Curso de SEO em Belo Horizonte

Olá leitores da Agência Mestre,

Quando começamos a idéia de um Curso de SEO para a comunidade o foco era exclusivamente São Paulo, a grande capital financeira do país e um dos principais pólos de Search no Brasil. O empenho e participação da comunidade foi tanto que conseguimos ministrar 3 cursos, treinando um total de 180 profissionais para o mercado de SEO brasileiro. Depois dessa grande participação na cidade de São Paulo, o Curso de SEO chega essa semana em Belo Horizonte.

Curso de SEO - Agência Mestre

A capital mineira abriga diversos profissionais da área de web e muitos deles já possuem uma cultura de SEO dentro de suas respectivas agências, mas em muitos casos um curso de qualidade pode alavancar ainda mais o potencial destes profissionais de SEO.

Conforme já descrevemos na nossa página do curso, teremos 17 módulos que serão ministrados em um total de 16 horas durante 2 dias em um dos mais renomados hotéis de BH, o Hotel Ouro Minas que está localizado na Rua Cristiano Machado, 4001 – Bairro Ipiranga.

Conteúdo do Curso

Para aqueles que se perguntam como ministramos o curso, ele será desde o básico, onde falaremos do surgimento dos mecanismos de busca, de vários fatores On-Page (títulos, meta descriptions, linkagem interna e etc) até o que existe de mais avançado em link building, pesquisa de palavras-chave, busca personalizada e resultados universais. O importante do curso é que em 2 dias vocês terão a oportunidade de entender mais da área e conhecer mais assuntos e dicas pontuais sobre como proceder nos projetos de SEO.

Veja abaixo a lista completa dos módulos:

  1. Search Engines e a Web
  2. Entendendo SEO e o seu Potencial
  3. Fatores On-Page
  4. Fatores Off-Page
  5. Pesquisa de Palavras-Chave
  6. Link Building
  7. Black Hat SEO
  8. Métricas de SEO
  9. Web Analytics e SEO
  10. Social Media Optimization
  11. Resultados Universais
  12. Local Search SEO
  13. Vertical Search SEO
  14. Ferramentas de SEO
  15. Real Time Search
  16. Busca Personalizada
  17. Fatores de Rankeamento

Depoimentos sobre o Curso

Apesar de já possuir um conhecimento básico em SEO, o curso foi muito produtivo e em nenhum momento foi tedioso, mesmo nos módulos mais introdutórios, porque o Fábio deu muitas dicas importantes (e nem adianta procurar nos relatos do Twitter!) que fazem toda a diferença em um trabalho de otimização. Parabéns a Agência Mestre pela qualidade do curso. – por Ana Martins

Recomendo o curso do Agência Mestre pois trata de uma maneira clara e abrangente os mais diversos assuntos que englobam o Search Engine Optimization. Sendo assim o curso é muito completo e satisfatório.

Aliás, o Fábio Ricotta é um excelente profissional que apresenta o conteúdo de forma clara e precisa, exemplificando os slides com cases o que facilita muito a compreensão do assunto abordado.

Bom, o curso vale seu preço! Parabéns à toda equipe do Agência Mestre – por Juliane Harada Tártaris

Eu praticamente não tinha nenhum conhecimento sobre SEO, fiz o curso e durante um fim de semana aprendi coisas que com certeza gastaria mais de ano para aprender só quebrando a cabeça na internet. Informações atuais e conteúdo muito consistente, o Curso Seo foi muito válido pra mim. – por
Elton Gomes Ribeiro

Para aqueles interessados em aprender SEO esse curso é muito bom. Vc consegue diferenciar o verdadeiro e o falso rsss… Os mitos de Otimização, o que pode ou não se comprometer e prometer para o cliente.
Esse curso faz vc pensar como traçar novos horizontes e novas estratégias. – por Michela Lumi Shinohara

O curso da Agência Mestre é fantástico. Vale muito a pena participar e conhecer todas as dicas apresentadas por esta equipe excelente.
Não perca essa oportunidade e matricule-se já na próxima turma. – por Luciana Silvy

Se você está pensando em fazer o curso da Agência Mestre, pare de pensar e faça! A equipe do Agência Mestre vai te apresentar o mais atualizado conteúdo sobre o assunto, de maneira clara e objetiva. O Fábio Ricotta é o tipo de cara que faz o difícil parecer fácil e sabe do que está falando. Com certeza vai valer a pena cada centavo gasto e o retorno vai depender só de você colocar tudo que é ensinado em prática. – por Eduardo Watanabe

Com uma excelente desenvoltura o Fabio Ricotta e sua equipe da Agência Mestre, realizaram um curso incrível, indo do basico ao avançado, com qualidade e fugindo do comum, o mais interessante foi que o conhecimento pratico e toda a experiência da Agência Mestre foi passada para os participantes e não apenas o conhecimento teórico, fazendo o curso, valer cada centavo de investimento e na minha opinião ter até saido muito barato. Recomendo! – por Diego Rossini Vieira

Inscrições

Para realizar a inscrição no curso, clique neste link, que irá levá-lo à página do curso. No final da página você verá um botão para a sua inscrição.

Promoção: Quer ir de Graça?

Para esta edição do Curso de SEO separamos 2 convites especiais para esta promoção, onde para participar você deve comentar abaixo, dizendo o que mais você gostaria de ver no nosso curso. Caso o curso já tenha o tópico que você mais gostaria de ver, tente ser mais específico, dizendo com mais detalhes porque aquele ponto é importante e devemos focar ainda mais ele no nosso material. Desta forma, além de concorrer a uma das vagas para o curso, você estará contribuindo para os próximos cursos.

