MestreTV Episódio 41 – Driblando a Crise, Criando Oportunidades!

Olá leitores da Mestre, tudo bem com vocês? No novo episódio do MestreTV, o nosso CEO, Fábio Ricotta, vai falar sobre um assunto que interessa a todos: Driblando a crise, criando oportunidades – como superar as adversidades do mercado para conseguir melhores resultados. Ficou interessado? Então, dá o play!

Hoje, o cenário econômico em que vivemos pode tanto ser ruim para alguns tipos de negócios, como pode trazer crescimento para outros setores. Por exemplo, se de um lado a venda de celulares caiu, por outro, os serviços de manutenção desses aparelhos aumentaram, uma vez que as pessoas estão evitando gastar e fazer novas dívidas e procuram prolongar a vida útil dos seus equipamentos eletrônicos.

Esse caso nos mostra que mesmo na crise, ainda é possível encontrar oportunidades de crescer e garantir uma certa estabilidade, sem que seja necessário trocar de negócio. Basta focar na eficiência da sua empresa. Veja como:

Buscando os desperdícios como uma lupa

Comece a observar de maneira mais minuciosa de onde estão vindo as despesas mais desnecessárias ou exageradas da sua empresa. Desde como os diferentes turnos de trabalho influenciam no tempo em que as luzes e ar-condicionado permanecem  ligados durante o dia, até se é possível renegociar novos contratos, prazos e formas de pagamento com seus fornecedores.

Apostando em eficiência operacional

Esse é um dos pontos primordiais, principalmente dentro do mercado digital. A proposta aqui é, em vez de sair demitindo ou contratando funcionários desnecessariamente, preferir extrair o máximo das pessoas durante o dia. Você deve se perguntar se equipe está realmente concentrada nas atividades que devem realizar, se você está tirando o melhor delas em um determinado dia ou se seus funcionários estão sobrecarregados.

O melhor é avaliar primeiro se seus profissionais estão rendendo como deveriam e se você esta estimulando todos da melhor maneira. A dica aqui é utilizar ferramentas como a Toggl, que mensuram o tempo que está sendo gasto com cada uma das tarefas. Assim, além de avaliar quanto tempo seus profissionais perdem fazendo suas atividades, você também conseguirá avaliar o processo adotado e tomar medidas para otimizar o trabalho.

Tendo pensamentos progressistas

Não, não estamos falando de política. Na verdade, quando falamos para ter atitudes progressistas queremos dizer que é preciso investir em eficiência operacional e, principalmente, em Marketing, nos momentos de crise, para conseguir ter um desempenho muito melhor em situações adversas.

Estudos comprovam que empresas que fazem investimentos mais assertivos e precisos nessa área são aquelas que conseguem ter a melhor escalada de sucesso para desbancar a competição. Dessa forma, nesses casos é preferível até que se terceirize esse setor, mas que não se corte radicalmente a verba destinada ao Marketing. Afinal, quanto menos você investe na propaganda da sua empresa, menos clientes você terá!

A verdade é que por pior que pareça o nosso atual cenário econômico, as crises sempre existirão. Por isso, o melhor mesmo é ter atitudes constantes, que te preparem para enfrentar os momentos de adversidade e para driblar as dificuldades impostas pelo mercado.

Bom, por hoje é só, pessoal! Espero que vocês tenham gostado do vídeo. Caso tenham alguma sugestão ou queiram saber mais sobre algum assunto, deixe seu comentário aqui no blog!

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>