Envie o Sitemap.xml para o Bing – Bing Webmaster Center

Bom dia leitores da Agência Mestre!

No artigo de hoje trarei um pequeno tutorial de como enviar e validar seu sitemap.xml ao Bing.

Como sabemos, enviar o sitemap.xml do seu site para as Search Engines é muito interessante, pois facilitando o acesso delas à suas URLs você pode melhorar, e muito, a taxa de indexação do seu site. Com mais páginas indexadas, as Search Engines vão poder oferecer mais portas de entrada para o seu site nos resultados de busca.

E para o Bing não é diferente. Se você quer uma taxa de indexação mais alta no Bing o primeiro passo é enviar o sitemap nessa search engine também.

Primeiro, é preciso criar uma conta no Windows Live para logar no Webmaster Center do Bing, conforme é possível notar na figura abaixo:

Bing Webmaster Center

Após fazer o login com sua conta, será necessário adicionar o seu site e seu respectivo sitemap.xml ao Bing. Para isso basta preencher o campo de adição de site e especificar a localização do sitemap.xml do seu site, conforme figura abaixo:

Bing Webmaster Center - Add a Site

O próximo passo é preencher os campos corretamente. Tenha atenção ao preenchê-lo, pois este será um caminho que o Bing irá seguir para encontrar o seu Sitemap.xml. No exemplo, usei o site da Agência Mestre com o e-mail de contato da empresa, conforme imagem abaixo:

Bing Webmaster Center: Preenchendo os Campos

Após submeter o seu site e seu respectivo sitemap.xml será necessário confirmar que você é o dono do site. Para isso existem dois métodos:

  1. Através de um arquivo fornecido pelo bing: LiveSearchSiteAuth.xml que deve ser baixado e inserido na raiz do seu site;
  2. Através da inserção de uma meta tag de autenticação: <meta name=”msvalidate.01″….;

Confira os métodos na figura abaixo:

Bing Webmaster Center: Autenticando um Site

Agora para confirmar que você é o dono do site basta inseir a meta tag, no header do seu site, ou então colocar o arquivo disponibilizado para download na raiz do seu site e aguardar a confirmação. Com isso você ajudará na indexação do seu site pelo Bing.

Espero que esse pequeno tutorial possa orientá-los a enviar o seu sitemap.xml nesse novo Centro de ajuda aos webmasters do Bing.

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo
  • http://www.l9designer.com l9designer

    Fala Bruno,

    legal o post! Mas como eu faço pra entrar no Webmaster Center do Bing?

  • daniel

    Bruno, estranho: mesmo eu inserindo corretamente o código html, o Bing não conseguiu rastrear. Ele avisa num box vermelho: “We were not able to locate your authorization code.”

    De qualquer forma, obrigado pelo post.

  • Leopoldo Moreira

    Cara esse Bing é ruim d+, como no post não tem a URL do Webmaster Center do Bing, fiz uma busca do Bing… e o Webmaster Center do Bing nem aparece na primeira página, já no Google vem em primeiro lugar.

    http://www.bing.com/webmaster

    Mesmo sendo ruim assim, creio que é válido enviar o sitemap.

    Um abraço

  • sergioronei

    Olá Bruno!!!

    Muito bom o Post!

    Tenho uma dúvida: O bing lê o robots.txt? se a resposta é sim, não seria mais facil adicionar o sitemap via robots.txt?

    Obrigado.

  • http://www.mestreseo.com.br Bruno Nassar

    @l9designer
    Nossa esqueci completamente do link, mas já inseri! Obrigado!

    @Daniel
    Você colocou o código no header da página? Estranho ele não ter identificado, certifique-se que ele está no local correto e tente novamente. Se pelo código não funcionar tente através do arquivo, só não esqueça de colocá-lo na raiz do seu site.

    @Leopoldo
    Sempre é válido tentar ajudar os search engines a acharem o seu site. Quanto a qualidade das buscas realmente o Bing tem muito o que melhorar ainda, quem sabe com esse acordo com o Yahoo! os resultados das buscas não melhorem é aguardar para ver.

    @sergioronei
    O ponto principal em se enviar o sitemap.xml ao Bing é facilitar que o Bing “encontre” o seu site e saiba quais URL’s indexar. Com certeza ele le o robots.txt mas ele só irá identificar o sitemap.xml de um site previamente indexado certo? Para um site que ainda nao foi “encontrado” pelo Bing o sitemap.xml no robots.txt não seria de grande ajuda.

  • http://bommesmo.blog.br Halley Oliveira

    Oi Bruno,
    Muito bom esse seu artigo. Eu já tinha todos os arquivos prontos para o Google, de maneira que segui seus passos e foi tudo muito fácil. Talvez valesse a pena avisar que o sitemap do Google é o mesmo do Bing. Você podia juntar seu artigo com o WordPress SEO: Criando o Google Sitemap, que não fala nada específico do Bing.

  • Hugo Francisco

    Bruno, uma questão apenas, inseri o mapa do site faz uma semana e ainda não indexou nada, é normal demorar tanto tempo ou será que fiz alguma coisa mal?

  • http://www.megaprestamos.com JuniorMayhe

    Bing não me deixa enviar o sitemap.

    De todos modos, quando eu coloco a url http://www.megaprestamos.com que existe (é visível em qualquer browser), diz o site de Bing que a url é inválida.

    Agora imagina o problema, não há suporte, email, forum, nada para que alguém possa resolver esse problema.
    É estilo google, vc envia a url para aparecer em resultados, passam dois semanas e nada. Você sobe o site map em google webmaster tool (nesse caso funciona o envio), mas ainda assim o site nem aparece em resultado de busca.

  • stephanie

    No Bing deu certo !! Obrigada

    Você sabe como faço para indexar no yahoo???

    Obrigada

    • http://www.frankmarcel.com/ Frank Marcel

      Vá até o siteexplorer.yahoo.com

  • http://www.wdcursos.com.br willian

    Ola bruno muito bom este artigo, mas indexar no bing apenas a url do site não da?
    obrigado.

  • http://www.sacolaseembalagens.com.br ABEL

    Estive procurando tutoriais , mais este e o melhor.
    No Bing Ferramentas >> enviar mapa do site >> colocar a URL meusite.com.br/sitemap.xml
    ok?