No dia 06 de Abril, às 16:00, iremos sortear 2 pessoas que receberão a entrada gratuita para o curso. Os custos de deslocamento e hospedagem serão de responsabilidade do ganhador.

Caso o ganhador não possa comparecer ao curso, iremos sortear novamente o convite entre os participantes da promoção, sendo assim, o convite não é transferível.

Vencedores: Willian Mews e Klaus Junginger.

Contamos com a participação de todos!

Divulgue este artigo

97 Comentários para “Curso de SEO em Belo Horizonte”

  1. Walter Vieira

    Olá Mestres, tudo bem?
    Nossa, participar de um curso desse nível seria um sonho.

    Bom, que o wordpress é uma ferramenta consagrada para gestão de conteúdos em blogs, todo mundo já sabe, mas nessa versão 3.0 que está prevista para ser lançada em Maio/10, ele vai ser colocado a prova e ao que tudo indica será muito mais utilizado como CMS para sites institucionais e até mesmo portais. Com isso a demanda por SEO em WordPress tende a crescer mais ainda e acharia interessante ter um módulo ou quem sabe um curso específico de SEO para WordPress.

    Fica a Dica!

    Abraço e Parabéns pelo trabalho.

    Responder
  2. jontaioba

    Fala Galera… bom aqui vai a minha dica de algo que gostaria de ver no curso de SEO da mestreSEO

    Acho que deveriam falar sobre algo relacionado ao mercado (captação de clientes, contratos, formas de cobrar, valores a cobrar, etc) e a importância de se qualificar na área, mantendo-se sempre atualizado antes de sair poraí oferecendo serviços de SEO.
    Devemos manter o mercado sempre em alta e coisas como não saber cobrar, não saber elaborar um contrato, prometer o que não pode cumprir, etc, são coisas que derrubam o mercado.

    Abraços a todos e… eu quero ir de graça no curso!!! hehe

    Responder
  3. Davi Mascarenhas

    Bom, é um pouco difícil para quem nunca fez o curso, dizer o que mais poderia conter aquele q é considerado o melhor treinamento de SEO do Brasil. Porém, sei que eu e muita gente guiaríamos de cases e dicas de como cobrar hoje um bom trabalho de SEO. Sou dono de uma ag de MKT digital e estamos nos aprimorando nas técnicas de SEO para ofertar um serviço mais qualificado a nossos clientes e percebo que pouco se fala de como valorar um trabalho de SEO que, para mim, deve ser considerado uma forma de consultoria. Bom, seria uma grande honra poder ir ao curso aqui em BH. Aguardo com ansiedade o resultado do concurso.

    Atenciosamente,

    Davi Mascarenhas Nascimento
    NETUNA Comunicação Digital

    Responder
  4. Letícia Silva

    Sou estudante de jornalismo e quero me aprimorar na área de Web. Conheço o SEO á pouco tempo e quero aprimorar meus conhecimentos no assunto. Gostaria muito de ganhar um convite para ir ao curso Agência Mestre e o meu maior interesse é na parte de ferramentas. Acho muito interessante aprender a trabalhar com as ferramentas disponíveis para otimizar os resultados. Obrigada por trazer este maravilhoso curso à BH.

    Responder
  5. Luiz Fernando Waldrich

    Olá!

    Bem, existem vários pontos importantes a serem vistos em SEO, fica difícil julgar o mais importante.

    Como eu acredito que e-Commerces serão o futuro do mercado, acho que o ponto mais interessante seria a otimização e análise de e-commerces. Além dos princípios básicos de SEO que deve ser utilizado em todo site, uma das coisas que gostaria muito de ver e ajudaria muito no meu trabalho é o analytics para e-commerce.

    Vocês fizeram um post de como instalar, mas o código varia para cada site, sendo necessária a ajuda do desenvolvedor. Quando ele me pergunta algumas coisas às vezes fico meio sem saber o que responder.

    Eu gostaria muito de ver como é feito e como analisar em detalhes um e-commerce com estas metas para poder transmitir isso aos meus clientes com mais clareza.

    Existem muitas dúvidas referentes a outros assuntos e com certeza se eu fosse teria tudo isso anotado para tirá-las durante o curso, se houvesse oportunidade.

    Desde já grato.

    Luiz Fernando Waldrich.

    Responder
    • Fábio Ricotta

      Olá Luiz Fernando,

      Basicamente um ecommerce é um website comum, onde as técnicas de SEO se aplicam normalmente. O ponto é entender como você pode melhorar ele. No curso chego a dar diversos exemplos de como melhorar um ecommerce, tanto em termos de implementação quanto em conteúdo.

      Responder
  6. brunope

    Seria muito legal falar um pouco mais sobre conversões, mostrar algum exemplo ou como chegar algum tipo de conversão, pode ser por telefone, por valores ou de qualquer outra forma ….

    Responder
  7. Thiago Nascimento

    A utilização de SEO na área específica de E-Marketing.
    As estratégias de inserção (SEO) como fator de melhoria nas vendas de um E-Commerce.

    Parabéns pelo trabalho e sucesso do curso, e obrigado pela oportunidade em Minas. Com certeza é a primeira de muitas.

