Como Fazer E-mail Marketing de Forma Eficiente

Muitas pessoas conhecem o poder do e-mail marketing, mas poucas conseguem trabalhar com esse recurso de forma eficiente. O objetivo do artigo de hoje, é mostrar a você o passo a passo completo para obter sucesso através de suas campanhas de e-mail marketing. Confira as dicas no vídeo abaixo:

O Que é E-mail Marketing Eficiente?

Podemos considerar que uma campanha de e-mail marketing é eficiente, quando a mesma gera algum resultado positivo para o seu negócio. Podemos considerar um resultado positivo, qualquer ação que o seu lead realize, seja assistir a um vídeo, baixar um e-book, realizar uma compra ou outra coisa do tipo.

Comece da Forma Correta

Crie Sua Lista do Zero

No mundo do marketing digital, não adianta você buscar atalhos. Quando falamos sobre e-mail marketing, um dos passos mais importantes é ter a consciência de que você precisa criar sua lista de contatos do zero. Ou seja, não adianta comprar listas de e-mails por aí, pois dificilmente você terá resultados satisfatórios usando esse artifício.

Aqui na Agência Mestre, trabalhamos muito forte a metodologia do Inbound Marketing, produzindo conteúdos e materiais ricos que sejam relevantes e que gerem valor para nossa audiência. A partir daí, criamos um relacionamento com nossos leads, através do e-mail que eles nos forneceram em nossas landing pages e demais páginas de capturas.

Segmente Sua Lista

Sempre que possível, segmente os e-mails da sua lista para obter melhores resultados em suas campanhas. Identifique como os leads chegam até sua lista, de quais páginas eles vem, quais materiais eles baixam, etc. Se você possuir um e-commerce, identifique que tipo de produto seu lead costuma comprar, por quais categoriais do site ele possui interesse, entre outras coisas do tipo. Dessa forma, você conseguirá classificar melhor a sua base.

O grande ponto de segmentar sua lista, é evitar de mandar e-mails sobre um assunto que o lead não tem nenhum interesse. Muitos e-commerces ainda pecam nesse assunto e acabam oferecendo produtos completamente diferentes daqueles que a pessoa necessita. Quando isso ocorre, ou a pessoa para de abrir seus e-mails ou simplesmente se descadastra da lista.

Formato do E-mail

Seu e-mail precisa ser o mais natural possível. Você não precisa inventar moda e querer fazer algo muito colorido ou cheio de imagens. No final das contas, o que importa de fato é o conteúdo da mensagem. Antes de fazer disparos oferecendo algo para o seu lead comprar, procure criar um relacionamento com ele, enviando e-mails informativos que ajudem a pessoa a tomar a decisão de comprar.

Se os e-mails que você envia para sua base não possuem uma boa taxa de abertura, talvez eles possam estar sendo considerados como spam. Por isso, você deve evitar o disparo de múltiplos e-mails em um curto prazo de tempo e também deve evitar apenas e-mails do estilo: compre, compre, compre.

Ferramentas de E-mail

Já compartilhamos aqui em nosso blog, um artigo exclusivo sobre ferramentas de e-mail marketing e como elas são fundamentais para quem quer trabalhar o e-mail marketing de forma profissional e eficiente. Se você ainda não assina nenhum ferramenta, recomendamos fortemente que você escolha a de sua preferência e comece a trabalhar com ela o quanto antes. Dessa forma, você conseguirá ter muito mais agilidade para aplicar os conceitos que apresentamos hoje neste artigo.

Aprenda Mais

Para complementar seu aprendizado, recomendamos que você leia o artigo como fazer e-mail marketing e não SPAM para entender como funciona todo o processo e evitar erros que podem prejudicar o seu negócio e seus resultados. Sucesso em suas campanhas!

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>