Devo Dar Amostra do Meu Trabalho?

Se você é uma agência de marketing, um freelancer ou um consultor, já deve ter se deparado com um pedido de amostra grátis do seu trabalho. E deve ter se questionado sobre como deveria reagir a essa solicitação. Neste vídeo o nosso CEO, Fábio Ricotta, fala um pouco sobre esse assunto e mostra algumas formas de lidar com essa questão. Confira!

Como Reconhecer um Pedido de Amostra Grátis?

Você provavelmente já sabe bem quando recebe um pedido de amostra grátis do seu trabalho, mas caso tenha alguma dúvida, nós damos dois exemplos clássicos: “Você poderia me dar exemplos do que seria feito?” ou “Você pode me mandar um planejamento do que seria feito?”

Ao ouvir uma dessas frases, você já sabe que terá de fazer o seu trabalho antes de ser contratado para isso. E a questão é: devo ou não atender a tal solicitação?

Essa é uma Jogada de “Aproveitadores”?

A agência ou o profissional que ouve um pedido de amostra de trabalho, com frequência se pergunta: será que estão querendo se aproveitar e receber parte do trabalho sem pagar por isso? Não acreditamos que a maioria das empresas aja com má-fé. Mas, obviamente há aqueles que vão usar o momento da seleção do prestador de serviço para tirar vantagem.

No entanto, as empresas sérias, quando fazem esse tipo de pedido, comumente, estão inseguras e querem ter certeza de que escolherão quem de fato pode lhe entregar um bom trabalho.

Dar ou Não Dar a Amostra do Meu Trabalho?

A grande questão aqui é se a amostra de trabalho deve ou não ser entregue. E o que nós aconselhamos é que você só mostre o emprego dos seus conhecimentos de forma aprofundada, cobrando por isso. Então, quando receber uma solicitação para dar mostrar do que pode entregar ao seu prospect, sempre negocie um pagamento por ela.

É óbvio que em casos muito específicos um teste pode ser solicitado e esse não será remunerado. Mas esteja sempre muito atento, para saber reconhecer quando um candidato a cliente está querendo que você faça mais do que deve em uma fase pré-contrato.

Como Cobrar Por Esse Pré-trabalho?

Você não sabe como cobrar por uma amostra do seu trabalho? Uma alternativa é calcular o tempo que levará para desenvolver a atividade solicitada e estipular o seu custo hora. Assim você cobrará do prospect o preço do seu trabalho por hora.

O que achou deste artigo? Você já teve de lidar com um pedido de amostra do seu trabalho? Nos conte sua experiência nos comentário! E lembre-se: nunca é errado cobrar por um trabalho. Quer ter acesso a mais conteúdos interessantes como este? Curta a página da Agência Mestre no Facebook!

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>