    Um grande abraço a todos da equipe. ThiagoNasc.

    Responder
  8. Everson Costa

    O que eu gostaria de ver no curso de SEO?

    Exemplos de quanto e como cobrar por cada tipo de site a ser otimizado( site institucional, blog, portal, e-commerce, etc).

    Uma grande dificuldade que tenho no dia a dia é isso… as vezes percebo que cobro pouco e o cliente lucra muitoooo… as vezes cobro alto e o cliente tem pouco retorno financeiro….

    Já cobrei por performance e me ferrei, quando não deu bom retorno…

    Do outro lado o cliente fica com o pé atrás e não quer pagar um valor alto quando eu digo que não posso garantir uma posição…

    Claro que tem aqueles acreditam e pagam, pois acreditam em nossa empresa e paga pra ver… mas isso é menos de 5% do mercado.

    Eu quero os outros 95% também…

    Então, diga-nos em seu curso:
    Cobrar por posição adquirida? por consultoria? por linkbuilding? por conversão? e quanto?
    dê exemplo em cada caso e me premia com uma cortesia, afinal eu falei pra caramba!

    Fala ai Fábio… Acho que isso é tudo o que falta no seu curso para ele se reafirmar como o melhor do Brasil em SEO.

    Abraço!

    Responder
    • Fábio Ricotta

      Olá Everson,

      Desde a última edição já abordamos isso no curso. Se era isto o que faltava para a sua inscrição, espero que participe.

      Um abraço!

      Responder
  9. Rodrigo Augusto de Godoy

    Além dos módulos já apresentados pela equipe do Agência Mestre, considero interessante discutir qual a melhor forma de projetar o SEO para diferentes públicos-alvo. Quais as melhores estratégias para determinado grupo encontrar mais facilmente um website que outro.

    Ex.: Pessoas de idades diferentes, realizam pesquisas de maneiras diferentes, constroem suas palavras-chave com maior ou menor detalhamento e etc.

    Responder
    • Fábio Ricotta

      Olá Rodrigo,

      Entender como o seu usuário encontra o seu website é realmente o trabalho do profissional de SEO e abordamos isso com clareza no curso. Basicamente é o nosso foco em análise de palavras-chave e no módulo de web analytics.

      Responder
  10. Guilherme Reis

    Achei o conteúdo excelente, mas gostaria de ver e aprender sobre como trabalhar o cliente para que ele entenda as complexidades que existem por trás de um trabalho de S.E.O.

    Sabemos que é trabalhoso, o cliente pode até entender, mas ele não compreende.

    Então, “Como vender S.E.O. para nosso cliente”?

    Responder
    • Fábio Ricotta

      Olá Guilherme,

      Conforme respondi acima para algumas pessoas, já estamos fazendo isso desde o último curso, apenas não está na grade oficial.

      Responder
  11. Tulio Velloso

    Na verdade, sei muito pouco sobre SEO, mas já ouvi e li maravilhas sobre o assunto. Portanto gostaria de entender melhor o uso da “ferramenta” e explorar todo o potencial que ela oferece.

    Responder
  12. Alice Bitencourt

    O que eu gostaria de ver no curso, seria a questão da usabilidade! Pois acredito que a mesma anda junto com o SEO,com a usabilidade o usuário consegue interagir mais com o site, chegando em seu destino mais rápido, gerando assim uma satisfação e provavelmente uma fidelização desses usuários com o site.

    Responder
  13. Matt

    Eu quero ver o Ricotta abordando temas em que ele esquente de verdade, afinal, com outros “palestrantes” o assunto não faz nem um calorzinho no Fábio ;)

    Responder
  14. Anderson Nascimento

    Fala aê Ricotta!

    Quero ir ao curso de BH na faixa, coloca meu nome no sorteio. Rs

    Meu interesse por SEO começou devido o meu site, quero melhorar o posicionamento no Google e assim comecei a vasculhar por dicas, conceitos etc… estou gostando muito do que estou encontrando, tanto na web como em livros que passei a comprar.

    Será que posso ingressar no mercado de trabalho SEO?
    me perguntei… vou tentar e acho que o start pode ser o Curso da Agência Mestre, que inclusive peço que cadastre meu email em “interessados” para próximas turmas e me avise quando começar as inscrições, me programarei [R$] para ir a SP ou BH, ok?

    Como sou iniciante é dificil lançar uma pergunta, além dos tópicos que o curso oferece, mas queria saber o que você recomenda [livros...] para os que assim como eu querem pegar a carga de conhecimento do curso e ingressar no mercado de trabalho.

    Sucesso!

    AN :)

    Responder
  15. Eduardo Storini

    Acho que seria interessante se fosse abordado nos próximos cursos, a partir de um estudo feito, o funcionamento dos mecanismo de buscas internos nas redes sociais, como orkut, facebook.

    Por exemplo, qual a melhor maneira de escrever um tópico em uma comunidade, ou como fazer a sua comunidade ou grupo, apareça em primeiro quando alguém procurar por um determinado tema.

    Seria um estudo e um aprendizado interessando a se aprensentar.

    Responder
  16. Flávio

    Um tópico que gostaria de ver presente no curso, seria a abordagem a um possível cliente.
    Tenho em mente uma espécie de tradução a um leigo (que quer ver o retorno de seu investimento) de aspectos técnicos de SEO e, sobretudo, sobre as garantias que daremos de posicionamento, já que, ninguém compra a 1º colocação orgânica do Google. Também saber o que é necessário explicar, o que não faz diferença o cliente saber, onde ceder às exigências etc.
    Em resumo, pegar estes 17 tópicos que, a nível de experts, está excelente e transformá-los em uma conversa com um cliente.

