Google Caffeine vs. Google Padrão

Duas semanas após o lançamento, ou melhor, convite para testes no Google Caffeine, de fato, vários testes foram realizados, procurando, especialmente, testar a diferença de posicionamento de sites, diversidade de resultados e qualidade dos resultados mostrados no Caffeine.

Para lembrar, o Google informou que com essa nova infra-estrutura de Search, ele visa:

  • aumentar o tamanho do índice
  • aumentar a velocidade de indexação
  • aumentar a precisão
  • aumentar o entendimento
  • e melhorar outros pontos dos resultados de busca

Recentemente, o site 360i divulgou o resultado de um estudo sobre o comportamento de cada índice do Google para o mesmo conjunto de buscas (6 things to expect if Google Decaf gets a “Caffeine” Boost – inglês), revelando 6 principais pontos de mudança entre o Google cafeinado e o Google descafeinado:

  1. Domínios e rankings vão flutuar.
  2. O tamanho do índice (quantidade de resultados por busca) vai aumentar.
  3. Keywords da cauda longa vão ser mais relevante.
  4. O Caffeine é mais rápido.
  5. Resultados universais vão aumentar.
  6. Resultados de sites colaborativos vs. Multimídia.

O teste foi aplicado em um conjunto de keywords relacionadas a sites de venda e marcas de produtos ou lojas, formando um total de 40 keywords e variando desde termos de uma palavra até 4 palavras.

Claro, apenas 2 semanas de lançamento do Caffeine e um teste de apenas 40 palavras não define como será o futuro no Google, mas já deixa claro que mudanças vão acontecer.

Domínios, Long Tails e Resultados Universais no Caffeine

De acordo com o estudo, os resultados de primeira página (diversidade de domínios), podem variar desde 15% em pesquisas por marcas, até quase 50% em resultados de buscas com termos de 2 palavras entre os 2 índices.

O interessante é que resultados de long tail (4 palavras) mudam apenas 2% na primeira página entre o Caffeine e o atual índice, ou seja, ganhar as primeiras posições em long tails  é de fundamental importância para diminuir o impacto que buscas em keywords mais genéricas (uma ou duas palavras) podem causar se o Caffeine substituir o índice atual bruscamente.

Além disso, os resultados universais ganharam mais espaço entre os testes realizados, ou seja, resultados de vídeos, notícias, imagens, livros, etc., ocorrem com mais frequência no Caffeine do que em buscas no atual índice. O 360i apresentou os seguintes gráficos:

  • Google atual:

universal results no Google

  • Google Caffeine:

universal results no Caffeine

Um aumento de 4% no Google Caffeine, com destaque para resultados de blogs, que no Google atual nem sequer aparece no gráfico.

Tamanho do Índice e Velocidade

De fato, o Caffeine conseguiu ser mais rápido que o Google atual. Em média, o Caffeine responde na metade do tempo e, além disso, responde com muito mais resultados.

O 360i coloca isso como um aumento de concorrência. De fato, muito mais resultados são exibidos, mas não significa necessariamente que eles não existiam antes. No fim das contas, os usuários não devem ir além da 3ª página, e os resultados até ela, não mudaram tanto assim. Provavelmente, os concorrentes ainda serão os mesmos.

Sites Colaborativos vs. Conteúdo Multimídia

O último dado interessante sobre o teste é a mudança na presença de sites colaborativos (considerando blogs, microblogs, wikis, etc.), que perdem espaço para sites de conteúdo multimídia, como compartilhamento de vídeos, imagens ou músicas (ou áudio em geral). Talvez sites de notícias entrem nessa mudança, mas o 360i já revela que sites de social bookmarks perdem espaço também.

Conforme eu disse anteriormente, esse teste não é tão amplo e abrangente para definir estas mudanças como generalizadas para qualquer segmento de negócios/sites, mas são um indicativo interessante.

O importante é acompanhar estas mudanças, fazer seus próprios testes e estar preparado para superar mudanças negativas. Para cada outro nicho, o comportamento dos resultados de busca pode (e deve) variar de formas diferentes. Você já fez os testes e verificou as mudanças? Comente a sua experiência com o Caffeine! Até a próxima!

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>