Google Caffeine – Novo Índice do Google

Quer saber como será o posicionamento do seu site no futuro? Acesse agora http://www2.sandbox.google.com/, a URL de acesso ao futuro índice do Google: o Caffeine. É a ele que a equipe de engenheiros do Google tem dado mais atenção nos últimos meses – um novo índice de resultados que conta com uma infra-estrutura diferente e que visa:
Google Caffeine

  • aumentar o tamanho do índice
  • aumentar a velocidade de indexação
  • aumentar a precisão
  • aumentar o entendimento
  • e melhorar outros pontos dos resultados de busca

O Google informa que, no Caffeine, a maioria dos usuários não vai perceber a diferença, somente desenvolvedores e usuários mais experientes é que vão notar alguma diferença, e esse preview do Caffeine foi lançado justamente para que este tipo de usuário e desenvolvedores possam passar feedbacks para o Google sobre o estado e qualidade dos novos resultados de busca no novo índice de resultados.

O report é feito por um link no final da página de resultados: Dissatisfied? Help us improve – o objetivo é obter feedback sobre as diferenças entre o índice do Caffeine e o índice que está no ar atualmente, reportando que tipos de sites rankeiam melhor ou pior em cada índice, bem como pontualmente: “Este site não deveria estar entre os resultados desta busca”.

Eu testei algumas buscas e as diferenças entre os resultados foram pequenas. Aqui vai um exemplo sobre a busca SEO:

  • Google.com:

seo-googlecom

  • Caffeine:

seo-caffeine

A diferença foi bem pequena, apenas trocaram de ordem o SEO.com e o SEOChat. Algumas outras buscas apresentam diferenças maiores entre o posicionamento dos sites e/ou universal search results, mas não encontrei nenhum resultado que tenha sido completamente diferente.

Sendo assim, tudo indica que todas técnicas de SEO usadas até o momento vão continuar valendo para o Caffeine, mas certamente a mudança vai fazer com que apareçam as perguntas “Como otimizar para o Caffeine?” – Não devem ocorrer mudanças significativas. Neste novo índice, o Google deve apenas ter refinado alguns pontos. Até a próxima!

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

19 Comentários para “Google Caffeine – Novo Índice do Google”

  1. everson

    Interessante…

    Notei que alguns sites que estamos otimizando aqui na Esinet, perderam posição principalmente aqueles em que aumentamos o número de links off-page. Mas não é uma regra, pois alguns subiram. Resta saber quais critérios o Google está avaliando…

    Responder
  2. oronaldosantos

    E a busca universal ganhando força, acho que vai ser cada vez mais comum um índice heterogêneo com resultados diversos. Pelo que dá pra perceber os esforços estão sendo cada vez mais na relevância do conteúdo.

    Acho que quem quiser se preparar pra isso deve desde já pensar sériamente em alguma forma de categoriazar seu conteúdo seja ele texto, imagem ou vídeo, nada que não deve ser feito já.

    Responder
  3. Fabio Sardinha

    Aqui na empresa estamos com problema de Cloaking, o nosso site esta dentro de um portal e o endereço principal aponta para o portal, ou seja, o Google nos eliminou do mecanismo de busca, mas o Google Caffeine parece ter resolvido isso.
    Mesmo assim, já estamos preparando a migração para o domínio correto.

    Responder
  4. Walter

    Vi uma grande diferença, inclusive com adição de vídeos nos resultados, somente os 3 primeiros resultados de uma pesquisa que fiz foram os mesmos.

    Responder
  5. Frank Marcel

    Pois é, Walter. Eu peguei inclusão de resultado comum também, além de vídeos.

    O índice do Caffeine vai apresentar as mais diversas variações para cada pesquisa.

    Responder
  6. Luciano

    As diferenças são sutis, mas representativas das novas regras algorítimicas e correlatas, bem como novas regras “sociais” que englobam um conjunto de valores subjetivos comuns.
    Muito positivo.

    Responder
  7. Maxin

    O resultado para mim foi catastrófico. Tenho vários sites, que estão á tempo no ar, e em todos eu procuro tomar muito cuidado para não ter nada ilegal, nem incorreto perante as regras do Google.

    Dia 18/09, metade dos meus sites simplesmnete sucumbiram na classificação dada pelo Google. Para ter uma idéia, um dos sites, que tinha média de 35.000 visitas por dia, passou á ter média de 4.500 visitas diárias !

    Resultado final: Minha renda com adsense caiu 70%, e só não estou desesperado porque os demais sites que possuo ainda estão normais, não caíram. Meu sonho de comprar um carro decente estão de molho, por enquanto vou continuar com meu Carrinho velho ano 84, é a vida, é o Google… :(

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>