Como Montar uma Loja Virtual de Sucesso

Como Montar uma Loja Virtual

A cada ano que passa, cresce o número de lojas virtuais presentes na internet brasileira. Isso se deve ao fato de que muitas pessoas querem empreender no Brasil, porém, fazendo um investimento baixo. Além disso, diversas pessoas estão trazendo seus negócios físicos para internet, para assim atingirem um número maior de clientes. Na web não existem limites e nem fronteiras, você pode atender pessoas de todo território nacional e dependendo do produto que você vende, pode atender consumidores em qualquer lugar do mundo.

O objetivo desse artigo é mostrar a você as possibilidades existentes para se criar um site de vendas. Em outras palavras, mostraremos o passo a passo completo sobre como criar uma loja virtual e fazer suas primeiras vendas online, mesmo que você não tenha nenhuma experiência com criação de sites.

Como Criar uma Loja Virtual

Para criar loja virtual, não é necessário reinventar a roda. Na internet existe uma série de opções prontas para você começar a sua loja online. São sites que oferecem o suporte completo para você iniciar os trabalhos, sem a necessidade de contratar um programador para isso.

Quer Aumentar o Faturamento do Seu Negócio?

Basta informar seu nome e e-mail nos campos abaixo para receber dicas exclusivas que ajudarão você a vender muito mais pela internet!

O processo para adquirir uma loja virtual é bem simples. Basta escolher um site que ofereça o serviço, escolher o plano que atende as suas necessidades (aqui vale ressaltar que na maioria dos sites, a diferença de um plano para o outro está relacionada à quantidade de produtos que você pode cadastrar em sua loja).

Normalmente, quanto maior o número de produtos que você pode incluir em sua loja online, maior será o valor que você deverá pagar à plataforma. Você pode optar por pagamentos mensais ou, em alguns casos, um pagamento anual com desconto, para manter sua loja virtual ativa.

O que você irá encontrar em uma plataforma que oferece o serviço de criação e gerenciamento de lojas virtuais, em geral é:

  • Cadastro de um número limitado ou ilimitado de produtos (dependendo do plano que você contratar)
  • Número ilimitado de vendas
  • Endereços de e-mail personalizados
  • Integração com sistemas de pagamento que aceitam boleto, cartões e débito em conta
  • Integração com o site dos Correios para o cálculo automático de frete
  • Sistema de carrinho de compras, no qual o internauta pode ir adicionando os produtos
  • Possibilidade de inserir a sua logomarca e banners de divulgação de produtos
  • Personalização de temas e design
  • Área administrativa com gestão de clientes, pedidos e vendas
  • Relatórios e estatísticas
  • Área de atendimento ao cliente (Fale conosco)
  • Cupons de desconto para oferecer aos clientes

Cadastro de Produtos

Fazer o cadastro de seus produtos é uma das etapas mais importantes do processo de criação de loja virtual. Isso porque na hora de cadastrar os itens você deve ficar atento a diversos detalhes que farão total diferença na hora da compra. Siga as dicas que listaremos abaixo e se destaque diante da concorrência.

Produtos de Loja Virtual

Capriche na Escolha das Fotos

Na hora de cadastrar um produto em sua loja virtual, preocupe-se bastante em escolher as melhores fotos que o representam. Opte por fotos nítidas e de qualidade alta, através das quais o possível comprador tenha uma noção exata de como é o produto. No caso de existirem acessórios ou peças adicionais do produto, não esqueça de incluir fotos desses itens também.

Escreva uma Descrição Detalhada e Única

Um dos erros de SEO mais comuns para quem trabalha com ecommerces, é utilizar uma descrição padrão fornecida pelo fornecedor do produto. Isso é ruim pois você acaba encontrando diversas lojas virtuais utilizando exatamente a mesma descrição que você escreveu na hora de incluir o produto em sua loja. Por isso, inove, detalhe melhor o produto, escreva todas as informações relevantes e úteis para o seu consumidor. Se o tipo de produto permitir, mostre os benefícios e principais diferenciais.

Trabalhe os Pontos de SEO

Otimize sua loja virtual com técnicas de otimização de sites e receba mais visitas orgânicas do Google. Quanto mais visitas, maior a probabilidade de vender mais. Para tal, escreva títulos únicos para cada uma das suas páginas de produtos e trabalhe o conteúdo dessas páginas, utilizando palavras-chave que possuam um volume de busca considerável. Para aprender a identificar palavras-chave de qualidade, leia nosso artigo: Planejador de Palavras-Chave – Descubra Termos Valiosos para o Seu Projeto.