    É esta a contribuição que tenho.
    Sucesso no evento e espero poder comparecer.

    Responder
  17. Rodrigo Stoqui

    Quero ganhar um convite para o Curso de SEO.

    Abaixo, descrevo o que eu mais gostaria de ver no nosso curso:

    1 – Apronfudar as técnicas de SEO Onpage em Blogs.

    2 – Como apresentar/vender a continuidade de um serviço de SEO. Por exemplo: você vendeu a apresentação do relatório, mas como dar continuidade nesse processo de relacionamento com o cliente. Para ser mais exato: você vende o projeto e otimiza o site, mas depois como podemos detectar as oportunidades para dar continuidade a um projeto.

    3 – Como estruturar as etapas de um projeto de SEO, por exemplo, reestruturando um site. Sabemos que o trabalho existe, mas como implementá-lo no escopo do projeto para que, até mesmo, o cliente possa entendê-lo.

    Obrigado e estou torcendo pois quero muito aprofundar os meus conhecimentos sobre o assunto.

    Abs,
    Rodrigo Stoqui

    Responder
  18. Fábio Santos

    Olá, galera da MestreSeo.
    Poderia repetir a grade de programação de vocês para responder a pergunta, mas aí não teria chances de ganhar. Tenho interesse por tudo que está relacionado ao Seo. A razão é bastante simples. Eu sou jornalista.

    Gostaria de ver na programação do curso a questão do Seo para conteúdo noticioso. A gente tem conteúdo de qualidade, mas já não é mais o suficiente.

    Táticas para colocar a notícia onde ela seja percebida na web é um fator fundamental para qualquer empresa que produz conteúdo muiltimídia e conhecer essas táticas já se tornou um diferencial para jornalistas.

    Obrigado pela oportunidade.
    Abraço.

    Responder
  19. Klaus Junginger

    Eu quero saber no curso de SEO, como a otimização pode ser utilizada nas salas de redação de notícias. O jornalista já trabalha, nativamente, com palavras chave e a linha editorial se encarrega de escolher o conteúdo mais relevante. Mas será que os news rooms não precisam de SEO????

    Quero saber e estar lá no curso em BH botando esse assunto em pauta.

    Valeu

    Klaus

    Responder
  20. Rafael Matos

    Meu interesse maior no curso é justamente entender melhor o trabalho do SEO. Sou publicitário e vejo a cada dia como o trabalho de SEO tem crescido e exercido papel fundamental em campanhas e ações voltadas para web. Dentro deste contexto seria muito bom para minha formação e desempenho profissional entender melhor os mecanismos do SEO e aplicar esse conhecimento de maneira efetiva no meu trabalho.

    Parabéns por trazer o curso para Belo Horizonte.

    Rafael Matos

    Responder
  21. Vinicius Castro

    Acredito que falar um pouco sobre o profissional de SEO se faz necessário …

    Por exemplo

    Citar algumas características que devem ser desenvolvidas por todos que desejam se aprofundar

    O que é abominável num profissional de SEO e os motivos

    Erros comuns que os profissionais INTERESSADOS cometem

    O que os ícones do mercado tem em comum

    Quem são os profissionais “confiáveis” do mercado cujo quais você pode confiar nos “achismos” com “garantia de retorno” …

    Bom acredito que já passei a ideia :)

    Responder
  22. Alexandre Lopes

    Olá.

    Sou profissional SEO e SEM da Tagsoft, e tenho uma sugestão:

    Falar sobre o SEM – no caso o Adwords e Adsense. Acho que não podemos separar totalmente uma especialização em SEO de uma noção básica de SEM.

    Obrigado.

    Responder
  23. jun_okida

    Eu gostaria de ver no curso citações e exemplificações de cases, não necessariamente da Agência Mestre, mas cases reais, pois são coisas de difícil acesso e podem trazer um conteúdo decisivo para os profissionais da área. Compreendo a delicadesa desse tema, pois existe um compromisso de sigilo para com o cliente, entretanto creio que possa ser feito até uma parceria com uma empresa para que até mesmo um profissional deles venham relatar seu case. O mais importante é ter a oportunidade de avaliar todos os processos de um case real com as dúvidas dos participantes e a experiência dos profissionais.

    Responder
  24. Rafael Motta

    O que eu mais gostaria de ver no Curso é Usabilidade e SMO, porque há cada vez mais pessoas chegando à internet e quase junto, às redes sociais, o que torna esses fatores importantíssimos para o sucesso atualmente.

    Responder
  25. Alexandre A. Borges

    Olá a todos, gostaria de participar da promoção falar que o curso parece tão completo que é até difícil encontrar algum tópico que não é falado. Gostaria de saber mais sobre o futuro em SEO, pra onde estamos caminhando e se é possível prever quais mudanças serão essenciais. Abs

    Responder
  26. Alex Jason

    Boa Tarde, pessoal.

    Não tenho experiência em SEO, mas me interesso muito pela área.
    A parte que eu mais gostaria de ver é o curso todo, uma vez acredito que não tenha uma parte isolada que seja melhor que outra, acredito que todas tem importancia igual para o curso e a formação do profissional SEO.

    Obrigado.

