Desenvolvedores e SEO: Como Fazer Essa Parceria Produtiva

code-for-food

Há alguns anos as pessoas pensavam que SEO era algo supérfluo, que bastava ter um site e seu conteúdo seria normalmente e adequadamente indexado e posicionado. Eu sei muito bem disso, pois, como desenvolvedor, eu era uma dessas pessoas.

Eu achava que o conteúdo era tudo o que importava, e que SEO significava apenas preencher as tags meta e title, escrever textos sem sentido cheios de palavras-chave e que SEO só servia para colocar sites com conteúdo pobre entre os primeiros resultados.

Passados estes anos trabalhando em conjunto com profissionais de SEO, aprendi muito, e sei muito bem que estava enganado, que minha visão sobre SEO era totalmente errônea. Mas o que realmente me assusta é que a quantidade de pessoas, principalmente desenvolvedores, que ainda tem essa visão, é muito grande.

É claro que conteúdo de qualidade é extremamente importante, e você não deve começar a otimizar seu site para as ferramentas de busca sem ele, mas não pára por aí. E ter a confiança e a cooperação dos desenvolvedores é muito importante para evitar uma campanha contra SEO nas empresas em que trabalhamos ou que sejam nossos clientes.

Entendendo os Desenvolvedores

Mas, ao mesmo tempo em que os desenvolvedores tem uma visão errônea dos profissionais de SEO, estes também tem conceitos incorretos sobre os desenvolvedores em geral.

É claro que muitos desenvolvedores não possuem conhecimento de SEO, ou mesmo não focam em SEO, mas desenvolvedores são inteligentes. Eles geralmente são muito analíticos, e são capazes de pensar em soluções para problemas que muitos profissionais de SEO enfrentam.

Eles conseguem criar conteúdo dinâmico buscando dados espalhados por um banco de dados, utilizando palavras-chave, limite de palavras, e qualquer outra restrição que você quiser lhes impor. O que eu quero dizer é, em conjunto com os desenvolvedores, um leque imenso de opções se abre em frente ao profissional de SEO, realizando tarefas que o profissional de SEO não completaria sozinho.

Na sequência, apresento algumas idéias de como promover a interação entre SEOs e Desenvolvedores a fim de otimizar o processo de desenvolvimento e otimização de sites.

5 Tarefas de SEO que podem ser Otimizadas por Desenvolvedores

seo-tasks

Aqui vão 5 tarefas simples que os desenvolvedores são capazes de realizar, mas que possuem um alto impacto em SEO:

  • Title Tag: como já mencionado, desenvolvedores são capazes de criar títulos dinâmicos buscando dados em bancos de dados, com limite de palavras e ocorrências da sua palavra-chave, facilitando o processo de otimização de títulos.
  • Canonical Tag: todos nós do universo de SEO adoramos quando o Canonical Link Element surgiu, e descobrimos a importância desta tag. E desenvolvedores podem facilmente criar soluções que analisem quais páginas necessitam de canonical, e gerá-la dinamicamente (em ordenações de páginas de produtos, por exemplo).
  • Permalinks: a otimização de URLs já está presente na maioria dos sites que ocupam as primeiras posições nos resultados de pesquisa, e a criação de permalinks otimizados é uma tarefa simples para um desenvolvedor realizar, seja com redirecionamentos ou reescrita de endereço.
  • O atributo alt de imagens: Muito se tem falado recentemente sobre a importância de um atributo alt bem escrito para uma boa classificação, e os desenvolvedores podem fazer suas palavras chave aparecerem ali.
  • Robots.txt: tudo bem que este arquivo é utilizado para controlar as áreas que você deseja que não sejam acessadas pelas ferramentas de busca, mas um robots.txt mal configurado pode causar mais dano do que benefícios. Desenvolvedores podem se certificar que as áreas relevantes de seu site não sejam bloqueadas.

Além desta lista, os desenvolvedores ainda podem gerar Meta Tags dinâmicas, gerar linkagem interna, código validado, geração e envio de XML Sitemaps, procurar por links quebrados e corrigi-los, e muito mais!

Trabalhando em conjunto

handshake

Dê crédito aos desenvolvedores por saberem coisas que os profissionais de SEO não sabem, e nem tem necessidade de saber. Eu sei por experiência própria das coisas maravilhosas que uma parceria entre um SEO e um desenvolvedor é capaz de criar.

É essencial que desenvolvedores e profissionais de SEO trabalhem juntos. Um precisa do outro. Se os desenvolvedores com os quais você trabalha não sabem SEO, ensine-os. E por ensiná-los eu quero dizer aponte-os na direção certa. Eles adoram aprender coisas por conta própria. E se eles não gostam de SEO, desafie-os. Eles normalmente possuem uma mente analítica, e vão adorar criar um programa ou algoritmo que resolva o seu problema.

E você, SEO, conhece alguma técnica para trabalhar em conjunto com os seus desenvolvedores? Discorda desta lista de tarefas, acha que alguma não possui tanto impacto assim, ou gostaria de adicionar outras tarefas? E você, desenvolvedor, acha que foi bem representado aqui? Gostaria de adicionar algo? Eu adoraria ouvir suas opiniões nos comentários!

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

2 Comentários para “Desenvolvedores e SEO: Como Fazer Essa Parceria Produtiva”

  1. Walter

    Eu já trabalhei como programador e tinha a disputa com o pessoal de design, depois comecei a fazer design e programação e entendi os dois lados, depois aprendi um pouco de SEO e continuo aprendendo e hoje lendo esse texto, acho que cada área deveria visitar um pouco e ver como é pensar em design, seo e programação. Realmente não é fácil juntar essas áreas, mas é totalmente possível e vital para o sucesso de um site.

    Responder
  2. adailton de jesus gomes

    a melhor estimativa de lucros e construindo parceria
    com grande empreendedores

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>