Mestre TV Episódio 61 – Descubra os dados de uso da internet no Brasil

Olá, Leitores da Mestre! Tudo certo? No episódio de hoje da Mestre TV, nosso CEO Fábio Ricotta irá compartilhar valiosas informações sobre o uso da internet no Brasil. Dê o play e confira!

A primeira novidade é que o CGI (Comitê Gestor da Internet Brasileira) liberou a pesquisa TIC, que coleta, analisa e divulga dados sobre como a população brasileira navega na internet. O Fabio separou as mais importantes e você verá a seguir aqui no nosso blog.

93% dos brasileiros possuem celular para uso da internet

Impressionante, não é? Isso significa que a cada dia mais pessoas estão conectadas com o mundo (seja por ligações, SMS e internet). Nessa fase da pesquisa o CGI não divulgou o índice de smartphones, porém podemos comparar o uso dos aparelhos móveis com desktops e notebooks.

Apenas 25% da população possui um computador desktop em casa e 32% possuem notebook. Cada vez mais os brasileiros têm acesso a informações na palma da mão!

Outro dado muito relevante é que 51% da população brasileira têm acesso à internet em casa. Ou seja, o público da internet nacional é superior a 100 milhões de pessoas! Sendo que nas classes A e B esse número pode chegar a quase 90%.

Em contrapartida aos 51% que têm acesso à internet em casa, 66% das pessoas afirmam ter usado internet ao menos uma vez, e dentro desses 66%, 8 em cada 10 pessoas afirmam usar a internet todos os dias.

Muitas pessoas não têm acesso fixo em casa, mas usam no trabalho, em lan houses, na casa de parentes, amigos, etc. Por tanto, o público da internet nacional é gigantesco!

Internet móvel

Do público geral, 56% das pessoas dizem ter acessado a internet pelo celular nos últimos 3 meses. Um indicativo a ser observado por todos nós é que a única região do Brasil onde esse índice é menor que 50% é o Nordeste. Seja por fatores econômicos ou distribuição ruim do sinal.

Compras

Você sabia que 61% dos brasileiros pesquisam na internet antes de comprar um produto ou serviço?

Esse é o efeito chamado “I Want to Buy” dos micros momentos na jornada de compra do consumidor.

Esse indicativo não significa que as pessoas irão adquirir um produto ou serviço pela internet, mas com certeza eles vão pesquisar preços, informações, detalhes técnicos, etc. Seja você um revendedor de sapatos, dentista, engenheiro ou tatuador, grande parte do seu público irá pesquisar antes de adquirir com você!

Em contrapartida, 40% da população ativa da internet diz ter comprado um produto ou serviço na internet nos últimos 12 meses. Incrível, não é? Mas ainda pode melhorar muito, pois 60% da população ainda não comprou, representando um poder aquisitivo gigantesco que ainda pode entrar no mercado brasileiro.

E sabe qual é a principal objeção desses 60% da população que ainda não compraram pela internet? Eles desejavam ver o produto ou serviço ao vivo, em mãos, “tangibilizando” a compra.

Para vencer essa objeção algumas marcas fazem ações pontuais, como um e-commerce de sapato nos EUA que envia 3 numerações diferentes do calçado para o cliente experimentar e optar pelo mais confortável. Além disso, algumas lojas no Brasil dispõem de devolução por satisfação, em que caso o cliente não goste do produto ele pode devolve-lo sem problemas.

Um exemplo bem legal no Brasil é a loja de móveis Oppa, que possui quiosques e pequenas lojas para os clientes conhecerem os móveis e artigos de decoração ao vivo, porém o pedido pode ser feito pela internet.

Outra objeção muito grave é que 56% das pessoas dizem ter desconfiança com o produto ou serviço que vão receber em casa. Seja no que vai receber, como vai receber, quando vai receber, etc.

Apenas 14% da população diz ter usado a internet para divulgar um produto ou serviço

Esse é um dado muito promissor para nós, profissionais de marketing digital, pois nos próximos anos poderemos explorar em cima de 86% da população a internet como um canal eficiente de vendas.

Esses foram os dados mais relevantes da pesquisa segundo nosso CEO Fabio Ricotta. Para acompanhar mais sacadas como essa se inscreva no canal da Mestre Academy no Youtube.

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>