    Responder
  27. Alessandro Teixeira da Silva

    1. Técnicas para aparecer em outras ferramentas on line: twitter, podcast’s, comunidades, jogos.

    2. Comunidade fechada para atualização imediata de novidades na utilização das ferramentas SEO: Criar níveis nesta comunidade. Só pode passar de nível quem detém conhecimento em níveis inferiores.

    Responder
  28. Wendel Moreira

    1. dar uma focada maior nos detalhes do bing
    2. como passar dicas de seo para jornalistas iniciantes.

    Responder
  29. Aline

    Um topico que acho que seria muito interessante a falar no curso, seria mostrar o processo de criacao de um conteudo, mostrando os detalhes que farao aquela sua pagina ficar bem otimizada para uma palavra chave tao quanto as variacoes daquela palavra chave.

    topicos relacionados a isso:
    - Como Definir o objetivo de uma pagina?
    - Qual Palavra Chave atacar naquela pagina?
    - Como fazer uma boa pesquisa de palavras chave, baseadas em ferramentas, concorrencia, brainstorm, etc. E que serao responsaveis por sinonimos e variacoes da palavra chave que deverao ser empregadas no conteudo.
    - O texto em si, a ideia de mencionar sua pesquisa, mostrar como o conteudo pode influenciar nos resultados, e em como uma pesquisa bem feita te trara um trafego bem maior.
    - A utilizacao de headlines, a separacao de conteudo, as mencoes de palavras chaves ao longo do corpo do texto.
    - O processo de usar o google analytics, para aprender mais sobre o que os usuarios estao buscando e te encontrando, e como tirar proveito disso.

    Para a ideia geral seria interessante escolher um tema generico, como alguel de carros ou qualquer coisa, e desenvolver uma pesquisa, mostrar dados gerados e apresentar como formulas de melhorar o conteudo.

    Abraco Fabio!

    Responder
  30. Flavio Raffaelli

    Olá pessoal do Agência Mestre

    Gostaria muito de participar do curso. Gostaria que o curso tivesse uma simulação de como otimizar um site de acordo com as tecnicas SEO e se possível como otimizar um site dinâmico em php.

    Gostaria muito de estar com vcs em BH uma cidade maravilhosa que gostei muito.

    Valeu
    Flavio Raffaelli

    Responder
  31. Ana Clara Otoni

    Gostaria de ver o que há de novo na área de mídias sociais para fazer a mensuração de valores e repercussão de temas dentro das redes sociais. Considero que a popularização de plataformas como o Twitter e o Facebook contribuíram para a publicidade nessas áreas, porém há uma grande dificuldade para se medir isso. Quais as ferramentas estão sendo utilizadas para tal missão? Já é possível fazê-la? Quero muito participar desse curso e contribuir para a discussão dessa polêmica questão durante o Mestreseo!!!

    Responder
  32. Willian Mews

    Um curso da galera da MESTRESEO e de graça haaaaa :D

    Bom pessoal..

    Gostaria de ver uma relação entre SEO e MARKETING.
    Técnicas de SEO para campanhas sazonais (Definição de keywords com base no google insights, Title,Estratégias de links on e of-pages).
    A idéia seria juntar o conhecimento em SEO mais a criatividade de MARKETING para campanhas especificas para um curto espaço de tempo.

    Visando sempre a conversão!

    Abraços

    Responder
  33. Erich S. Calicchio

    Prezados. O que mais gostaria de ver no curso seria como uma empresa pequena, que está iniciando, consegue concorrer de igual com empresas grandes.

    Falo isso porque hoje em dia, se um cliente procura para fazer um site e quer otimização, e o ramo dele é informática (loja virtual), falo para ele que o melhor a fazer é investir em links patrocinados.

    Obrigado,
    Erich

    Responder
  34. Luciana d'Anunciação

    Como atuo na área de Assessoria de Comunicação e de Imprensa, gostaria de aprender as metodologias e processos mais adequados para convencer de uma vez por todas os meus clientes de que a internet é uma mídia extremamente importante, que um portal noticioso não é ‘só mais um site’ e uma boa estratégia em mídias digitais e redes sociais pode valer tanto e trazer até mais resultado do que uma propaganda num veículo tradicional.

    Preciso participar deste curso para abrir esta janela para um mundo de resultados para os meus clientes e de clientes satisfeitos para meu portfólio.

    Responder
  35. Paulo Lafetá

    Gostaria de saber as principais/se há diferença entre os perfis de usuários dos diversos sistemas de busca no mercado.

    Responder
  36. André Carneiro

    Caros amigos da Agência Mestre,

    Acompanho vocês há um bom tempo pelos tweets do Ricotta, pelo site e pela participação do Ricotta no Search Cast (além de ter participado de eventos como o SEM Estratégico e o UAI SEO). Tenho a Agência Mestre como uma grande referência no mercado Brasileiro. O curso de vocês me pareceu bastante completo e tenho muita curiosidade em participar, pois tenho certeza que aprenderei coisas novas.

    Em meu trabalho, tenho como um dos pontos mais importantes a negociação dos projetos de SEO. Para leigos, SEO parece coisa de bruxaria. EM BH (mercado que ainda tem muito para amadurecer em SEO), o grande desafio é negociar contratos com escopo para um trabalho consistente, construindo na negociação um valor suficiente para viabilizar o negócio.