Aproveite as Datas Especiais e Sazonalidades

Cada loja virtual sabe as melhores datas para vender mais, se você ainda não sabe é importante identificar. Datas como Natal, dia das mães, dia dos pais, dia das crianças e black friday, não podem ser ignoradas. Esteja preparado para atender seus consumidores nos períodos em que eles mais precisam de você. Aqui vale lembrar que você precisa se organizar, não deixando faltar produtos em seu estoque ou páginas com erro em seu site.

Avaliação de Produtos e Depoimentos

Se possível, tenha uma seção da página dedicada a exibir as avaliações e depoimentos sobre o produto. Isso serve como prova social e gera mais valor para o consumidor. Obviamente, você deve utilizar apenas depoimentos reais, pois a ideia é ajudar o internauta a fazer a compra e não enganá-lo passando uma informação que não condiz com a realidade.

Invista em Marketing Digital

Você já ouviu falar sobre “marketing de esperança”? Nesse tipo de “marketing”, as pessoas simplesmente esperam que as coisas aconteçam. Em outras palavras, não basta você montar uma loja virtual, você precisa torná-la conhecida. Para isso, existem uma série de alternativas para você alavancar o seu negócio online. Através dos links patrocinados, você pode anunciar seus produtos no Google ou no Bing e com as campanhas de Facebook Ads, você consegue direcionar seu conteúdo para os possíveis compradores que estão presentes na maior rede social do mundo.

Ofereça um Suporte Incrível

Muitas pessoas ainda se sentem inseguras em fazer compras através da internet. Você pode diminuir essa preocupação das pessoas, oferecendo a elas um suporte de qualidade. Uma das formas mais eficientes de fazer isso é através da utilização de chats de atendimento online. Nesse sistema, quem visita sua página pode enviar uma mensagem em tempo real. Essa é a oportunidade para você sanar dúvidas e direcionar o internauta para a compra. Zopim e Olark são boas alternativas de chat online para você implementar em sua loja virtual, aproveite!

Tenha um Blog Atrelado à Loja Virtual

Uma das melhores estratégias para promover sua loja virtual é ter um blog atrelado à ela. No blog, você pode criar conteúdo informativo sobre os produtos que você vende, aumentando assim a probabilidade de atrair visitantes para o seu site. O processo de compra começa muito antes da escolha do produto. Atualmente, as pessoas estão primeiramente buscando informações relacionadas ao produto, antes mesmo de escolher a marca em si.

Gravamos um Mestre TV que fala sobre a importância do blog para e-commerce, não deixe de assistir e aprender mais sobre essa dica que poderá impulsionar as vendas da sua loja virtual.

Plataforma de Lojas Virtuais

No começo deste artigo informamos você que não é necessário ter nenhuma experiência com criação de lojas virtuais para ter uma loja online e vender através da internet. Vamos agora apresentar algumas das plataformas disponíveis no mercado, para você criar uma loja virtual em poucos passos, confira:

As plataformas acima são apenas algumas das inúmeras opções que estão disponíveis na internet para você começar a montar uma loja virtual. Aconselhamos que você entre em cada um dos sites apresentados e analise a tabela de planos e as opções oferecidas por essas plataformas. Caso você fique com alguma dúvida, não hesite em enviar um e-mail de contato para o suporte deles.

Bônus: Aumente as Vendas do Seu E-commerce

Baixar E-book

Aprenda Mais

Depois de criar sua loja virtual, um dos maiores desafios é o de conseguir tráfego gratuito, ou seja, conseguir visitantes orgânicos. Pensando nisso, elaboramos um conteúdo exclusivo que lhe enviaremos por e-mail, através do qual você aprenderá as melhores técnicas voltadas exclusivamente para lojas virtuais. Essa é uma grande oportunidade para alavancar suas visitas! Portanto, se você quer aprender mais, cadastre seu e-mail no formulário abaixo e comece a trilhar sua história de sucesso!

Dicas para ter Sucesso com seu E-commerce

Quer receber dicas incríveis para alavancar os resultados do seu e-commerce? Então, cadastre seu e-mail:
Divulgue este artigo

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>