MestreTV Episódio 42 – Como Ser Eficiente Em Marketing Digital

Olá, leitores da Mestre! Como estão? Neste novo episódio do MestreTV, o nosso CEO, Fábio Ricotta, vai mostrar para vocês como aumentar a sua eficiência em marketing digital. Quer saber? Então, é só dar o play!

Hoje nós vamos te mostrar como você pode mudar as suas estratégias para conseguir melhores resultados, com o mesmo esforço. Isso porque, às vezes, fazemos tantas ações em marketing digital, mandamos dezenas de e-mails, investimos em mídia, publicamos nas redes sociais e não temos o retorno que era esperado. Só que, nessas horas, é preciso lembrar que tudo na internet é mensurável e temos todas as ferramentas necessárias para entender os resultados e saber onde precisamos melhorar.

Mas, para isso, é preciso, antes de mais nada, saber interpretar cada número e olhar suas ações como um todo. Quer entender melhor? Confira:

ROI – Return On Investment

A performance em Marketing Digital normalmente é avaliada pela quantidade de dinheiro que você investiu em uma ação e o quanto essa ação te deu de retorno. Para exemplificar, imagine uma campanha de Adwords em que você investiu R$ 1.000,00 e que te deu de retorno R$10.000,00 em vendas. O seu ROI será a divisão do seu Retorno pelo Investimento, ou seja, R=10.000 reais/I=1.000 reais, seu ROI, nesse caso, será igual a 10!

Para outros canais, a lógica é a mesma. A diferença é que você não precisa apenas medir o seu retorno pelo lucro gerado. Ele também pode ser calculado pelo número de leads captados, pela visualização de um vídeo e assim por diante. O importante mesmo é sempre mensurar suas ações em qualquer que seja o canal utilizado.

Conversões assistidas

Seguindo a lógica de mensurar todas as campanhas, muitas pessoas acabam tendo a percepção equivocada de que uma ação ou que um canal não traz um bom resultado quando o seu ROI é negativo ou igual a zero. Porém, é preciso entender que dentro do Marketing Digital todas as suas ações trabalham de maneira integrada e ainda que você não tenha um resultado direto dentro de um canal específico, esse mesmo canal pode ter contribuído para educar seu público e ajudar a convertê-lo em outra mídia.

Isso é o que chamamos de conversões assistidas: trabalhar seus clientes e impactá-los em diferentes meios e etapas do funil de vendas para que, quando ele estiver no momento de compra/consumo, ele chegue pronto para o melhor canal de conversão.

Avalie cada canal

Tendo essas duas métricas em mente, o ROI e as Conversões Assistidas, você conseguirá avaliar de maneira mais efetiva a eficiência em Marketing digital de cada um de seus canais. Dessa maneira, fica claro que não basta olhar só a parte final da sua campanha ou em que canal o seu lead converteu. É preciso analisar as suas ações como um todo, observar por quais canais que o usuário passou, como cada um deles contribuiu e onde você pode focar para melhorar a sua performance.

Com isso, você perceberá que, às vezes, um canal que te oferece um ROI até negativo, pode ser também o seu meio principal de assistência para outras mídias e deixar de investir nele pode representar um grande prejuízo para o seu negócio.Assim, tanto os canais que tem maior ROI quanto os que assistem mais merecem sua atenção e podem receber cada vez mais investimentos.

Procure novos públicos

A última sacada de hoje é que você deve procurar constantemente novas audiências para o seu negócio. No vídeo anterior falamos sobre como driblar a crise enxergando as oportunidades e o mesmo vale para ter uma maior eficiência em marketing digital. Saiba se preparar para o momento do mercado, seja ele favorável ou adverso, e entenda como a sua marca ou produto pode atingir pessoas diferentes em situações diferentes.

Gostou das dicas? Então, você também vai gostar de assistir ao vídeo dos 3 P’s:  Pessoas, Processos e Produtos.

Se ficou com alguma dúvida ou sugestão, é só deixar nos comentários aqui do blog!

Abraços a todos e até a próxima!

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>