Como Promover um Evento Usando Marketing Digital?

Recentemente, nosso CEO Fábio Ricotta recebeu uma pergunta que chamou bastante a atenção. Gostariam de saber como aplicar o marketing em diversos nichos, por exemplo: Como promover um evento usando marketing digital? Será que é possível? Pode ser uma alternativa interessante para o seu negócio? Para descobrir, é só dar o play no vídeo abaixo:

Planejamento da Divulgação

Para promover um evento usando marketing digital, considerando o evento sendo do tipo presencial, o primeiro passo é ter um site estruturado e organizado. Ele precisa ser responsivo, dado que os perfis dos usuários atuais acessam muito mais a internet pelo celular e é muito desagradável para eles ter um site que não seja responsivo. Além disso, no site precisa conter as informações básicas como endereço do evento, horário de início e término, telefone de apoio e agenda.

Ainda sobre a divulgação, um dos pontos principais é fazer a divulgação para a base de e-mails. Como alternativa interessante, destacamos a possibilidade de oferecer descontos aos clientes fiéis, por isso é interessante ter uma base de contatos para usar o poder do desconto e da proximidade com o cliente, assim, lotando o evento.

Anúncios no Google

Para atrair mais inscritos, usar as campanhas de anúncio do Google também é uma alternativa interessante, desde que elas sejam voltadas para o nome do seu evento, justamente para atrair mais inscritos. Se o nome do evento for “Fábio Ricotta Summit”, por exemplo, a palavra-chave comprada deverá ser “Fábio Ricotta Summit” ou com pequenas variações, é o que chamamos de “palavra-chave institucional”.

Para expandir o nível das possibilidades de palavras-chave, também é bacana buscar as do mercado. Se o evento for de SEO, sempre que alguém buscar pela palavra, encontrará o anúncio sobre o evento. Outra dica é anunciar com a palavra-chave contendo o nome das capitais mais próximas, já que em evento presencial muitas pessoas precisam de transporte e hospedagens.

Campanhas da Rede de Display

E a terceira dica para promover um evento usando marketing digital é começar uma campanha da rede display com foco nos sites que são relevantes para o mercado e que tenham a persona que o evento está em busca. Use sites como e-commerce Brasil, Pequenas Empresas e Grandes Negócios se o evento for voltado para empreendedorismo. Já os fóruns de discussão ou sites de tutoriais são indicados para atingir pessoas mais técnicas. A partir daí, basta optar por aquele que tem mais a ver com o evento em questão.

Anúncios no Facebook

Assim como a base de e-mails é o primeiro passo para promover um evento usando marketing digital, também podemos usar os fãs do Facebook para verem os anúncios e comparecerem ao evento. Em um segundo momento, é interessante fazer um anúncio voltado a interesses, ao que a persona busca para garantir a tração para novos inscritos. E, claro, não poderíamos deixar de aproveitar o YouTube por meio lives e webinars com os palestrantes que estarão no local.

Parcerias

Busque por parceiros de negócio em portais ou que sejam afiliados. Algumas plataformas já possuem um sistema pronto para eventos e você pode recrutar afiliados de forma fácil. Ou, caso tenha parceiros de negócios, eles podem divulgar para a base de contato deles. Outra alternativa é fazer uso da assessoria de imprensa que também pode ser um grande pilar no seu evento.

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>