    Gostaria que o curso de vocês abordasse aspectos da criação de valor em negociações, ou seja, quais argumentos de venda são mais importantes, dentro da experiência de vocês, para fechar um negócio com um nível de esforço aceitável, já que às vezes fica “caro” estender demasiadamente o assunto para um prospect ainda pouco informado. Tenho minha experiência, mas gostaria de saber sobre a de vocês.

    Grande abraço do @amarred

    Responder
  37. Herman Santos

    Acredito que os tópicos mais importantes a serem focados no curso são todos os que não constam em documentações do Google, ou seja, não são aqueles que realmente existe uma verdade absoluta ou definição sobre a melhor forma de fazer.

    Este tipo de tópico se destaca pois o conhecimento do mesmo se baseia na experiência e na capacidade de análise do profissional. Muitas vezes ocorre de acharem que se domina determinado assunto por ter aprendido de forma empírica mas um comportamento diferente do esperado acaba destruindo toda uma teoria que poderia parecer bastante sólida.

    Se fosse para ser mais específico em algum tópico, discutiria a questão do conteúdo duplicado, onde há um grande esforço para se evitar (as vezes até afetando a usabilidade, o que é condenável) mas ao mesmo tempo o próprio Google faz algumas afirmações informando que consegue detectar estas pequenas diferenças nas páginas, além de permitir cadastrar algumas variáveis que serão ignoradas na URL para este tipo de detecção. Aliado a isso, teriamos os microformatos ou até mesmo HTML 5 que com certeza vai afetar bastante o funcionamento da engine, já que seria possível interpretar de uma maneira melhor o que significa cada tag dentro da página, podendo separar conteudo de menu, rodapé, banners e outros elementos.

    Responder
  38. Gustavo de Sá Martins

    Acho que o curso deveria explorar um pouco mais detalhado o google analytics (Para muitos a única ferramenta de análise). Um estudo de caso pode ser proposto e neste estudo de caso vários conceitos podem ser abordados ou seja explica-se sobre a ferramenta e no momento oportuno explica algum conceito de SEO.

    Responder
  39. Raquel Camargo

    Olá. Esse curso parece ser muito bom :) Minha tentativa de ser aluna:

    Gostaria de ver no curso um tópico dedicado ao desenvolvimento de conteúdo que ajuda a indexar melhor a página. Como webjornalista vejo a importância disso. Estamos em uma fase delicada, que ao tentar entender os procedimentos de indexação muita gente acaba esquecendo do público-alvo de sua página (seja ela um blog, site, etc) e escrevendo para o Google. Porém, essa é uma questão bem paradoxal, uma vez que o suposto público-alvo está no Google, portanto ele poderá chegar logo ao conteúdo facilmente se o texto for desenvolvido tendo como linha guia normas de SEO.

    Várias outras questões relacionadas ao assunto me perturbam, mas acho que durante o curso poderei tira-las! :)

    beijos
    Raquel

    Responder
  40. Pedro Sá

    Olá!
    Eu tenho um blog chamado Blog Idéias na plataforma WordPress e sei que o SEO é muito importante nessa área, portanto gostaria e acho que seria interessante que o curso tivesse uma abordagem sobre o SEO em WordPress e em blog em geral.
    Sou de BH e gostaria muito de participar do curso!
    Abraços!

    Responder
  41. Davi Rodrigues

    Boa Noite, como novo estudante de design sou apenas um leigo no assunto. Mas gostaria de ir ao encontro para otimizar ainda mais meus futuros projetos na web.

    Responder
  42. Raquel Camargo

    AH, droga, esqueci de colocar uma frase no meu comentário:

    outra coisa que eu queria muito ver em um curso desse é o tipo de estratégia que deve ser usado para melhor indexação de páginas que estão “fora” do nosso controle. Por exemplo, Twitter: não é só o username que ajuda a deixa-lo bem posicionado no buscador, e por não termos controle sob seu código, como melhorar isso?

    Agora sim acabei rs

    Beijos
    Raquel

    Responder
  43. davi

    1. gostaria de ver nesse curso mais sobre como aplicar o SEO em portais CMS.
    2. e ainda como potencializar a venda desse serviço aos clientes.

    Responder
  44. Ludmylla Soares

    Olá pessoALL,

    participar da promoção na reta final não é tarefa fácil, já que muitas sugestões já foram registradas.

    Sou jornalista e concordo com os colegas que levantaram a bola do conteúdo, ou seja, estabelecer uma relação direta entre o conteúdo da página e as técnicas de SEO, especialmente na fase de planejamento do site.

    Gostaria de aprender a incorporar as técnicas de SEO ao planejamento e iniciar o projeto de reestruturação (ou criação) do site prevendo a otimização. Muitas vezes, o site já existe e os responsáveis buscam otimizá-lo perante às ferramentas de busca.

    Além disso, ainda no mesmo projeto, desejo compreender a interação entre SEO e as redes sociais, já que a presença organizacional nesses ambientes tornou-se imperativa. Nesse tópico, sugiro ainda uma abordagem do conteúdo colaborativo na web.

    Por fim, aredito da necessidade de definir um plano de monitoramento das métricas (indicadores), buscando continuamente a melhoria dos resultados.

    Essa seria a minha contribuição :)

    Na expectativa do resultado…

    Ludmylla Soares

    Responder
  45. Henrique

    Gostaria de saber mais detalhes sobre Google Remarketing, e sobre “se ou como” o google envia notas ficais ou boletos dos seus serviços para eu adquar ao dia de fechamento ou a data correta com o da empresa que eu trabalho.

