Conheça Melhor o Google Wave

Bom dia leitores da Agência Mestre!

Nesse começo de ano muitas novidades foram anunciadas pelo Google no Google Searchology 2009. Entre elas estava o Google Wave a nova plataforma de comunicação instantânea do Google. Ele combina serviços como e-mail, comunicador instantâneo, enciclopédia, chat, social media e gerenciador de projetos, e muito mais, o que permite que você tenha um interatividade com amigos e até clientes.

Visual do Google Wave

O que Existe de Novo no Google Wave?

Algumas das novas funcionalidade do Google Wave que pretendem atrair milhões de usuários são:

  • Serviços em Tempo Real – Em várias das ferramentas é possível acompanhar mudanças ao vivo e até ver o que a pessoa está digitando letra a letra;
  • Arrastar e Colar – É possível compartilhar arquivos no Google Wave arrastando e soltando-os e compartilhando-os automaticamente;
  • Open Source – Para estimular o desenvolvimento de novas ferramentas o Google optou por um código aberto o que estimula muito os desenvolvedores e o consequente uso do serviço;
  • Aplicativos – É possível que os desenvolvedores criem seus próprios aplicativos. Desde um simples bot, que será explicado mais abaixo no item Google Wave Robots, até mesmo jogos on-line;
  • Corretor Ortográfico e Tradutor – Nele será possível fazer traduções em tempo real além de conseguir corrigir erros ortográficos sendo capaz de diferenciar palavras muito parecidas;

Google Wave Gadgets

Google Wave Gagdets

As Gadgets são uma das duas extensões do Google Wave. Mas o que são essas Gadgets? As Gadgets são aplicativos completamente customizaveis e com várias funcionalidades, e que de acordo com o Google, tem como sua principal função customizar todo o visual do Wave, o que deve ser apenas uma pequena parte do que ela realmente será capaz de fazer.

O grande ponto positivo das gadgets é que qualquer outra gadget que tenha sido criada para o iGoogle ou OpenSocial poderá ser utilizada no Wave. Já a grande vantagem de se criar uma gadget no Wave é a interação em tempo real com vários usuários ao mesmo tempo, o que torna a experiência e os testes, além claro do feedback, quase instantâneo.

Google Wave Robots

Google Wave Robots

A segunda extensão do Google Wave são os Robots. Mas o que são esses Robots? Os Robots nada mais são que alguns bots automatizados que seriam realmente como pessoas, tendo a capacidade de modificar informações, interagir com usuários, se comunicar com outras waves e até mesmo inserir informações externas no Wave.

Sua capacidade vai das tarefas mais simples as mais complexas, sendo possível que suas ações dependam do que está acontecendo em um chat, por exemplo. Será possível desenvolver um bot para mudar uma determina frase em textos até criar um tão complexo quanto um debugger. Inclusive alguns dos serviços já oferecidos como o Stocky e o Tweety, possuem seus próprios robots debuggers.

Wave Embeds

Google Wave Embed

Os Wave Embeds serão um pouco mais complexos do que os usados no Youtube, pois com ele será possível disponibilizar todo um Wave em um terceiro site. Muitas funcionalidades dele como o Arrastar e Colar estarão disponíveis mesmo em Embedded Waves.

Como as Embeds estão em fase de “desenvolvimento” o Google já criou dois:

  1. YouTube Playlist Discuss – será possível se discutir sobre um determinado vídeo do Youtube via o Wave;
  2. Multiple Extensions Embed – permitirá a integração de múltiplos Waves em uma mesma página;

As Embdes ainda possuem suas funcionalidades um tanto quanto limitadas, o que será ampliada conforme testes são realizados.

Como Fazer Parte dos Testes?

Os testes inicias do Google Wave já vem sendo feitos a algumas semanas por alguns poucos desenvolvedores e, principalmente, pela própria equipe do Google. A segunda parte dos testes que serão abertas ao público, desenvolvedor, foram anunciadas pelo Google no seu blog oficial. Nessa segunda fase já foram selecionados 6000 desenvolvedores que mostraram interesse e pretendem selecionar mais alguns dentre os 20000 voluntários. Se você é desenvolvedor e ainda não se voluntariou você pode tentar aqui.

Mas eu não sou desenvolvedor, não vou conseguir testar o Google Wave? Bom de acordo com o Google os testes ao público “normal” serão abertos no dia 30 de Setembro, porém será restringido, inicialmente, a 100.000 dos milhares que se voluntariaram. Se você ainda não se voluntariou para ser um tester do Google Wave clique aqui.

O principal foco para essa nova etapa de testes de acordo com o Google é melhorar sua estabilidade, usabilidade e a velocidade de todo o sistema. Você pode conferir muito do que está rolando dentro do Google Wave, principalmente em termos de API, no fórum de ajuda.

