários saibam que aquele site possui uma versão compatível com o dispositivo móvel. Esta marcação será da seguinte forma:

Mobile Friendly

Este modelo já aparecia em alguns casos nos EUA e Europa, mas o Google utilizava um ícone ao lado de cada website:

Para atestar que o website é compatível com dispositivos móveis o Google olha elementos como:

  • Se o website não utiliza software que não é comum em dispositivos móveis, tal como o Flash
  • Utiliza texto que pode ser lido sem a necessidade de zoom na tela
  • Ajusta o conteúdo à tela para que os usuários não tenham que usar a rolagem horizontal ou zoom
  • Posiciona links bem separados para que cada um possa ser facilmente clicado

Todos estes elementos seguem a linha do que retrarei algumas semanas atrás no artigo sobre o novo relatório de dispositivos móveis no Google Webmaster Tools.

Melhoria de Rankings

Em uma pequena parte do artigo, o Google atesta:

We are also experimenting with using the mobile-friendly criteria as a ranking signal.

A tradução direta seria: “Nós estamos experimentando também utilizar o critério de ‘mobile-friendly’ como um fator de rankeamento”.

Isto é um marco muito importante e, como sempre digo em nossos cursos, faz todo o sentido! Se o Google vê que uma pessoa está usando um celular ou tablet e nota que o website que está em terceiro lugar possui um website otimizado para este tipo de dispositivo, faz todo sentido mudá-lo de posição, favorecendo-o.

Até mesmo no último Curso de SEO e na última palestra no evento Front In Maceió, mencionei: “O Google já possui os fatores em mãos, vide o relatório do Webmaster Tools, falta apenas anunciar que será um fator de rankeamento”. Chegamos no dia!

Para garantir que o seu website seja compatível o Google recomenda alguns passos:

Além destes aspectos, recomendo você a ler o guia que escrevi para melhorar a experiência mobile em seus projetos. Nele ofereço muitas dicas para vocês melhorarem ainda mais o projeto que trabalham.

Não perca tempo, melhore os seus projetos, antes que a concorrência o faça!

LEIA MAIS

Como Fazer E-mail Marketing e Não SPAM

Veja como utilizar o e-mail marketing como uma estratégia para aumentar a fidelidade dos visitantes e as conversões do seu site!

O que é SEM?

Entenda mais sobre o que é SEM, o conjunto de técnicas para melhorar o posicionamento do seu site nos resultados de busca!

Google Shopping: O Que é e Como Funciona?

Alavanque seu e-commerce com Google Shopping! Utilize a principal ferramenta de pesquisa de produtos do Google e conquiste mais clientes. Clique e saiba mais.

Comentários
  1. Avatar

    Adorei a matéria, esse blog de vcs é mesmo muito útil.

  2. Avatar

    Realmente muito interessante esse posicionamento do Google… Cada dia mais os sites terão que se atualizar mais rapidamente! Abraços

  3. Avatar

    Perdi 60% das minhas visitas orgânicas nos últimos 50 dias. Acabei de atualizar a versão Mobile e deixei o tema responsivo. Espero ter bons resultados.

  4. Avatar

    Incrível como o Google se atualiza com frequência. Incentivo não falta para continuar a estudá-lo e se aprimorar na mesma proporção.

  5. Avatar

    Muito bom post

  6. Avatar

    Muito interessante a abordagem. Sabemos que o Google determina tendencias de mercado de pesquisas, vamos ter que dar prioridade de agora em diante para sites desenvolvidos com a tecnologia responsivo.

    Muito obrigado pelo artigo

Os comentários estão fechados.

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?