Como Ter uma Previsão em um Projeto de Marketing Digital?

Investimentos sempre geram questionamentos sobre os possíveis retornos, certo? No marketing não é diferente. Muitos clientes querem uma previsão em um projeto de marketing digital, seja antes, durante ou no fechamento dele. Mas você sabe como isso pode ser feito?

Confira mais um vídeo da Mestre TV, feito pelo nosso CEO, Fábio Ricotta, e confira como lidar com esse tipo de pedido tão frequente entre os clientes.

Faça uma análise dos resultados

Empresários, em geral, sempre gostam de saber o quanto é possível crescer, em quanto tempo isso vai acontecer e o que precisa ser feito. E, para oferecer essas informações, nada melhor do que analisar os resultados da empresa.

Na Agência Mestre, por exemplo, o Fábio verifica três dados importantes. O primeiro deles é quantas pessoas estão acessando o site, depois, quantas dessas pessoas estão convertendo e, por fim, o valor médio de venda.

Esses são os três indicadores que você, que trabalha em uma agência da área, precisa para começar a ter uma previsão em um projeto de marketing digital. Sem isso, provavelmente sua estimativa será nula ou um mero “chute”.

Considere as derivações para fazer uma boa previsão em um projeto de marketing digital

Outro ponto que também deve ser considerado na previsão são as derivações. Por exemplo: se o projeto envolve a compra de mídia, é preciso estimar quantos visitantes isso vai trazer e o quanto esses visitantes vão converter com base no ticket médio.

Considerando as derivações de cada projeto, é possível fazer um planejamento mais assertivo e até mostrá-lo para o cliente antes mesmo dele fechar negócio com a sua agência.

Na Mestre, no entanto, esse estudo é feito depois que o projeto é iniciado. Assim é possível ter informações detalhadas do funil de vendas, obter as palavras-chaves mais relacionadas ao segmento, conhecer o perfil do público-alvo, os possíveis interesses deles e, mais do que isso, testar as estratégias a fim de descobrir o desempenho de cada uma delas.

Crie um modelo de estimativa

O próximo passo para ter previsão em um projeto de marketing digital é criar um modelo de estimativa. Para nosso CEO, o melhor deles é aquele que mostra não apenas o cenário estável e otimista, mas também o negativo. Dessa forma, o cliente conhece todas as possibilidades.

O Fábio, por exemplo, faz nove modelos. Ele usa todas as variáveis de ticket médio, de taxa de conversão e volume de acesso, criando uma estimativa neutra, positiva e negativa para cada um desses itens. Com isso, o cliente passa a acreditar muito mais no trabalho e entende melhor como pode contribuir com o próprio avanço.

Essa é uma das melhores formas para ter uma previsão em um projeto de marketing digital. Mas, se quiser mais informações sobre o mundo do marketing digital, continue navegando no blog da Agência Mestre e lembre-se que toda terça-feira postamos um novo vídeo da Mestre TV.

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>