Se você é desenvolvedor e está participando dos testes iniciais do Google Wave, compartilhe conosco como está sendo essa experiência e suas impressões da ferramenta. E você que não é desenvolvedor corra e voluntarie-se para ser um tester!

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

9 Comentários para “Conheça Melhor o Google Wave”

  1. Moises, Dicadedica

    O Google está andando rumo a dominação total e vem esmagando mais e mais, adversários e esta é a vez do Twitter.

    Será msm o fim do TW? quero participar dos testers para conferir…

    Responder
  2. Walter

    Assim que estiver disponível isso para os usuários “normais” vou com certeza testar, já tinha lido sobre ele.

    Responder
  3. mlemos

    Recebi um convite do Google para testar logo após o Google Developer Day de São Paulo, mas nem sequer usei o convite.

    Já tinha visto o vídeo de apresentação antes, e a sensação que tive depois de ver a apresentação ao vivo no evento, foi a mesma.

    É de fato mais uma distração de utilidade duvidosa que apenas vai tomar o tempo de quem não tem nada melhor para fazer na vida.

    Na verdade é como o twitter, só que mais complicado.

    Pessoalmente não uso o twitter, ou melhor não uso o twitter como muitos fazem, que é ficar contando o que vai na sua vida particular para pessoas que nem sequer conhecem.

    No entanto uso o twitter como forma divulgar novo conteúdo em meus sites. É uma alternativa ao RSS. Na verdade o que vai para a conta de twitter de meus sites é agregado pelo TwitterFeed, pelo que nem gasto tempo com isso.

    Outra coisa que faço é monitorar comentários de outras pessoas relacionados aos meus sites. Faço uma busca no twitter pelas palavras do nome dos meus sites e sigo por RSS dentro do Thunderbird. Isso serve para dar algum atendimento aos usuários que por vezes reclamam de coisas mal-entendidas.

    Não sei se o Google Wave vai servir para a mesma função. Sei que pode agregar participações de usuários do twitter, mas pelo que entendi eu não preciso usar o Google Wave para fazer o que fazia antes pelo twitter.

    Por isto a pergunta que fica para o autor deste artigo é: porque este artigo foi publicado neste site sobre SEO? Quer dizer o que tem o Google Wave a ver com SEO?

    Como disse acima, até fui ver no evento do Google Developer Day sobre o Google Wave e de repente não estou a ver o que tem o Google Wave a ver com Search Engine Optimization.

    Responder
  4. Bruno Nassar

    @Moises
    Bom não creio que o twitter acabe. Mas nunca se sabe né?!

    @Walter
    Não é só você que está nessa espectativa! Muita gente está aguardando ansiosamente pelo lançamento.

    @mlemos
    A utilidade ou não desse serviço só poderá ser comprovada quando do seu lançamento. Se será útil ou não isso irá depender muito de cada usuário. Um developer com certeza iria achar útil desenvolver algum aplicativo para o Wave, já para um usuário normal talvez não o seja.

    Quanto ao uso do Twitter volto a falar, depende muito de cada usuário. Você não tem que seguir a pessoa que twitta que está fazendo o almoço, e isso depende só de você. Twittou sobre a vida? Unfollow nele!

    Em um nível básico de SEO pode ser que o Wave não influêncie muito, porém em um nível avançado de SEO que foge das rotineiras meta tags, sim ele pode ter um grande impacto. Afinal SEO é muito mais que a estruturação de um site, como você deve saber.

    Responder
  5. Frank Busatto

    Sempre achei interessante a forma de radicalizar as coisas. Espero que neste grupo as opiniões sejam respeitadas, e não simplesmente absorvidas como verdades absolutas e propagadas como pregações religiosas.
    Que mal há em alguém (como é mesmo o verbo. Verbo?!) twittar sobre a vida? Ou twittar sobre seus conteúdos? Sempre haverão duas (ou mais) versões de usuários. E se você resolver seguir alguém que fala sobre as coisas da vida porque gostou da pessoa?
    Cuidado com o radicalismo colegas.
    Quem vê caras não vê conexões.

    Responder
  6. Diego Silva

    Ferramenta avançada em relacionamento e SEO. Seo avançado e bem trabalha. Esmagou o Twitter e semelhantes.

    Realizar uma conexão entre jaiku e wave é interessante. Ou melhor, veincular as demais ferramentas google ao wave e sensacional.

    É possivel, de alguma maneira.

    Responder
  7. Paulo Samuel

    Bom dia!!
    Gostaria de saber como uso esta ferramenta que todo mundo está comentando (google wave) e que ainda pouco sabem informar. Tem que baixar de algum site? É mais ou menos como fazer um blog?
    Pode me ajudar como chego até a esta ferramenta?
    Fico muito grato se puder me ajudar.

    Paulo Samuel

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>