    Responder
  46. Hugo Magalhães Nogueira

    Caros,

    Seria muito legal poder participar do #cursodeseo tenso sido contemplado nesse sorteio! :D

    Meu maior interesse no curso seria adquirir informações sobre métricas pré e pós SEO, principalmente sobre geração e extração de dados do Analytics. Tenho tido algumas demandas de projetos em #SEO e tenho esbarrado nas dificuldades em mensurar os resultados para apresentar ao cliente. E o pessoal da #mestreSEO com certeza poderia clarear o assunto, me referindo à excelente palestra dada pelo Frank Marcel no #UaiSEO.

    Grande abraço!

    Responder
  47. Bruno Eustáquio

    Acho que seria interessante uma abordagem comparativa entre o SEO e algumas técnicas de SEM como links patrocinados um balanço de vantagens e desvantagens, com cases reais de investimentos e retorno dos investimentos… Muitas empresas investem apenas em Links Patrocinados o que creio ser um erro mas apesar de não parecer existem casos que é um investimento mais barato, porque uma boa otimização em SEO não é nem de longe gratuita. Uma abordagem que mostre esse balanço seria interessante até pra auxiliar os profissionais de SEO a argumentarem com seus clientes o valor do investimento.

    Responder
  48. Hugo Magalhães Nogueira

    No meu comentário eu quis dizer “tendo sido contemplado” :D. Sobre as métricas, apesar de já estarem na pauta do curso, sendo mais específico gostaria de ver exemplos sobre os melhores gráficos e dados a serem exibidos para o cliente. Exemplos de relatórios a serem entregues e quais outras ferramentas além do Analytics podem ser útil nessa extração de dados.
    Valeu pessoal!

    Responder
  49. Rute Faria

    Oi pessoal! Adoraria fazer o curso por isso aí vai algumas sugestões:

    Adoraria entender melhor sobre META TAG. Como usar? Quando usar? Quantas palavras usar? Além disso acho muito importante falar sobre as condições de trabalho de um profissional SEO, incluindo piso salarial. Quanto se deve cobrar pelos serviços? Com base em que tabela? Outra sugestão de tópico: Qual a maneira mais fácil de monitorar o q os seus públicos dizem nas redes? Eu e alguns colegas estamos desenvolvendo um trabalho monitorando a @vivoemrede e @vivoblog mas temos que ‘botar a mão na massa’ lançando msg por msg em uma planilha e classificando-as.

    Abraço, da @rutefaria

    Responder
  50. Rafael Marinho

    Olá galera da Agência Mestre,

    Ouvi dizer que o Google futuramente tende a mudar seu mecanismo de busca, para que sites que não foquem tanto no trabalho de SEO, mas que possuem uma grande relevância de conteúdo apareçam melhor posicionado nas buscas. Isso indica, que se isso realmente acontecer, as técnicas de SEO passarão a não mais representar uma importância fundamental no posicionamento de um web site, como é nos dias de hoje.

    Até que ponto isso realmente procede eu não sei, mas fica ai a sugestão para este e outros temas relacionados ao futuro dos grandes buscadores.

    Obrigado pela atenção e um abraço a todos!

    Responder
  51. Lucas Henrique de Jesus Sigaki

    Gostaria de saber mais com uma certa profundidade sobre outros buscadores sem ser o google.

    Responder
  52. Izabela Miranda

    Gostaria de ver no curso o uso das mídias socias no mundo corporativo. Como usar esta ferramenta que cada dia se torna mais acessível para milhares de pessoas como forma de relacionamento e marketing.

    Responder
  53. Camila

    Olá!!

    As pessoas que trabalham com SEO têm uma sede muito grande de novidades na área para aprimorar e esculpir cada vez mais o trabalho e o conhecimento.
    Gostaria de ver no Curso de SEO além de todo o maravilhoso conteúdo citado nos módulos novidades, tendências de mercado etc.
    MESTRESEO QUERO MEU CONVITE! =)

    Responder
  54. Francisco

    Gostaria de ver técnicas de SEO que não priorizassem somente o boot da Google e também dos outros buscadores como Yahoo e Bing, principalmente em relação a fatores de rakeamento. Até hoje só artigos falando sobre como aumentar seu rankeamento no Google etc etc. Os padrões dos outros buscadores são simplesmente esquecidos.

    Responder
  55. Fernanda Campos Motta

    Prezados,

    As abordagens técnicas, pelo conteúdo apresentado tem se mostrado eficiente e muito satisfatória.

    Seria interessante abordar as técnicas de SEO ao planejamento de projetos buscando a constante otimização.

    Como atuo também no departamento comercial, e vemos uma grande dificuldade da área técnica no que se diz respeito a comercialização do serviço, sugiro também uma abordagem comercial do SEO.

    Anraços,

    Fernanda

    Responder
  56. mitchel monteiro

    Queria que comentassem sobre como administrar acentos, abreviaturas e erros de grafia na escolha de palavras chave

    Responder
  57. Fernanda Campos Motta

    Abordagens comerciais, seriam interessantes.

    Por tratar-se de um ramo extremamente técnico, acredito que uma abordagem comercial faria uma diferença gritante em nossa atuação.

    Quanto ao conteúdo técnico, pelo que analisei do conteúdo programado e as dicas acima, encontra-se muito satisfatório.

