Envie o Sitemap.xml para o Bing – Bing Webmaster Center

Bom dia leitores da Agência Mestre!

No artigo de hoje trarei um pequeno tutorial de como enviar e validar seu sitemap.xml ao Bing.

Como sabemos, enviar o sitemap.xml do seu site para as Search Engines é muito interessante, pois facilitando o acesso delas à suas URLs você pode melhorar, e muito, a taxa de indexação do seu site. Com mais páginas indexadas, as Search Engines vão poder oferecer mais portas de entrada para o seu site nos resultados de busca.

E para o Bing não é diferente. Se você quer uma taxa de indexação mais alta no Bing o primeiro passo é enviar o sitemap nessa search engine também.

Primeiro, é preciso criar uma conta no Windows Live para logar no Webmaster Center do Bing, conforme é possível notar na figura abaixo:

Bing Webmaster Center

Após fazer o login com sua conta, será necessário adicionar o seu site e seu respectivo sitemap.xml ao Bing. Para isso basta preencher o campo de adição de site e especificar a localização do sitemap.xml do seu site, conforme figura abaixo:

Bing Webmaster Center - Add a Site

O próximo passo é preencher os campos corretamente. Tenha atenção ao preenchê-lo, pois este será um caminho que o Bing irá seguir para encontrar o seu Sitemap.xml. No exemplo, usei o site da Agência Mestre com o e-mail de contato da empresa, conforme imagem abaixo:

Bing Webmaster Center: Preenchendo os Campos

Após submeter o seu site e seu respectivo sitemap.xml será necessário confirmar que você é o dono do site. Para isso existem dois métodos:

  1. Através de um arquivo fornecido pelo bing: LiveSearchSiteAuth.xml que deve ser baixado e inserido na raiz do seu site;
  2. Através da inserção de uma meta tag de autenticação: <meta name=”msvalidate.01″….;

Confira os métodos na figura abaixo:

Bing Webmaster Center: Autenticando um Site

Agora para confirmar que você é o dono do site basta inseir a meta tag, no header do seu site, ou então colocar o arquivo disponibilizado para download na raiz do seu site e aguardar a confirmação. Com isso você ajudará na indexação do seu site pelo Bing.

Espero que esse pequeno tutorial possa orientá-los a enviar o seu sitemap.xml nesse novo Centro de ajuda aos webmasters do Bing.

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

12 Comentários para “Envie o Sitemap.xml para o Bing – Bing Webmaster Center”

  1. daniel

    Bruno, estranho: mesmo eu inserindo corretamente o código html, o Bing não conseguiu rastrear. Ele avisa num box vermelho: “We were not able to locate your authorization code.”

    De qualquer forma, obrigado pelo post.

    Responder
  2. Leopoldo Moreira

    Cara esse Bing é ruim d+, como no post não tem a URL do Webmaster Center do Bing, fiz uma busca do Bing… e o Webmaster Center do Bing nem aparece na primeira página, já no Google vem em primeiro lugar.

    http://www.bing.com/webmaster

    Mesmo sendo ruim assim, creio que é válido enviar o sitemap.

    Um abraço

    Responder
  3. sergioronei

    Olá Bruno!!!

    Muito bom o Post!

    Tenho uma dúvida: O bing lê o robots.txt? se a resposta é sim, não seria mais facil adicionar o sitemap via robots.txt?

    Obrigado.

    Responder
  4. Bruno Nassar

    @l9designer
    Nossa esqueci completamente do link, mas já inseri! Obrigado!

    @Daniel
    Você colocou o código no header da página? Estranho ele não ter identificado, certifique-se que ele está no local correto e tente novamente. Se pelo código não funcionar tente através do arquivo, só não esqueça de colocá-lo na raiz do seu site.

    @Leopoldo
    Sempre é válido tentar ajudar os search engines a acharem o seu site. Quanto a qualidade das buscas realmente o Bing tem muito o que melhorar ainda, quem sabe com esse acordo com o Yahoo! os resultados das buscas não melhorem é aguardar para ver.

    @sergioronei
    O ponto principal em se enviar o sitemap.xml ao Bing é facilitar que o Bing “encontre” o seu site e saiba quais URL’s indexar. Com certeza ele le o robots.txt mas ele só irá identificar o sitemap.xml de um site previamente indexado certo? Para um site que ainda nao foi “encontrado” pelo Bing o sitemap.xml no robots.txt não seria de grande ajuda.

    Responder
  5. Halley Oliveira

    Oi Bruno,
    Muito bom esse seu artigo. Eu já tinha todos os arquivos prontos para o Google, de maneira que segui seus passos e foi tudo muito fácil. Talvez valesse a pena avisar que o sitemap do Google é o mesmo do Bing. Você podia juntar seu artigo com o WordPress SEO: Criando o Google Sitemap, que não fala nada específico do Bing.

    Responder
  6. Hugo Francisco

    Bruno, uma questão apenas, inseri o mapa do site faz uma semana e ainda não indexou nada, é normal demorar tanto tempo ou será que fiz alguma coisa mal?

    Responder
  7. JuniorMayhe

    Bing não me deixa enviar o sitemap.

    De todos modos, quando eu coloco a url http://www.megaprestamos.com que existe (é visível em qualquer browser), diz o site de Bing que a url é inválida.

    Agora imagina o problema, não há suporte, email, forum, nada para que alguém possa resolver esse problema.
    É estilo google, vc envia a url para aparecer em resultados, passam dois semanas e nada. Você sobe o site map em google webmaster tool (nesse caso funciona o envio), mas ainda assim o site nem aparece em resultado de busca.

    Responder
  8. stephanie

    No Bing deu certo !! Obrigada

    Você sabe como faço para indexar no yahoo???

    Obrigada

    Responder
  9. ABEL

    Estive procurando tutoriais , mais este e o melhor.
    No Bing Ferramentas >> enviar mapa do site >> colocar a URL meusite.com.br/sitemap.xml
    ok?

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>