Mestre TV Episódio 57 – Definição de Escopos para Marketing Digital

Olá, Leitores da Mestre. Tudo bem com vocês? No episódio de hoje da Mestre TV nosso CEO ,Fábio Ricotta, irá apresentar a definição de escopos para o Marketing Digital. Clique abaixo e assista a mais um episódio!

Você já forneceu ou contratou um fornecedor de algum tipo de serviço de Marketing Digital? Você ou o contratado não entregou a demanda conforme o combinado? Isso é mais comum do que você imagina e, para entender os dois lados, vamos apresentar uma visão holística do problema.

Nenhum dos dois estão corretos, mas também eles não estão completamente errados. Por exemplo, quando você contrata um tatuador e a tatuagem não fica do jeito que você queria. Existiu um gap na contratação do artista.

Ou ainda quando agências contratam freelancers e clientes contratam agências. Várias vezes uma ou ambas as partes não ficam satisfeitas com o trabalho entregue. Seja por conta do resultado atingido ou da impressão de que “eles estão pedindo mais do que contrataram”. E todos esses problemas estão ligadas a uma má definição de escopos.

O que é Definição de Escopos?

A definição de escopos rege a expectativa sobre o que eu quero e desejo quando contrato, e o que eu preciso entregar quando sou contratado. Isso serve para qualquer marcado inclusive em Marketing Digital.

Você precisa definir com exatidão o que está vendendo e especificar muito bem o que está contratando, para não haver nenhum tipo de problema no momento da entrega, frustrando a negociação.

Por exemplo, ao contratar uma empresa ou equipe para fazer a criação de um site, você não pode se limitar apenas à entrega final do projeto. É preciso definir os prazos de entrega, a quantidade de alterações possíveis, se fornecerá apenas a arte e programação, se os custos de hospedagem e registros ficam por sua conta, enfim, todos os caminhos possíveis para que essa demanda seja concluída sem problemas, por ambas as partes.

Processos da Definição de Escopos

Para uma definição de escopos perfeita é necessário seguir alguns processos que o Fábio detalhou muito bem no vídeo.

O primeiro passo é definir os entregáveis. Como assim? Se você contratou a reforma de uma casa, ao final da primeira semana, o mestre de obras precisa entregar o orçamento de todos os materiais.

Na segunda semana precisa entregar o banheiro, na terceira concluir 75% da sala, e assim por diante. O importante nessa etapa é tangibilizar o seu trabalho, para não haver expectativas errôneas por uma das partes.

Definir Check Points

O segundo passo é a definição dos check points. Apenas acordar os entregáveis com quem contrata o seu serviço é colocar no papel o escopo do projeto. Mas, definir check points é garantir que os entregáveis sejam cumpridos.

No caso da obra, por exemplo, você precisa conferir se os pedreiros estão trabalhando e entregando tudo no prazo. Já na criação do site você pode definir “quando entregarei o layout da home, quando entregarei o layout da landing page do produto A, B, C, e assim por diante”.

Os check points segmentarão o prazo final em pequenos prazos, estabelecendo metas e facilitando a entrega total do projeto.

Identificar os requisitos necessários para a execução do projeto

O terceiro passo da definição de escopos é identificar o que você precisa para executar o projeto e colocá-lo em prática. Por exemplo, nas obras, os profissionais usarão cimento? Ferramentas? Azulejos? Enfim, defina requisitos e viabilize tudo antes de iniciar a “obra”, seja ela na construção civil ou no marketing digital.

Aqui na Mestre nós trabalhamos com a aprovação previa da linguagem dos conteúdos, pois somente assim nós conseguimos alinhar os próximos textos ao gosto do cliente, e esse é um requisito básico na execução do projeto de Marketing Digital.

Definir o que você espera no resultado final

Para iniciar qualquer projeto de Marketing Digital você precisa ter definido o objetivo final e a expectativa do contratante. Por exemplo, os resultados esperados em uma ação de links patrocinados ou com a geração de leads.

O importante é detalhar muito bem o resultado final. Mas atenção, em alguns casos os entregáveis serão os resultados finais, por exemplo na contratação de um freelancer para redigir conteúdos, os entregáveis e os resultados finais serão os textos contratados.

Mas nem por isso você deixará de detalhar, pois esse texto terá especificações próprias, como call to action específico, número de palavras, trabalho escaneável, palavras-chave, etc.

Definir o benefício do projeto

Além de expectativas você precisa definir o benefício do projeto, pois ele será o motivo real de todo o trabalho feito. Por exemplo, na contratação do freelancer para a criação dos conteúdos, o que você espera desse material? A atração de futuros clientes? Melhorar a relação dos atuais clientes? Isso vale para qualquer projeto.

Gostou de aprender o que é a definição de escopos? Você pode usar a técnica em suas transações profissionais e caso você seja empregado de uma empresa, pode usar a técnica para melhorar o seu trabalho entregue ao final do dia.

Aproveite e inscreva-se no Canal do Mestre Academy no Youtube!

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>