    Abraços,

    Responder
  58. cleudson cunha

    Gostaria de saber como aproveitar de forma satisfatória as informações que uma ferramenta de teste a/b te oferece, sem cair em armadilhas.

    Responder
  59. Lucas Schirm

    Boa tarde,

    Venho aqui comentar sobre que gostaria de ver no Curso Agência Mestre, que seria o básico dos testes a/b com o google optmizer.

    Responder
  60. Mateus Leal Nehmy

    Boa tarde!
    Seria de grande valia participar de um curso de tamanha complexidade e abrnagência como esse.
    Gostaria de ver uma palestra sobre a conexão entre Campanhas Ad Words e o SEO. Qual a influência de tal prática e a real contribuição da prática para melhorar a empresa na busca orgânica.

    Abraços!

    Mateus

    Responder
  61. Luiz romaniello

    Boa tarde pessoal!

    Gostaria de aprender mais principalmente sobre Social Media Optimization, um dos assuntos mais em pauta atualmente e de grande interesse dos inscritos.

    abs!

    Responder
  62. adauto Mendes

    boa tarde pessoal,

    Acho que deveriam focar no curso sobre investimentos em propagandas, patrocinios de evento. uso da ferramenta google adwords, mostra se esse investimento tem retorno, se tem, quanto tempo de retorno, o que deve ser investido de acordo o porte da loja!
    MOstrar outras ferramentes que podem ajudar no sucesso da loja!
    atenciosamente

    Responder
  63. Renata do Carmo Crisóstomo

    Olá mestres,
    boa tarde,
    trabalho com estratégias de comunicação para internet atuando como designer de interface. Vejo que a publicidade com o acesso a tv digital necessitará cada vez mais do relacionamento entre conteúdo, marca e consumidores. Diante deste aspecto da comunicação o curso como um todo será bastante importante para minha profissão. Percebo grande potencial no conteúdo de social media optimization pois as novas gerações exigirão marcas e empresas que realmente estejam próximas formulando soluções as necessidades dos consumidores e não mais produtos.

    Abraços a todos!

    Responder
  64. Ricardo N. M.

    Olá, adoraria ganhar o convite para participar do curso. Acho que um tópico importante que poderia ser abordado, são as novas tecnologias que podem ser usadas para SEO. Pensando também no mercado mobile.

    Responder
  65. Rafael Silva

    O tópico que mais me interesso é análise de concorrência. Como descobrir o que é mais importante analisar em cada nicho. O que se deve analisar e quais comparações devem ser feitas? Métodos de análise onpage e offpage.

    Responder
  66. Adriano Nunes

    Olá!

    Se participar do curso, gostaria que abordassem com mais calma o uso de long tail em SEO. Acredito que seja um tópico muito importante para diferenciar rumos de projetos.

    Abs.

    Responder
  67. Giovanni

    Gostaria de ver no curso, como demonstrar-mos ao cliente a importância e ou a relevância de estar nos buscadores.

    Responder
  68. Ednardo Max

    Simplesmente porque:

    Minha folha para escrever
    Não vem mais das árvores.
    Meus textos agora são em pixels:
    Um único ponto desses quase não dá pra ver.

    São eles que formam estas palavras pra você ler.
    Não uso mais o grafite do velho lápis 2.0
    Hoje, 2.0, é a web onde todos podem
    Apreciar o Blog onde estou a escrever.

    Para virar as páginas, não gasto mais saliva.
    Vivemos numa era digital, onde tudo se realiza.
    Estamos quase todos plugados e não mais na esquiva.
    E, portanto, não há com certeza outra alternativa.

    Minhas fotos circulam pelo mundo
    E meus versos invadem desktops.
    Minha voz agora é em MP3,
    E careço apenas de alguns “stops”.

    Tudo vai se automatizando.
    O planeta parece estar cada vez menor.
    Vivemos também num outro plano.
    É hora de esquecer o velho copiar e colar.

    Não sou mais um simples receptor,
    Porque agora construo, faço e existo.
    Publico e converso com o locutor.
    É a colaboração na tela do meu computador.

    Ednardo Max

    Responder
  69. @matofino

    Tenho expectativas de conseguir dirimir todas as dúvidas com relação a subdomínios. Acho que a discusão do SeachCast só aguçou o entendimento: como de fato podemos utilizar os subdomínios pra SEO?

    Valeu!

    Rogério A. Costa

    Responder
  70. Maysa de Castro

    Perdi o sorteio… queria muito participar, mas está fora do meu orçamento no momento, quem sabe na próxima.

    Parabéns pelo site e pelo curso… fiquei na vontade.

    Maysa
    BH

    Responder
    • Frank Marcel

      Olá Romildo. Teremos prazer em levar o curso de SEO até Recife, dependemos de demanda somente, pois acredito que Recife tenha estrutura para comportar o Curso de SEO com a mesma qualidade que São Paulo e Belo Horizonte tem.

      Abraços

      Responder
  71. Flavio Luiz Melo da Silva

    Olá Fábio e Frank. Parabéns pela iniciativa de ministrar o curso em BH!! Quero ganhar o convite para ampliar meus conhecimentos em otimização off page, principalmente nas técnicas de linkbuiding. Valeu pela oportunidade de ouro.

    Responder
    • Frank Marcel

      Flávio, o curso aconteceu no último final de semana: dias 10 e 11 de Abril. Ofereceremos o curso em SP em breve, espero que compareça!

      Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>